Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

“Soy canción que se fue / de jonrón” (Eu sou uma canção que partiu/ com um home run). Tradução, desempenho e arquivo nos poemas de vídeo de Legna Rodríguez Iglesias

Resumo

De acordo com várias tendências contemporâneas já apontadas pela crítica (Laddaga 2009, Bourriaud 2009, Groys 2014), a escrita de Legna Rodríguez Iglesias pode ser lida como uma performance contínua entre diferentes gêneros literários e artísticos, suportes intermediários e audiovisuais. No entanto, sua condição de traslaticia constrói uma poética original na medida em que reutiliza formas anacrônicas do arquivo e repertório latino-americano (Taylor, 2015), -fundamentalmente aquelas que se baseiam em uma voz narradora-, para construir uma escrita feminina e migrante. Em seus videopoemas observamos a recuperação de uma poesia rimada, de tradição oral; assim como certos temas e formatos que recuperam e desarmam motivos clássicos da literatura cubana em que ressoa a figura de José Martí: os tons de uma literatura para as crianças da América e as raízes portáteis de um poeta na cidade grande.

Palavras-chave

Literatura cubana atual, Videopoesia, Arquivo latino-americano, Oralidade e escrita, Legna Rodríguez Iglesias

PDF (Español) XML (Español)

Biografia do Autor

Irina Garbatzky

Doutora em Humanidades e Artes (menção Literatura) pela Universidad Nacional de Rosario. Pesquisadora Adjunta (IECH-CONICET), professora na cátedra de Literatura Iberoamericana I e na Maestria de Literatura Argentina (UNR). É autora de Los ochenta recienvivos. Poesía y performance en el Río de la Plata (2013), Mínimo Teatral (2021, ao lado de Maria Fernanda Pinta), Nuestros años ochenta (2021, ao lado de Javier Gasparri), El prisma de Elba Bairon (2022, ao lado de Fernando Lemus) e Puntuaciones sensibles. Figuras de la poesía latinoamericana (2022, junto a Ana Porrúa, Matías Moscardi e Ignacio Iriarte).


