O papel da música na adaptação cinematográfica do romance La Noche de la Usina de Eduardo Sacheri
Resumo
O objetivo deste artigo é investigar o papel desempenhado pela trilha sonora do filme La odisea de los Giles, que funciona como uma adaptação do romance La noche de la Usina. Para isso, usaremos a metodologia proposta por Patrick Cattrysse, teórico da adaptação que a vê desde uma perspectiva pragmática, perguntando-se não apenas quais mudanças se efetivam de um meio a outro, mas o porquê. Assim, analisaremos dois planos principais: o papel da música na recriação de elementos do faroeste desde o romance até o cinema e seu papel na adaptação do filme a um público-alvo, neste caso, a sociedade argentina. Finalmente, concluiremos nosso trabalho com uma reflexão sobre o impacto que a música tem na transferência de um meio para outro e como os estudos de adaptação planejam a abordagem desta questão.
Palavras-chave
Eduardo Sacheri, trilha sonora, adaptação cinematográfica, narrativa argentina, faroeste
Biografia do Autor
Claudia Caño Rivera
Graduada em Filologia Hispânica e Mestre em Estudos Americanos, é atualmente bolseira de pré-doutoramento da FPU na Universidad de Sevilla, onde desenvolve investigação sobre Eduardo Sacheri, Federico Jeanmaire e a Nova Narrativa Argentina.
Referências
- Adorno, Theodor y Eisler, Hanns. El cine y la música. Madrid, Editorial Fundamentos, 1976. Impreso.
- Amiano, Daniel. “Sacheri, el autor detrás del éxito de Campanella”. La Nación, 8 de septiembre de 2009. Web. 28 de mayo de 2020. https://www.lanacion.com.ar/cultura/sacheri-el-autor-detras-del-exito-de-campanella-nid1171919.
- Andrew, Dudley. Concepts in Film Theory. New York, Oxford University Press, 1984. Impreso.
- Arias, Mariana. “Sebastián Borensztein: ‘La Odisea de los Giles es una película antigrieta’”. La Nación, 5 de agosto de 2019. Web. 7 de mayo de 2020. https://www.lanacion.com.ar/espectaculos/cine/sebastian-borensztein-la-odisea-giles-es-pelicula-nid2273735. AA. VV. Una perspectiva caleidoscópica. Alicante, Editorial Letra de Palo, 2014. Impreso.
- ---. Fronteras reales, fronteras imaginadas. Alicante, Editorial Letra de Palo, 2015. Impreso.
- ---. Pantallas pequeñas, ¿músicas menores? Alicante, Editorial Letra de Palo, 2016. Impreso.
- Baldelli, Pio. El cine y la obra literaria. La Habana, ICAIC, 1966. Impreso.
- Bazin, André. What is cinema?: Volume II. Traducido por Hugh Gray. California, University of California Press, 2004. Impreso. DOI: https://doi.org/10.1525/9780520931268
- Blanc, Natalia. “Eduardo Sacheri: un premio hecho realidad”. La Nación, 6 de abril de 2016. Web. 10 de mayo de 2020. https://www.lanacion.com.ar/cultura/eduardo-sacheri-un-premio-hecho-realidad-nid1886550.
- Bettetini, Gianfranco. La conversación audiovisual. Madrid, Cátedra, 1986. Impreso.
- Borensztein, Sebastián (Director). La Odisea de los Giles. MOD Producciones, K&S Films y Kenya Films, 2019. Plataforma virtual (Netflix).
- Caño Rivera, Claudia. “El cine en la literatura: la influencia cinematográfica en La noche de la Usina de Eduardo Sacheri”. Esferas Literarias 3, 2020, pp. 53-68. Impreso. DOI: https://doi.org/10.21071/elrl.vi3.12782
- ---. “La influencia del cine en La noche de la Usina de Eduardo Sacheri”. Más allá de la página: nuevos ensayos sobre ficción hispánica, 1ed, editado por Inés González Cabeza, Érika Redruello Vidal y Raquel de la Varga Llamazares, Universidad de León, 2021a, pp. 241-254. Impreso.
