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As infâncias na plataforma de videojogos Roblox: transformações e permanências nas formas de jogar e de ser criança

Resumo

O artigo de pesquisa articula as perspectivas teórico-metodológicas dos estudos culturais da infância na América Latina, as humanidades digitais e os estudos de plataformas digitais, com o intuito de examinar formações tecnodiscursivas em ambientes digitais em que se constroem e se reconstroem sentidos sobre as infâncias nos videogames. Para isso, por meio de uma breve introdução aos estudos ulturais da infância na América Latina, as humanidades digitais, a análise do discurso digital e os estudos de plataforma, introduzimos o estudo dos videogames e dos tecnodiscursos em torno da infância neles. Tendo como objetivo estudar as experiências de crianças e adolescentes no âmbito digital, a partir de uma seleção de vídeos e posts em plataformas como TikTok e Youtube, analisamos os discursos em torno da infância e sua presença na plataforma de jogos Roblox, como espaço que oferece possibilidades para estudar a participação das infâncias na construção de sentidos sobre o ser criança no entorno digital, e rastreamos as transformações e permanências nas formas de conceber as culturas infantis que ali emergem.

Palavras-chave

infâncias, análise do discurso digital, videogames, humanidades digitais

PDF (Español)

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