Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

A beleza decadente e o ultrametalero: uma breve análise das influências literárias e ideológicas na letra de Parabellum

Resumo

Neste artigo serão analisadas quatro canções de Parabellum ("Madre muerte", "666 engendro", "Bruja maldita" e "Guerra monopolio sexo"). Em particular, haverá um enfoque em três temas: a relação entre Parabellum e a poesia moderna, a sua crítica da sociedade e os seus pontos de vista sobre a violência. O instrumento teórico central será Hugo Friedrich, porque existem relações entre a poética proposta pelos ultra-metallers de Parabellum e o estilo da poesia lírica moderna. Além disso, algumas citações de Baudelaire e Nietzsche serão relevantes para analisar as particularidades ideológicas de Parabellum. Parabellum representa um tempo de violência excessiva, mas também a arte como esse elo que permite afirmar a vida, nesta ocasião, através da figura do ultra-metallurgista. Parabellum, de beleza decadente, é uma banda que reflecte uma possível fuga da realidade vazia, mas também uma libertação.

Palavras-chave

Ultra metal, Parabellum, violência, afirmação da vida, beleza decadente, letra moderna, ultra-humano

PDF (Español) XML (Español)

Biografia do Autor

Andrés Felipe Bedoya Cely

Licenciatura em Filosofia pela Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia (UPTC). Aluno do terceiro semestre do Mestrado em Literatura da UPTC.


Referências

  1. Baudelaire, Charles. Diarios íntimos. Traducido por J. P. Díaz. Buenos Aires, Leviatán, 1999. Impreso.
  2. ---. Crítica literaria. Traducido por L. Vásquez. Madrid, Visor, 1999. Impreso.
  3. Calvo, Manuela. “Metal extremo y globalización en América Latina: los casos de Hermética (Argentina), Masacre (Colombia) y Brujería (México)”. Reflexiones comparadas: Desplazamientos, encuentros y contrastes, editado por María Cristina Dalmagro y Aldo Parfeniuk. Universidad Nacional de Córdoba, 2017, pp. 170-190. Impreso.
  4. Friedrich, Hugo. La estructura de la lírica moderna: de Baudelaire hasta nuestros días. Barcelona, Seix Barral, 1974. Impreso.
  5. Jaramillo, Víctor. “Mancha negra y furia o jugada maestra (una experiencia personal del metal, el punk y el harcore de Medellín)”. Corporación Otraparte, 20 de junio de 2013. Web. 20 de julio de 2022. https://www.otraparte.org/agenda-cultural/literatura/mancha-negra/
  6. Llácer, Toni. El super hombre y la voluntad de poder. Barcelona, Batiscafo, S. L, 2015. Impreso.
  7. Martínez, Silvia. “Músicas "populares" y musicología: aportaciones al estudio del heavy metal”. Cuadernos de Música Iberoamericana, vol. 4, 1997, pp. 241-257. Impreso.
  8. Martínez, Silvia. “Músicas "populares" y musicología: aportaciones al estudio del heavy metal”. Cuadernos de Música Iberoamericana, vol. 4, 1997, pp. 241-257. Impreso.
  9. Michels, Ulrich. Atlas de Música. Madrid, Alianza Editorial, 1977. Impreso.
  10. Nietzsche, Friedrich. El anticristo. Madrid, Alianza Editorial, 1978. Impreso.
  11. ---. Así habló Zaratustra. Madrid, Alianza Editorial, 2006.
  12. ---. Sobre la utilidad y el perjuicio de la historia para la vida. Madrid, Biblioteca Nueva, 2003.
  13. Niño, Yesid. “El valor de la belleza en Nietzsche y Baudelaire: una aproximación desde los fragmentos póstumos”. Quaestiones Disputatae, vol. 10, núm. 21, 2017, pp. 74-89. Impreso.
  14. Parabellum. Tempus mortis. Medellín, Blasfemia Récords, 2005.
  15. Rincón, Héctor. “El metal, la carcajada y el grito desgarrador de un espíritu muy libre”. Universitas Alphonsiana, núm. 36, 2019, pp. 67-94. Impreso.
  16. “¿Qué países tienen las tasas de homicidios más altas del mundo? El Salvador, entre los que encabezan la lista”. CNN español. Web. 2 de agosto de 2022. https://cnnespanol.cnn.com/2022/05/18/paises-tasas-homicidios-altas-mundo-salvador-encabezan-la-lista-orix/

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.