- ---. “La novela y su adaptación: cambios en los personajes femeninos de La noche de la Usina y El secreto de sus ojos”. Palabras entre la igualdad y la diversidad: Replanteamientos sobre sexualidad y género en el ámbito de la Filología y la Didáctica, 1ed, editado por Cristóbal Torres Fernández, Jaime Puig Guisado, Rocío Cruz Ortiz y Sabina Reyes de las Casas, Editorial Dykinson, 2021b, pp. 110 – 121. Impreso.
- Cattrysse, Patrick. “Film (Adaptation) as Translation: Some Methodological Proposals”. Target, vol. 1, núm. 4, 1992, pp. 53-70. Impreso. DOI: https://doi.org/10.1075/target.4.1.05cat
- ---. “The study of film adaptation: a state of the art and some ‘new’ functional proposals”. Transvases culturales: literatura, cine, traducción, editado por F. Eguíluz, R. Merino, V. Olsen, P. Eterio y J. M. Santamaría. Universidad del País Vasco, 1994, pp. 37-53.
- ---. “An evolutionary view of cultural adaptation. Some considerations”. The Routledge Companion to Adaptation, coordinado por Dennis Cutchins, Katja Krebs y Eckart Voigts. Routledge, 2018, pp. 40 – 55. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315690254-6
- Daria de las Heras, Victoriano. La música y los medios de comunicación. Madrid, Dykinson, 2018. Impreso. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv346sht
- Dillon, Alfredo. “Sacheri por Campanella: del secreto a la pregunta de sus ojos”. Questión, vol. 1, núm. 58, 2018, pp. 1-17, consultado el 23 de agosto de 2022 https://doi.org/10.24215/16696581e037 . DOI: https://doi.org/10.24215/16696581e037
- Farrah Roa, Alana. “De la compasión a la culpa: La traducción cultural de El secreto de sus ojos”. DeSignis, núm. 27, 2017, pp. 147-155, consultado el 23 de agosto de 2022 10.35659/designis.i27p147-155. DOI: https://doi.org/10.35659/designis.i27p147-155
- García Cames, David. “El gol y el héroe: aproximación mítica a Maradona en tres cuentos argentinos”. Pasavento: Revista de Estudios Hispánicos, vol. 6, núm. 2, 2018, pp. 413-431, consultado el 23 de agosto de 2022 en https://doi.org/10.37536/preh.2018.6.2.788. DOI: https://doi.org/10.37536/preh.2018.6.2.788
- García-Reyes, David. “De luz y sombra: los fantasmas de la memoria en El secreto de sus ojos”. Archivos de la filmoteca, núm. 73, 2017, pp. 91-105, consultado el 23 de agosto de 2022. https://www.archivosdelafilmoteca.com/index.php/archivos/article/view/553.
- Gómez González, Juana Coronada. “Eduardo Sacheri: un escritor entre el fútbol y el cine: obra y estudio bibliográfico”. Cuadernos para investigación de la literatura hispánica, núm. 45, 2019, pp. 31-68, consultado el 23 de agosto de 2023 https://revistas.fuesp.com/cilh/article/view/137.
- Gorbman, Claudia. “Narrative Film Music”. Yale French Studies, núm. 60, 1980, pp. 183-203, consultado el 23 de agosto de 2022 https://doi.org/10.2307/2930011. DOI: https://doi.org/10.2307/2930011
- Justo Estebaranz, Ángel y Lucía Pérez García. “Influencias de la música para western de Dimitri Tiomkin en el spaghetti western”. UcoArte. Revista de Teoría e Historia del Arte, vol. 4, 2015, pp. 93-113, consultado el 23 de agosto de 2022 https://doi.org/10.21071/ucoarte.v4i0.9481. DOI: https://doi.org/10.21071/ucoarte.v4i0.9481
- Karageorgon-Bastea, Christina. “Alegoría y restitución en El secreto de sus ojos”. Revista Iberoamericana, vol. LXXXIV, núm. 262, 2018, pp. 287-305, consultado el 23 de agosto de 2022 https://doi.org/10.5195/reviberoamer.2018.759. DOI: https://doi.org/10.5195/reviberoamer.2018.7591
- “La Odisea de los Giles: cuando para ir al súper hay que caminar hasta 12 kilómetros”. El Día, 20 de abril de 2020, consultado el 4 de mayo de 2020. https://www.eldiaonline.com/la-odisea-los-giles-cuando-ir-casa-al-super-hay-que-caminar-12-kilometros-n1011580.
