Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

A ilusão do Um. A infância como “espaço livre” e o humor como veículo ao transcendente na narrativa de Mario Levrero

Resumo

Propomos analisar o papel que cumpre o humor na obra do escritor uruguaio Mario Levrero. A partir da leitura crítica de relatos de distintos momentos de sua trajetória, sublinhamos que se trata de um recurso indispensável para a construção da sua poética, que lhe permite delimitarse aos orçamentos estéticos, denominados por Ángel Rama como “a geração crítica” (19). O uruguaio concebe a sua escrita como um dispositivo terapêutico e ao humor como um veículo para o transcendente. De uma cosmovisão que se apropria de restos do romantismo,
a parapsicologia e a psicanálise junguiana, procura em seus textos o acesso ao Espírito/ Inconsciente, um caminho (im)possível ao (auto)conhecimento. A literatura se torna em um “espaço livre” que associa-se à infância, realiza-se na escrita e contrapõe-se à vida alienada
dos adultos, em particular, a do eu cotidiano do autor, Jorge Varlotta 

Palavras-chave

Mario Levrero, Literatura Latinoamericana, humor, infância, escritura

PDF (Español) XML (Español)

Biografia do Autor

Blas Gabriel Rivadeneira

Doctor en Letras. Becario posdoctoral del Conse-jo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONI-CET) de Argentina.


Referências

  1. Bajtín, Mijaíl. La cultura popular en la Edad Media y en el Renacimiento. El contexto deFrançois Rabelais. Trad. Julio Forcat y César Conroy. Madrid, Alianza Editorial, 2003.
  2. Benjamin, Walter. “El surrealismo. La última instantánea de la inteligencia europea”. Imaginación y sociedad. Iluminaciones I. Trad. Jesús Aguirre. Madrid, Taurus, 1999, pp. 41-62.
  3. Cosse, Rómulo. “Rasgos estructurales fuertes en el relato breve de Levrero”. Nuevo Texto Crítico 8, 16/17, (1996): 35-43. Impreso. DOI: https://doi.org/10.1353/ntc.1995.0004
  4. Fuentes, Pablo. “Levrero: el relato asimétrico”. La máquina de pensar en Mario. Ensayos sobre Levrero. Comp. por Ezequiel de Rosso, Buenos Aires, Eterna Cadencia, 2013, pp. 27-38. Impreso.
  5. Gandolfo, Elvio (comp.). Un silencio menos. Conversaciones con Mario Levrero. Buenos Aires, Mansalva, 2013.
  6. García, Germán. Macedonio Fernández. La escritura en objeto. Buenos Aires, Adriana Hidalgo Editora, 2000.
  7. Kohan, Martín. 1917. Buenos Aires, Ediciones Godot, 2017. Impreso. DOI: https://doi.org/10.5040/9781501329159-20206
  8. Levrero, Mario. El portero y el otro. Montevideo, Arca Editorial, 1992. Impreso.
  9. ———. La máquina de pensar en Gladys. Montevideo, Arca Editorial, 1998. Impreso.
  10. ———. Caza de conejos. Buenos Aires, Libros del Zorro Rojo, 2012. Impreso.
  11. ———. Irrupciones. Montevideo, Criatura Editora, 2013. Impreso.
  12. ———. “El crucificado”. Espacios Libres. Montevideo, Irrupciones Editorial, 2014, pp. 48- 53.
  13. Martínez, Luciana. “Mario Levrero, la ciencia y la literatura”. La máquina de pensar en Mario. Ensayos sobre Levrero. Comp. por Ezequiel de Rosso, Buenos Aires, Eterna Cadencia, 2013, pp. 165-190. Impreso.
  14. Montoya Juárez, Jesús. Mario Levrero para armar. Jorge Varlotta y el libertinaje imaginativo. Montevideo, Trilce, 2013.
  15. Núñez, Matías. “La biblioteca errante. Escenas de lectura en La novela luminosa de Mario Levrero”. Revista de la Biblioteca Nacional 11-12 (2016): 257-273. Web. 26 feb. 2021.
  16. Rama, Ángel. La generación crítica (1939-1969). Montevideo, Arca Editorial, 1972.
  17. Rivadeneira, Blas. “La escritura como dispositivo terapéutico y forma de vida. Poética y lugar de autor en el escritor uruguayo Mario Levrero”. Orbis Tertius 25, 32 (2020): e164. Web. 15 abr. 2021. https://doi.org/10.24215/18517811e164 DOI: https://doi.org/10.24215/18517811e164
  18. Rocca, Pablo. “Formas del espionaje. Mario Levrero responde un cuestionario”. La máquina de pensar en Mario. Ensayos sobre Levrero. Comp. por Ezequiel de Rosso, Buenos Aires, Eterna Cadencia, 2013, pp. 79-111. Impreso.
  19. Sanchiz, Ramiro. “Mario Levrero y el humor: chistes, lecturas erróneas y disonancia cognitiva”. Cuaderno de historia 17 (2016): 29-36. Web. 4 mar. 2021.
  20. Várnagy, Tomás. “Proletarios de todos los países… ¡perdonadnos!” o sobre el humor político clandestino en los regímenes de tipo soviético y el papel deslegitimador del chiste en Europa Central y Oriental (1917-1991). Buenos Aires, Eudeba, 2016.
  21. Verani, Hugo. “Mario Levrero: aperturas sobre el extrañamiento”. Nuevo Texto Crítico 8, 16/17 (1996): 45-58. Impreso DOI: https://doi.org/10.1353/ntc.1995.0007

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.