Referências

  • Battilana, Carlos. “Sensibilidad americana”. Diccionario de términos críticos de la literatura y la cultura en América Latina, coordinado por Beatriz Colombi. CLACSO, 2021, pp. 423-434. Impreso. https://doi.org/10.2307/j.ctv2cxx938.40 DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv2cxx938.40
  • Benjamin, Walter. “El narrador”. Para una crítica de la violencia y otros ensayos. Iluminaciones IV. Madrid, Taurus, 1991, pp. 111-134. Impreso.
  • Bourriaud, Nicolas. Radicante. Buenos Aires, Adriana Hidalgo, 2009. Impreso.
  • Bustamante Escalona, Fernanda. “Pedagogías de la crueldad, feminicidio y régimen de autorización discursiva en relatos de Legna Rodríguez Iglesias: sobre las dificultades del des-aprender las lógicas (violencias) patriarcales”. Cuadernos del CILHA, núm. 34, 2021, pp. 1-30. Web. 26 de diciembre de 2022. https://doi.org/10.48162/rev.34.018 DOI: https://doi.org/10.48162/rev.34.018
  • Carranzana, Lien. “Legna Rodríguez Iglesias: ‘Me interesa parecerme a mi escritura, y que mi escritura se parezca a mí’”. Diario de Cuba, 7 de abril de 2018. Web. 30 de septiembre de 2022. https://diariodecuba.com/cultura/1522502355_38412.html
  • Didi-Huberman, Georges. Ante el tiempo. Buenos Aires, Adriana Hidalgo, 2000. Impreso.
  • Fischer-Lichte, Erika. Estética de lo performativo. Madrid, Abada, 2011. Impreso.
  • Foffani, Enrique. “Los Versos libres de José Martí. Poeta en Nueva York”. CELEHIS-Revista del Centro de Letras Hispanoamericanas, núm. 14, 2002, pp. 229-245. Impreso.
  • Garbatzky, Irina. “Archivo latinoamericano”. Diccionario de términos críticos de la literatura y la cultura en América Latina, coordinado por Beatriz Colombi. Buenos Aires, CLACSO, 2021, pp. 39-48. Impreso. https://doi.org/10.2307/j.ctv2cxx938.5 DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv2cxx938.5
  • García Marruz, Fina. “Los versos de Martí” y “La Edad de Oro” Temas martianos, Cintio Vitier y Fina García Marruz, La Habana, Biblioteca Nacional, 1969, pp. 240-267 y 292-304. Impreso.
  • González, Aníbal. La crónica modernista hispanoamericana. Madrid, Porrúa, 1983. Impreso.
  • González Echevarría, Roberto. Mito y archivo. Una teoría de la narrativa hispanoamericana. México D. F., Fondo de Cultura Económica, 2000. Impreso.
  • Groys, Boris. “La producción de sinceridad”. Volverse público. Buenos Aires, Caja Negra, 2014, pp. 37-47. Impreso.
  • Kamenszain, Tamara. Una intimidad inofensiva. Los que escriben con lo que hay. Buenos Aires, Eterna Cadencia, 2016. Impreso.
  • Kozak, Claudia ed. Tecnopoéticas argentinas: archivo blando de arte y tecnología. Buenos Aires, Caja Negra, 2012. Impreso.
  • Laddaga, Reinaldo. Espectáculos de realidad. Rosario, Beatriz Viterbo, 2007. Impreso.
  • Martí, José. Poesía completa. Edición Crítica. La Habana, Editorial Letras Cubanas, 1985. Impreso.
  • Matute Castro, Arturo. “Estación Miami: la experiencia diaspórica en las crónicas de Legna Rodríguez Iglesias”. Cuadernos del sur. Letras, núm. 50, 2020, pp. 103-122. Web. 26 de diciembre de 2022. https://revistas.uns.edu.ar/csl/article/view/2790
  • Ramos, Julio. Desencuentros de la modernidad en América Latina. México D. F., Fondo de Cultura Económica, 1989. Impreso.
  • ---. Migratorias”. Las culturas de fin de siglo en América Latina, coordinado por Josefina
  • Ludmer. Rosario, Beatriz Viterbo, 1994, pp. 52-64. Impreso.
  • Ritvo, Juan Bautista. “Escritura áurea y discurso mítico”. La edad de la lectura. Rosario,
  • Beatriz Viterbo Editora, 1992, pp. 29-32. Impreso.
  • Rodríguez Iglesias, Legna. Chupar la piedra. Buenos Aires, Entre Ríos, 2021. Impreso.
  • ---. La mujer que compró el mundo. Santiago de Chile, Los libros de la mujer rota, 2017. Impreso.
  • ---. Miami Century Fox. Nueva York, Akhasic Books, 2017. Impreso.
  • ---. “Book driver pequeña fuji. Entrevista escritores en pandemia”. Hypermedia Magazine, 17 de marzo de 2021. Web. 26 de septiembre de 2022. https://www.hypermediamagazine.com/dosieres-hm/escritorxs-en-pandemia/legna-rodriguez-iglesias-entrevista/
  • ---. “El niño está en todas partes: Cinco libros superhéroes”. El estornudo, 11 de febrero de 2020. Web. 3 de octubre de 2022. https://revistaelestornudo.com/libros-ninosinfantiles/
  • ---. “Se escriben poemas al momento. (Precio: lo que tú creas que vale)”. Hypermedia Magazine, 21 de marzo de 2020. Web. 3 de octubre de 2022. https://hypermediamagazine.com/hypermedia-stories/selfie/legna-rodriguez-iglesias/
  • Schechner, Richard. Performance. Teoría y prácticas interculturales. Buenos Aires, Libros del Rojas, 2000. Impreso.
  • Taylor, Diana. El archivo y el repertorio. El cuerpo y la memoria cultural en las Américas. Santiago de Chile, Ediciones Universidad Alberto Hurtado, 2015. Impreso.
  • Tello, Maximiliano. Anarchivismo. Tecnologías políticas del archivo. Buenos Aires, La Cebra, 2018. Impreso.
  • Timmer, Nanne. “Cartografías de la no-nación: escritura y oralidad en Las analfabetas, de Legna Rodríguez Iglesias”. Telar, núm. 17, 2016, pp. 38-53. Impreso.
  • Zanetti, Susana. “¿Un canon necesario? acerca del canon literario latinoamericano”. Voz y escritura, núm. 10, 2000, pp. 227-241. Impreso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.