Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

O Cinema e a Literatura dos anos 50 no Brasil e na Espanha: contribuições do neorrealismo e da ficção especulativa.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo discorrer acerca da produção cinematográfica no Brasil e na Espanha, durante os anos 1950, levando em consideração as mudanças socioculturais ocorridas no cenário mundial, no período pós-1945. Busca-se mostrar como o cinema dos países em questão foi influenciado pelos avanços tecnocientífico e pelas tendências literárias advindas a partir do processo de desenvolvimento tecnológico. Baseado em apontamentos de pesquisadores do cinema brasileiro e espanhol, verificam-se significativas similaridades nos cenários cinematográficos desses países, haja vista que foram influenciados pelas mesmas correntes ideológicas e de produção. Os resultados apontam para uma importante influência da estética neorrealista italiana em ambos os países, bem como para uma significativa contribuição dos gêneros especulativos literários para a obtenção de uma linguagem esteticamente mais realista e atraente.

Palavras-chave

Cinema, Brasil, Espanha, Anos 50

PDF (Español)

Biografia do Autor

Naiara Sales Araújo

Doutora em Literatura Comparada; Professora da Universidade Federal do MAranhão


Referências

  1. Araújo, N.S. (2017). Ficção Científica Brasileira: Eco feminismo e Pós-colonialismo em Umbra, de Plínio Cabral. Revista Brasileira de Literatura Comparada, 18, 03-15.
  2. Díez, J. Fernando A. M. (2014). Historia y antología de la ciencia ficción española. Madrid: Cátedra.
  3. Faulkner, S.(2013). A History of Spanish Film: Cinema and Society 1910 - 2010. London and New York: Bloomsbury. DOI: https://doi.org/10.5040/9781501340215
  4. Galvão, M. R.(1975). Crônica do cinema Paulistano. São Paulo: Ática.
  5. ___________(1981). Burguesia e cinema: o caso Vera Cruz. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
  6. Kornis, M. A.(2004). Imagens do autoritarismo em tempos de democracia: estratégias de propaganda na campanha presidencial de Vargas em 1950. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, 2, 34, 71-90.
  7. ___________, (2008). Cinema, televisão e história. Rio de Janeiro: Zahar.
  8. Malafaia, W. V. ( 2012). Imagens do Brasil: O cinema Novo e as metamorfoses da Identidade nacional. Tese de Doutorado. FGV: Rio de Janeiro.
  9. Peregrina, C.M.( 2015). La Ciencia Ficción Distópica ante el Franquismo:
  10. Otro frente de Dissidência. Dicenda. Cuadernos de Filología Hispánica, 33, 209-222.
  11. Pavlovic,T . [et al.].( 2008). 100 years of Spanish cinema. Oxford: Wiley- Blackwell. DOI: https://doi.org/10.1002/9781444304794
  12. Triana-Toribio, N. (2016). Spanish Film Cultures. New York, Palgrave. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-84457-824-5
  13. ____________. (2003). Spanish National Cinema. London and New York, Routledge.
  14. Viany, A. ( 1987). Introdução ao Cinema Brasileiro. Rio de Janeiro: Alhambra-Embrafilme.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.