O medo na narrativa fantástica IT: uma análise literária e cinematográfica
Resumo
O presente estudo tem como objetivo analisar a manifestação do medo na narrativa fantástica, tanto na literatura quando no cinema. Os temas sobrenaturais são uma constante na prosa de ficção, contribuindo ao acréscimo dos estudos acerca da relação entre o medo e as narrativas fantásticas. Assim, o estudo é baseado na erudição literária de Yi-Fu Tuan (2005), Stephen King (2013), David Roas (2014), Marcel Martin (2003) e Jacques Aumont (2013). No concernente à metodologia, é usado um modelo de análise de conteúdo com foco bibliográfico, exploratório e qualitativo. O romance, como narrativa fantástica, desestabiliza as nossas fontes de segurança ao questionar a validez dos sistemas e crenças criados e impostos à humanidade. Os resultados expõem como o gênero fantástico tem se caracterizado por nos apresentar fenômenos e situações que apontam uma transgressão da nossa realidade. Essa quebra com o real é, por tanto, um efeito fundamental das narrativas fantásticas, que também têm sido exploradas nas narrativas cinematográficas.
Palavras-chave
Fear; Literature; Cinema; Fantastic.
Biografia do Autor
Naiara Sales Araújo
Doutora em Literatura Comparada; Professora da Universidade Federal do MAranhão
José Antônio Moraes Costa
Mestre em Letras Pela Universidade Federal do Maranhão; Professor Lingua e Literatura Inglêsa; Professor de Língua e Literatura Portuguesa;
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