Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

A expressividade é mais democrática do que a originalidade. Acerca das ideias de Kenneth Goldsmith. 14 teses (de inspiração goldsmithiana) para uma literatura na era digital

Resumo

Este artigo propõe uma leitura da obra do poeta norte-americano Keneth Goldsmith Escritas no criativas.
Dirigindo a linguagem na era digital (do original Uncreative Writing. Managing Language in the Digital
Age, 2015), por meio de uma revisão pessoal do livro baseada em ressonâncias pessoais (vínculos com
outras leituras e, sobretudo, com o próprio percurso criativo e investigativo) organizadas por “teses”
ou trechos que desenvolvem sucintamente algumas das ideias contidas na proposta de Goldsmith. Este
modo de proceder tem gerado reflexões que fazem ênfase em três abordagens: 1) a expressividade pósidentitária como substituta da originalidade criativa, 2) a relativização de formas canônicas da literatura
como efeito do desdobramento da comunicação digital interativa e 3) os efeitos sobre o exercício
literário no âmbito da cultura digital. Com esta leitura de Goldsmith propõe-se no final um chamado ao
entendimento das possibilidades do digital como uma oportunidade para renovar o exercício literário. O
artigo termina com uma adenda: o conto O homem na esquina, que completa, no registro ficcional, as
ideias desenvolvidas.

Palavras-chave

escritas no criativas, Keneth Goldsmith, pós-identidade, expressividade, originalidade

PDF (Español) XML (Español)

Biografia do Autor

Jaime Alejandro Rodríguez

Doctor en Filología, magíster en Literatura. Profesor titular del Departamento de Literatura de la Pontificia Universidad Javeriana.


