Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

“Os doces sons dos instrumentos infinitos” do Decameron

Resumo

A presença de lexis musical, representações e imagens no Decameron de Boccaccio é um elemento conhecido e recorrente no desenvolvimento da obra, tradicionalmente considerado como um dos elementos decorativos do enredo. Neste artigo tentaremos destacar como esta presença constitui um princípio de coesão interna no texto que contribui para a manutenção da sua estrutura unitária. Com este objectivo em mente, iremos analisar diferentes passos no trabalho de Boccaccio, relacionados com a música, destacando a função estrutural que desenvolvem na narrativa. O resultado destas análises confirma a centralidade que a música adquire no quadro narrativo da obra, onde o projecto literário de Boccaccio e o propósito narrativo dos dez protagonistas são expressos. Finalmente, serão tiradas conclusões sobre a trama musical do Decameron, indicando a sua relevância para uma leitura orgânica do enquadramento literário desta obra.

Palavras-chave

Decameron, Bocaccio, narração, estrutura, música

PDF (Español) XML (Español)

Biografia do Autor

Chiara Capuccio

Chiara Cappuccio, professora contratada. Doutora em Literatura Italiana no Departamento de Romance, Estudos Franceses e Italianos e Tradução e Interpretação na Universidad Complutense de Madrid (Espanha). Doutorada em Literatura Italiana e especialista na relação entre literatura românica medieval e música. Membro do Grupo de Investigação Poéticas de la Modernidad: de la Edad Media a José Ángel Valiente, antecedentes e continuadores e do Grupo de Investigação Voces Africanas (GIVA) na Universidad Complutense de Madrid.


Referências

  • Alighieri, Dante. Divina Comedia, editado por Rossend Arqués, Chiara Cappuccio, Carlotta
  • Cattermole, Raffaele Pinto, Juan Varela-Portas y Eduard Vilella. Madrid, Akal, 2021. Impreso.
  • Boccaccio, Giovanni. Decameron, editado por Vittore Branca. Torino, Einaudi, 1987. Impreso.
  • ---. Decamerón, editado y traducido por María Hernández Esteban. Madrid, Cátedra, 2014 (1ª edición: 1994). Impreso.
  • ---. Decameron, editado por Amedeo Quondam, Maurizio Fiorilla y Giancarlo Alfano. Milano, BUR Classici, Rizzoli Libri, 2013. Impreso.
  • Bonaventura, Arnaldo. Il Boccaccio e la musica. Studio e trascrizioni musicali. Torino, Bocca, 1914. Impreso.
  • Cappuccio, Chiara. “Matelda e Beatrice tra salmodie ed echi profani:dicotomie e complanarità”, Italian Quaterly, XLVIII, 2011, pp. 5-32. Impreso.
  • Cerocchi, Marco. Funzioni semantiche e metatestuali della musica in Dante, Petrarca e Boccaccio, Firenze, Leo S. Olschki Editore, 2010. Impreso.
  • Ciabattoni, Francesco. “Music in Trecento Italy and the soundtrack of Boccaccio’s Decameron”, MNL, 134S, 2019, pp. 138-151. Impreso. https://doi.org/10.1353/mln.2019.0063
  • De Ventura, Paolo. “Il preludio al Purgatorio: la funzione istituzionale della musica nel canto di Casella”. Critica letteraria, vol. 40, núm. 155, 2012, pp. 1-32. Impreso.
  • Fritz, Jean-Marie. “Concezione e rappresentazione del suono nel Medioevo: dall’udito al paesaggio sonoro”. Atlante storico della musica nel Medioevo, editado por Vera Minazzi y Francesco Alberto Gallo. Jaka Book, 2011, pp. 142-145. Impreso.
  • ---. Paysages sonores du Moyen Age. Paris, Champion, 2000. Impreso.
  • Gallo, Francesco Alberto. “Boccaccio e gli inizi della poesia per musica”. Autori e lettori di Boccaccio, editado por Michelangelo Picone. Cesati, 2002, pp. 403-408. Impreso.
  • Linskill, Joseph. The poems of the Troubadour Raimbaut de Vaqueiras. The Hage, Mouton & Co, 1964. Impreso.
  • Menetti, Elisabetta. La realtà come invenzione. Forme e storia della novella italiana. Milano, Franco Angeli editore, 2015. Impreso.
  • Pertile, Lino. La puttana e il gigante. Dal “Cantico dei cantici” al paradiso terrestre di Dante. Ravenna, Longo Editore, 1998. Impreso.
  • Picone, Michelangelo. “La ‘ballata’ di Lisabetta (Decameron IV.5)”. Cuadernos de Filología Italiana, Número extraordinario, 2001, pp. 177-191. Impreso.
  • Pirrotta, Nino. “Lirica monodica trecentesca”. Rassegna musicale, 1936, pp. 317-329. Impreso.
  • Recio, Roxana (2013). “Música y canciones en Boccaccio: la nueva narrativa europea”. Los viajes de Pampinea: novella y novela española en los Siglos de Oro, editado por Isabel Colón Calderón, David Caro Bragado, Clara María Martínez y Alberto Rodriguez de Ramos. SIAL Ediciones, pp. 29-46. Impreso.
  • Tufano, Ilaria “‘Qual esso fu lo malo cristiano’. La canzone e la novella di Lisabetta (Decameron IV.5)”. Critica del Testo, vol. 10, núm. 2, 2007, pp. 225-239. Impreso.
  • Tonelli, Natascia. Fisiologia della passione. Poesia d’amore e medicina da Cavalcanti a Boccaccio. Firenze, Edizioni del Galluzzo, 2015. Impreso.
  • Zumthor, Paul. La letra y la voz. De la literatura medieval. Madrid, Cátedra, 1989. Impreso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.