Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Saber por experimentar: Biografia de “A poesia gauchesca” (1931-1957) de Jorge Luis BorgesResumoEste artigo se propõe a indagar sobre os procedimentos ensaísticos de “A poesia gauchesca” de Jorge Luis Borges, salientando a leitura do ensaio como forma, o

Resumo

Este artigo se propõe a indagar sobre os procedimentos ensaísticos de “A poesia gauchesca” de Jorge Luis Borges, salientando a leitura do ensaio como forma, o problema dos começos e os avatares do pro- cesso de escrita. Foram considerados os trabalhos de Alberto Giordano (2005, 2015, 2017), Julio Premat (2012) e Annick Louis (2014) como enquadramento teórico para problematizar as questões mencionadas. Assim, foi desenvolvida uma leitura comparada das diversas versões que finalmente confirmou o ensaio tal como é conhecido na atualidade. Dentre as numerosas mudanças que mostrou a leitura com- parada, a troca da palavra “saber” por “experimentar” é de grande relevância, porque põe em sintonia a prática borgiana com certos aportes da teoria literária da segunda metade do século XX. Com a finalidade estabelecida e por meio dos aportes teóricos revisados, é possível concluir que a des- estabilização da noção de origem é muito produtiva para sublinhar as manobras ensaísticas borgianas desenvolvidas ao longo do artigo e resumidas na seção final.

Palavras-chave

avatares escriturais, Borges, começos, ensaio, Forma

PDF (Español) XML (Español)

Referências

Avaro, N. (2016). La enumeración (Jorge Luis Borges). En La enumeración. Narradores, poetas, diaristas y autobiógrafos (pp. 11-19). Rosario, Argentina: Nube Negra Ediciones.

Barcia, P. L. (1973). Proyección de “Martín Fierro” en dos ficciones de Borges. En José Hernández: Estudios reunidos en conmemoración del Centenario de El gaucho Martín Fierro, 1872-1972 (pp. 209-232 ). La Plata, Argentina: Universidad Nacional de la Plata. Recuperado de http://www.cervantesvirtual.com/obra-visor/proyeccion-de-martin-fierro-en-dos-ficciones-de-borges/html/1a13728e-a0f8-11e1-b1fb-00163ebf5e63_4.html#I_0_

Barthes, R. (2013). El susurro del lenguaje. Más allá de la palabra y la escritura. Buenos Aires: Paidós.

Barthes, R. (2014). Crítica y verdad. Buenos Aires: Siglo XXI Editores.

Barthes, R. (2017). Ensayos críticos. Barcelona: Seix Barral.

Borges, J. L. (1931). El coronel Ascasubi. Revista Sur, 1(1), 129-140. Recuperado de http://www.cervantesvirtual.com/obra-visor/verano-1931-ao-i-buenos-aires/html/dcd8ed98-2dc6-11e2-b417-000475f5bda5_11.html#I_25_

Borges, J. L. (1950). Aspectos de la literatura gauchesca. Revista Número. Montevideo

Borges, J. L. (1999). Autobiografía. Buenos Aires: Editorial El Ateneo.

Borges, J. L. (2016a). Cuaderno de San Martín; Evaristo Carriego; Discusión. Buenos Aires: Sudamericana.

Borges, J. L. (2016b). Textos recobrados (1931-1955). Buenos Aires: Sudamericana.

Contreras, S. (1995). Variaciones sobre el escritor argentino y la tradición. En AA. VV., Borges, ocho ensayos (pp. 35-51). Rosario: Beatriz Viterbo Editora.

García Morales, A. (2000). Jorge Luis Borges, autor del Martín Fierro. Variaciones Borges, 10, 29-64. Recuperado de https://www.borges.pitt.edu/sites/default/files/1002.pdf

Giordano, A. (2005). Modos del ensayo. De Borges a Piglia. Rosario: Beatriz Viterbo Editora.

Giordano, A. (2015). La resistencia a la ironía: notas desde (hacia) los ensayos de Borges. Variaciones Borges, 40, 99-113. Recuperado de https://www.borges.pitt.edu/sites/default/files/Giordano.pdf

Giordano, A. (2017). Borges ensayista. La ética de un lector inocente. En Real Academia Española y Asociación de Academias de la Lengua Española (eds.), Borges esencial (pp. XXXI-XLVII). Barcelona: Penguin Random House Grupo Editorial.
Hume, D. (2016). De la escritura ensayística (1742). En F. Alfón (comp. y trad.), La razón del estilo. Ensayos anglosajones en torno al ensayismo (pp. 21-25). Rosario, Argentina: Nube Negra Ediciones.

Louis, A. (2014). Jorge Luis Borges. Obras y maniobras. Santa Fe, Argentina: Ediciones UNL.

Ludmer, J. (2012). El género gauchesco. Un tratado sobre la patria. Buenos Aires: Eterna Cadencia Editora.

MacNeill-Whistler, J. (2008). The gentle art of making enemies. The Project Gutenberg eBook. Recuperado de http://www.gutenberg.org/files/24650/24650-h/24650-h.htm

Merrill, L. (1992). A pot of paint: aesthetics on trial in Whistler v. Ruskin. Washington: Smithsonian Institution Press. https://doi.org/10.5479/sil.878334.39088016759391


Piglia, R. (1979). Ideología y ficción en Borges. Punto de vista, 2(5), 3-4. Recuperado de https://www.ahira.com.ar/wp-content/uploads/2018/06/pdv5.pdf

Premat, J. (2012). Leer los comienzos. Orientaciones teóricas, Borges, Saer. Cuadernos LIRICO, 7, 1-18. Recuperado de http://journals.openedition.org/lirico/594

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.