Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Lapsus calami e ironia: sobre os estereótipos de género em La Estrella de rubíes de Carmen Martel

Resumo

A identidade feminina tem sido dominada por um estereótipo que a empobrece, mas a identidade masculina também tem sido estereotipada de forma complementar. La estrella de rubíes de Carmens Martel apresenta uma série de signos que parecem ir velados contra a imagem passiva da mulher e a imagem ativa do homem. Neste trabalho, são estudadas as razões psicológicas, históricas e literárias dos estereótipos na literatura em geral e especificamente nas histórias de aventura infantil. Da mesma forma, é feito um estudo psicocrítico dos lapsos calami e das ironias que reduzem a nobreza dos personagens masculinos e valorizam o caráter de Belica. Conclui-se que, embora La estrella de rubíes na maioria das vezes apresente uma imagem conservadora que permitiu sua aceitação, oferece uma afirmação de gênero que pode ser lida nas entrelinhas. 

Palavras-chave

estereótipos, censura, gênero, lapsos calami, ironia

XML (Español) PDF (Español)

Biografia do Autor

Santiago Sevilla-Vallejo

Dirige a revista Cálamo FASPE e o Congresso Internacional Las Desconocidas, cujo tema de estudo é a construção da identidade feminina na literatura. É membro do grupo de pesquisa Escritoras y personajes femeninos en la literatura (Universidade de Salamanca). Recebeu o prêmio de melhor ensaio da Associação Canadense de Hispanistas (2021) e foi finalista do 3º e 4º Prêmio Educa Abanca para o Melhor Professor da Espanha.


Referências

  1. Alcalde, Carmen. Mujeres en el franquismo. Exiliadas, nacionalistas y opositoras. Flor del Viento Ediciones, 1996. Impreso.
  2. Bobes Naves, María del Carmen. “La novela y la poética femenina”. Signa: revista de la Asociación Española de Semiótica, núm. 3, 1994, pp. 9-56. Impreso. DOI: https://doi.org/10.5944/signa.vol3.1994.33201
  3. Caballé, Anna. Breve historia de la misoginia. Ariel, 2019. Impreso.
  4. Capdevila-Argüelles, Nuria. “Género e historia. Las madres del pensamiento feminista español”. Imágenes femeninas en la literatura española y las artes escénicas: (siglos XX y XXI). Society of Spanish and Spanish-American Studies, 2012, pp. 235-248. Impreso.
  5. Colomer, Teresa. La formación del lector literario. Fundación Germán Sánchez Ruipérez, 1998. Impreso.
  6. De Beauvoir, Simone. Le deuxième sexe. Gallimard, 1948. Impreso.
  7. De la Fuente, Inmaculada. Mujeres de la posguerra. De Carmen Laforet a Rosa Chacel: historia de una generación, Planeta, 2002. Impreso.
  8. Laffitte, María. La secreta guerra de los sexos. Revista de Occidente, 1948. Impreso.
  9. García Carcedo et al. “Escritura creativa y digital en las aulas a partir de cuentos tradicionales”. [Proyecto de Innovación Docente]. Web. Consultada el 30 de febrero de 2023. https://eprints.ucm.es/id/eprint/57358/
  10. García Padrino, Jaime. “La literatura infantil en la escuela: hacia una auténtica didáctica de la literatura”. Sobre didáctica de la lengua y la literatura: homenaje a Arturo Medina. Universidad Complutense de Madrid, 1989, pp. 495-510. Impreso.
  11. Girón, Alicia. “La selección de libros en la biblioteca escolar”. Boletín Anabad, tomo 30, núm. 3, 1980, pp. 345-359. Impreso.
  12. González Gabaldón, Blanca. “Los estereotipos como factor de socialización en el género”. Comunicar, núm. 12, 1999, pp. 79-88. Impreso. DOI: https://doi.org/10.3916/C12-1999-12
  13. Jorge De Sande, Maria del Mar. “Apuntes sobre la novela española femenina de posguerra”. Área and Culture Studies, núm. 70, 2005, pp. 82-103. Impreso.
  14. López, Francisca. Mito y discurso en la novela femenina de posguerra en España. Pliegos, 1995. Impreso.
  15. Martel, Carmen. La estrella de rubíes. Biblioteca de lecturas ejemplares, 47, 1948. Impreso.
  16. Mattera, Susana Inés et al. “Trauma, contingencia y lapsus”. V Congreso Internacional de Investigación y Práctica Profesional en Psicología XX Jornadas de Investigación Noveno Encuentro de Investigadores en Psicología del MERCOSUR. Facultad de Psicología-Universidad de Buenos Aires, 2013. Impreso.
  17. Pascua Febles, Isabel y María del Pilar García Martínez. “Censura y traducción para niños”. Anuario de Investigación en Literatura Infantil y Juvenil, núm.4, 2006, pp. 31-46. Impreso.
  18. Popovici, Silvia-Corina. “La literatura española de posguerra sobre la infancia”. Meridina critic, núm. 30, 2018, pp. 289-296. Impreso.
  19. Sánchez Morillas, Carmen María y Santiago Sevilla-Vallejo. “El cuento en lengua materna como elemento facilitador”. Aula de encuentro, vol. 21, núm. 2, 2019pp. 59-78. Impreso. DOI: https://doi.org/10.17561/ae.v21.n2.3
  20. Sevilla-Vallejo, Santiago. “La lectura viva. Criterios psicológicos y didácticos para fomentar el descubrimiento en los textos”. Editado por María Isabel de Vicente-Yagüe y Elena Jiménez Pérez, Investigación e innovación en educación literaria Síntesis, 2019, pp. 241-250. Impreso. DOI: https://doi.org/10.2139/ssrn.3648427
  21. Sevilla-Vallejo, Santiago y Jesús Guzmán Mora. “El estereotipo mutuo: erotismo en la narrativa de Carmen Kurtz”. Siglo XXI. Literatura y cultura españolas, núm. 17, 2019pp. 107-124. Impreso. DOI: https://doi.org/10.24197/sxxi.0.2019.107-124
  22. Torres Begines, Concepción y Estefanía Palomo Montiel. “De objeto de salvación a heroínas de su propia historia: la evolución de las princesas en la literatura infantil actual”. Didáctica (lengua y literatura), 28 (2016): 285-306. Impreso. DOI: https://doi.org/10.5209/DIDA.54082
  23. Velázquez García, Sara. “La aportación femenina a la construcción de la identidad italiana a través de la literatura infantil y juvenil postrisorgimentale”. Escritoras en lengua italiana (1880-1920): renovación del canon literario. Granada, Comares, 2018. Impreso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.