- “Los ganadores de los Premios Goya 2020”. El País, 27 de enero de 2020, consultado el 23/08/2022 en 4 de mayo de 2020. https://elpais.com/cultura/2020/01/25/actualidad/1579980334_520365.html. DOI: https://doi.org/10.18356/22202315-2020-4-9
- Laverde Román, Alejandra María. El secreto de sus ojos: del clásico al postclásico. Análisis desde la teoría del relato. 2018. Universidad Complutense de Madrid, Tesis doctoral, consultado el 11/01/23 en https://eprints.ucm.es/id/eprint/47782/1/T39966.pdf
- Ludmer, Josefina. El género gauchesco: un tratado sobre la patria. Buenos Aires, Libros Perfil, 2000. Impreso.
- Macciuci, Raquel. “Oscuridad y zonas grises en El lápiz del carpintero y La lengua de las mariposas de Manuel Rivas. Con una coda argentina: La pregunta de sus ojos de Eduardo Sacheri”. Olivar, vol. 16, núm. 24, 2015, pp. 1-15, consultado el 23 de agosto de 2022 en https://www.olivar.fahce.unlp.edu.ar/article/view/Olivar2015v16n24a08/pdf
- Malpartida Tirado, Rafael. “El secreto de sus ojos o cómo vivir una vida vacía: de la literatura al cine (Eduardo Sacheri/Juan José Campanella)”. Revista de Crítica Literaria Latinoamericana, núm. 73, 2011, pp. 353-376. Impreso.
- ---. “Reajustes de la violencia en una novela, su adaptación al cine y un remake: El secreto de sus ojos”. Kamchatka. Revista de análisis cultural, núm. 16, 2020, pp. 543-558, consultado el 23 de agosto de 2022 en https://doi.org/10.7203/KAM.16.17661. DOI: https://doi.org/10.7203/KAM.16.17661
- Pérez Bowie, José Antonio. “La adaptación cinematográfica a la luz de algunas aportaciones teóricas recientes”. Signa, núm. 13, 2004, pp. 276-300, consultado el 23 de agosto de 2022 https://doi.org/10.5944/signa.vol13.2004.6097. DOI: https://doi.org/10.5944/signa.vol13.2004.6097
- Pérez García, Lucía. Música de cine en femenino: las mujeres en la filmografía de Dimitri Tiomkin. Sevilla, Editorial Universidad de Sevilla, 2022. Impreso.
- Sacheri, Eduardo. La noche de la Usina. Madrid, Alfaguara, 2016. Impreso.
- Subgerencia de Fiscalización de la Industria Audiovisual. “Ranking de películas”. Buenos Aires, Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales, 25 de marzo de 2020, consultado el 20 de mayo de 2020. http://fiscalizacion.incaa.gov.ar/index_estadisticas_peliculas.php.
- Vesco, Leandro. “Alsina: el pueblo bonaerense que salió del olvido gracias a La Odisea de los Giles”. La Nación, 20 de agosto de 2019, consultado el 5 de mayo de 2020. https://www.lanacion.com.ar/buenos-aires/alsina-el-pueblo-bonaerense-que-salio-delolvido-gracias-a-la-odisea-de-los-giles-nid2279023.
- Viñuela Suárez, Eduardo. “La música popular de la literatura al cine: lenguaje, discurso y significados en Alta Fidelidad y The Commitments”. Arbor: Ciencia, Pensamiento y Cultura, núm. 741, 2010, pp. 107-116, consultado el 23 de agosto de 2022 https://doi.org/10.3989/arbor.2010.741n1011. DOI: https://doi.org/10.3989/arbor.2010.741n1011
- Wagner, Geoffrey. The Novel and the Cinema. Londres, Tantivy Press, 1975. Impreso.
- Zubiaur Gorozika, Nekane E. “La reconstrucción de la memoria contra la irreversibilidad del tiempo. Reescrituras del melodrama en el cine de Juan José Campanella”. Signa, núm. 28, 2019, pp. 1601-1631, consultado el 23 de agosto de 2022 https://doi.org/10.5944/signa.vol28.2019.25132. DOI: https://doi.org/10.5944/signa.vol28.2019.25132