Referências

  1. Abuin González, Ángel Escenarios del caos. Entre la hipertextualidad y la performance en la era electrónica. Valencia: Tirant lo Blanch, 2006.
  2. Aira, César. Osvaldo Lamborghini and His Work. Asymptote.com. web.
  3. Barreneche, Carlos. Niño Bernal, Raúl. Rodríguez Ruiz, Jaime Alejandro. Jaramillo Marín, Jefferson y Marciales Vivas, Gloria Patricia. Las ciencias sociales y humanas en la actual sociedad del conocimiento. Escenarios de indagación ínter y transdisciplinar. Bogotá: Editorial Pontificia Universidad Javeriana, 2018. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv893jtd
  4. Bolter, Jay David. “Ekpbrasis, realidad virtual y el futuro de la escritura”. El futuro del libro. ¿Esto matará eso?, Barcelona, Paidós, 1998, págs. 250-278.
  5. Borges, Jorge Luis “Pierre Menard autor de El quijote”. Ficciones. Madrid: Alianza Editorial, 2002, págs. 23-35.
  6. Borrás Castanyer, Laura. “Nuevos lectores, nuevos modos de lectura en la era digital”. Literatura e internet. Nuevos textos, nuevos lectores. Actas del XX Congreso de Literatura Española Contemporánea, Universidad de Málaga, 2011, págs. 41-66. web
  7. Critical Art Ensemble. “Plagio utópico e hipertextualidad en la cultura electrónica”. El Paseante. La revolución digital y sus dilemas, Madrid, Siruela, 1998, págs. 27-28.
  8. Casacuberta, David Creación colectiva. En Internet el creador es el público. Barcelona, Gedisa, 2003 De Maeseneer. “La música popular en la narrativa caribeña contemporánea como seña de identidad(es)”. XII Seminario Internacional de Estudios del Caribe, 2015. Crisis,
  9. diálogos y desafíos en el gran Caribe. (pp. 455-469). Cartagena de Indias: Universidad de Cartagena – Instituto Internacional de Estudios del Caribe – Grupo de Investigación Sociedad, Cultura y Política en el Caribe colombiano, 2017, págs. 455-469. Web.
  10. Dworking, Craig y Goldsmith, Kenneth. (Eds.). Against Expression. An Anthology of Conceptual Writing. Illinois: Northwestern University Press, 2011.
  11. Figueroa-Sarriera, Heidi Imaginarios del sujeto en la era digital. Post(identidades) contemporáneas. Quito: Ediciones CIESPAL, 2017.
  12. Flórez, Leonardo. Los géneros digitales literarios. 80 grados Prensa sin Prisa. Web. 23 de diciembre 2020.
  13. Gache, Belén. “Escribe tu propio Quijote”. Wordtoys. Web 28 de noviembre. 2020.
  14. Goldsmith, Kenneth. Escritura no-creativas. Gestionando el lenguaje en la era digital. Trad. Alan Page. Buenos Aires: Caja Negra Editora, 2015.
  15. Gumbrecht, Hans Ulrich. Producción de presencia. Lo que el significado no puede transmitir. México: Universidad Iberoamericana, 2004.
  16. Gregorian, Vartan. “Technology, Scholarship, and the Humanities: The Implications of Electronic Information.” Leonardo, vol. 27 no. 2, 1994, p. 129-133. Project MUSE muse. jhu.edu/article/607890. DOI: https://doi.org/10.2307/1575982
  17. LabTV UFP. David Hall, “A brief history of loss”, 2017. Web. 15 de enero. 2021.
  18. Lévy, Pierre. Inteligencia colectiva. Por un antropología del ciberespacio, 2004.
  19. ____________. Cibercultura. La cultura de la sociedad digital. Barcelona: Anthropos, 2007.
  20. Lozano, Maria del Pilar. La novela española posmoderna. Madrid: Arco Libros, 2007.
  21. Mora, Vicente Luis “Acercamiento al problema terminológico de la narratividad transmedia”.Caracteres. Web. 13 de mayo. 2014.
  22. Pantel, Alice“Cuando el escritor se convierte en un hacker: impacto de las nuevas tecnologías en la novela española actual. (Vicente Luis Mora y Agustín Fernández Mallo)”. LetraI, (11) 54-69, 2013.
  23. Quimera. Revista de Literatura. Número 322. Dossier: Literatura y falsificación, 2010. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/ejemplar/248899.
  24. Rodríguez, Jaime Alejandro Posmodernidad, literatura y otras yerbas. Bogotá, Editorial Pontificia Universidad Javeriana, 2000.
  25. ___________________.Trece motivos para hablar de cibercultura. Bogotá, Editorial Pontificia Universidad Javeriana, 2004.
  26. ___________________.Sueños, plataformas e inspiración ¿Tiene la literatura algún rol relevante en los escenarios creativos contemporáneos? I Encuentro de programas de creación literaria y escrituras creativas Bogotá, Universidad Nacional, 24-27 de marzo, 2015.
  27. ___________________.“Del autor junta palabras al autor junta palabras, imágenes, sonidos, interactividades, algoritmos: la gestión literaria en la era (post) digital”. La Palabra, (32), 2018. Doi: https://doi.org/10.19053/01218530.n32.2018.8159. DOI: https://doi.org/10.19053/01218530.n32.2018.8159
  28. Schaeffer, Jean-Marie. ¿Por qué la ficción? Madrid: Ediciones Lengua de Trapo.2002.
  29. Suárez, Juan Luis y Cáceres, Dago. “Literatura y creatividad artificial en la época de la singularidad”. Cubana de Ciencias Informáticas, 13(1) 158-175, 2019. Recuperado de http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2227-18992019000100158.
  30. Torres, Rui. Poemas no meio do caminho. (2018) Web. Recuperado de https://telepoesis.net/ caminho/poemasnomeiodocaminho.pdf.
  31. Valencia, Juan Carlos. Obligatoriedad o placer en la lectura: el caso en la vereda El Jagual, Nocaima, Cundinamarca. Periodo 2008-2011. Trabajo de grado, Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá, 2013. https://tinyurl.com/y72g6jdl.
  32. Vattimo, Gianni. “El consumidor consumido”. Fin de siglo, Revista de la Universidad del Valle, (2) 16-23, 1992.
  33. Vélez Correa, Roberto. Misterios y encantos de la intertextualidad. Manizales: Universidad de Caldas, s.f.
  34. Lussato, Bruno. El desafío informático. Presente y futuro de una explosión tecnológica. Barcelona: Editorial Planeta, 1982.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.