Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Uma Abordagem Sentipensante da Pedagogia da Literatura

Resumo

Na década de setenta, o sociólogo colombiano Orlando Fals Borda renunciou ao cargo na Universidade Nacional da Colômbia e mudou-se para o departamento de Córdoba para conviver com uma comunidade camponesa. Durante catorze anos colocou em prática sua famosa Pesquisa-Ação Participativa (PAR) e descobriu em uma de suas caminhadas pelas encostas de São Jorge o termo “sentipensante” vindo da boca de um pescador. Com base na metodologia “sentipensante” de Orlando Fals Borda, transfiro certos termos (“correo lenguaraz”, “complejo del dejao”, entre outros) para a área da didática literária, com foco na visão de mundo holística da comunidade costeira. Essa abordagem leva em consideração as preocupações e inquietações intelectuais e emocionais dos alunos. Neste artigo é realizado um rastreamento arquivístico da origem do termo e a partir dele se constrói um modelo da pedagogia da literatura. Além de analisar cada um desses componentes, são oferecidos exemplos de como incorporá-los nas tarefas diárias de ensino da literatura.

Palavras-chave

sentipensante, pesquisa, literatura, ensino, ação, ribeirinho

PDF (Español)

Referências

  1. Araujo, Jaime. “Aproximación hacia una educación sentipensante”. Sophia, núm. 14, 2013, 129-140. Web. 10 de abril de 2024. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=441846099006
  2. Arrieta, Nohora. “Literatura y política en la ‘reconstrucción’ de Jegua en Resistencia en el San Jorge: Una lectura de los archivos personales de Orlando Fals Borda”. Tabula Rasa, núm. 23, 2015, pp. 105-129. Impreso. https://doi.org/10.25058/20112742.43
  3. Bonilla, Víctor, Gonzalo Castillo y Orlando Fals Borda. Causa popular ciencia popular. Una metodología del conocimiento científico a través de la acción. La Rosca, 1972. Impreso.
  4. Cendales, Lola, Fernando Torres y Alfonso Torres. “Uno siembra la semilla pero ella tiene su propia dinámica”. Orlando Fals Borda o la Democracia Radical (en memoria 1925-2008). Maestras y maestros gestores de nuevos caminos, núm. 49, 2009, pp. 12-54. Impreso.
  5. Chalarka, Ulianov. Historia gráfica de la lucha por la tierra en la Costa Atlántica. Fundación del Sinú, 1972. Impreso.
  6. Espinosa, Deyby. “Una escuela ‘sentipensante’ para el reconocimiento y práctica de los derechos humanos”. Rastros Rostros, vol. 16, núm. 30, 2014, pp. 95-104. Impreso. https://doi.org/10.16925/ra.v16i30.824
  7. Fals Borda, Orlando. Historia doble de la Costa. Mompox y Loba. Carlos Valencia Editores, 1979. Impreso.
  8. ---. Historia doble de la Costa. El presidente Nieto. Carlos Valencia Editores, 1981. Impreso.
  9. ---. Historia doble de la Costa. Resistencia en el San Jorge. Carlos Valencia Editores, 1984. Impreso.
  10. ---. Historia doble de la Costa. Retorno a la tierra. Carlos Valencia Editores, 1986. Impreso.
  11. ---. “Reflexiones sobre la aplicación del método de estudio-acción en Colombia”. Revista Mexicana de Sociología, vol. 35, núm. 1, 1973, pp. 49-62. Impreso. https://doi.org/10.2307/3539564
  12. Freire, Paulo. Pedagogía del oprimido. Siglo XXI Editores, 2011. Impreso.
  13. Galeano, Eduardo. El libro de los abrazos. Siglo XXI Editores, 2003. Impreso.
  14. Jelin, Elizabeth. Los trabajos de la memoria. Siglo XXI Editores, 2002. Impreso.
  15. Morhain, Jorge (guionista), y Lito Fernández (ilustrador). Manuscritos apócrifos de la Conquista. Revista Turay, 1974. Web. 8 de enero de 2021. https://vamos-a-leer-tbos.over-blog.com/2024/03/manuscritos-apocrifos-de-la-conquista.html
  16. Rappaport, Joanne. “‘El cobarde no hace historia’: Orlando Fals Borda y la doble historia de la Costa del Caribe”. Precariedades, exclusiones y emergencias. Necropolítica y sociedad civil en América Latina, editado por Mabel Moraña y José Valenzuela, Gedisa, 2017, pp. 175-198. Impreso.
  17. Rendón, Laura. Sentipensante (Sensing/Thinking) Pedagogy: Educating for Wholeness, Social Justice and Liberation. Stylus Press, 2009. Impreso.
  18. Robles, Jafte. La historia doble del testimonio en la costa colombiana. Aproximaciones a una episteme alternativa. 2019. Georgetown University, tesis doctoral. Impreso.
  19. Sánchez, David Juliao. Historias de Racamandaca. La Rosca, 1975. Impreso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.