Borges e a metafísica tanguista em Fervor de Buenos Aires
Resumo
Jorge Luis Borges encontrou na profundidade existencial do tango uma força expressiva que cristalizou na sua obra. Este artigo propõe um exame da relação tempo e espaço que, a partir do tango, compõe o livro de poemas Fervor de Buenos Aires, do autor argentino.Com base nos conceitos de Borges acerca do tempo, nos fundamentos metafísicos, nas aproximações ao tango e na obra borgiana, este artigo estuda a recuperação do espaço perdido por meio da revalorização poética do tempo, ao estilo do tango, nos poemas de Fervor de Buenos Aires. Assim, em Fervor de Buenos Aires se poetiza o movimento interior que tanto o sujeito lírico quanto o sujeito de tango efetuam para resgatar a identidade do instante. Portanto, Borges desenvolve uma compreensão metafisica dos lugares emblemáticos do tango, razão pela qual sua concepção do tempo não é ubíqua e o sujeito dos seus poemas, e o dos tangos, se dispõe ao encontro com ideias intemporais nos espaços perdidosPalavras-chave
Borges, Fervor de Buenos Aires, metafísica, tango, tempo
Biografia do Autor
Frank Alexander Orduz Rodríguez
Licenciado de Español y Literatura graduado de la UIS. Magistrando en literatura de la UPTC. Catedrático UPTC del departamento de idiomas.
Referências
Bachelard, G. (2000). La poética del espacio (E. d. Champourcin, trad.). Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica.
Borges, J. L. (2014a). Obras Completas 1923–1949, tomo I. Buenos Aires: Emecé.
Borges, J. L. (2014b). Obras Completas 1952–1972, tomo II. Buenos Aires: Emecé.
Borges, J. L. (2016). El tango: cuatro conferencias. Bogotá: Lumen.
Brito García, L. (1984). Cultura, contracultura y marginalidad. Nueva sociedad, (73), 38-47. Recuperado de https://nuso.org/media/articles/downloads/1188_1.pdf
Carretero, A. (1999). Tango, testigo social. Buenos Aires: Peña Lillo - Ediciones Continente S.R.L.
Cobo Borda, J. G. (1999). Borges: la inteligencia sensible. En Borges enamorado: Ensayos críticos. Diálogos con Borges. Rescate y glosa de textos de Borges y sobre Borges. Bibliografía (pp. 120-130). Bogotá: Instituto Caro y Cuervo.
Conzelman Simms, R. L. (1952). Un vistazo a la poesía de Jorge Luis Borges. Hispania, 35(4),415-418. https://doi.org/10.2307/335531
Flores, R. (1987). Los letristas del tango y su ambiente. Cuadernos Hispanoamericanos, (99-104), 445. Recuperado de http://www.cervantesvirtual.com/buscador/?q=Los+letristas+del+tango+y+su+ambiente
Gobello, J. (1980). Crónica general del tango. Buenos Aires: Editorial Fraterna.
Heidegger, M. (2005). Ser y tiempo (J. E. Rivera, trad.). Santiago de Chile: Editorial Universitaria.
Heidegger, M. (2016). ¿Qué es metafísica? Bogotá: Editorial El Búho.
Lefere, R. (2005). Fervor de Buenos aires en contextos. Variaciones Borges, (19), 209-226. Recuperado de https://www.borges.pitt.edu/bsol/documents/1911.pdf
Montero Aroca, J. (2013). Historia del tango canción (1917-1967. Los años de oro). Valencia: Tirant lo Blanch Humanidades.
Motato, H. (2011). La presencia del tango en El túnel. La Palabra, (19), 17-24. Recuperado de https://revistas.uptc.edu.co/index.php/la_palabra/article/view/945
Osorio Fernández, J. (2003). Caminito que el tiempo ha borrado... el tango y la experiencia de la modernidad: Argentina 1880-1930. Anuario de Postgrado, (5), 75-95.
Pimentel Pinto, J. (1999). Borges lee Buenos Aires. Un ejercicio crítico frente a la modernización de la ciudad. Variaciones Borges, (8), 82-94. Recuperado de https://www.borges.pitt.edu/sites/default/files/0807.pdf
Sábato, E. (2005). Tango, discusión y clave. Buenos Aires: Editorial Losada.
Sarlo, B. (2007). Borges, un escritor en las orillas. Madrid: Siglo XXI.
Tijeras, E. (1963). Un ambiente de tango trascendido. Cuadernos Hispanoamericanos, (163-164), 314-319. Recuperado de http://www.cervantesvirtual.com/obra/un-ambiente-de-tanto-trascendido/
Thon, S. (2010). La identidad lingüística argentina a través de Borges y Puig. Arbor, 186(741), 119-127. https://doi.org/10.3989/arbor.2010.741n1012
Ulla, N. (2013). Marginalidad y testimonio en las letras de tango. Gramma, 24(50), 175-185. Recuperado de https://p3.usal.edu.ar/index.php/gramma/Tangos referenciados
Castillo, C. y Troilo, A (1953). Patio mío [Canción]. Buenos Aires T.K.
Manzi, H., y Troilo, A. (1942). Barrio de tango [Canción]. Buenos Aires RCA-Victor S.A.I.C.
Manzi, H., y Troilo, A. (1948). Sur [Canción]. Buenos Aires RCA-Victor S.A.I.C.
Discépolo, E. S. (1934). Cambalache [Canción]. Editorial musical KORN S.A.I.C.
Pilosof, N. (s.f). El patio [Canción].