Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Luis Enrique Osorio (1915-1930): itinerância juvenil e transferências culturais

Resumo

Este artigo revisa o percurso de Luis Enrique Osorio entre 1915, ano de publicação da sua primeira obra, e 1930, data na que fecha o seu ciclo como editor do projeto O Romance Semanal, com o objetivo de estudar os seus posicionamentos como autor e editor. A teoria
das transferências culturais (Espagne; Zapata) e a categoria de posição autoral (Meizoz) permitem
compreender as estratégias utilizadas por Osorio para construir um posicionamento de autor e editor, e para tentar vincularse à dinâmica cultural colombiana da primeira metade do século XX. A análise possibilita confirmar que a sua transumância de juventude, a sua relação com jornais imprimidos, tanto colombianos quanto estrangeiros, e a sua proximidade com escritores, editores e intelectuais latino-americanos foram determinantes na carreira de Osorio nos circuitos editorial, literário e teatral; no entanto, resultaram-lhe insuficientes para consolidar a posição editorial e de autor que ele desejava.

Palavras-chave

edição colombiana, literatura colombiana século XX, Luis Enrique Osorio, transferências culturais

PDF (Español) XML (Español)

Biografia do Autor

Ana María Agudelo Ochoa

Doctora en Filología por la Universidad de Barcelona, magíster en Literatura Colombiana de la Universidad de Antioquia. Profesora titular de esta última universidad.


Referências

  • Agudelo Ochoa, Ana María y Cristina Gil. “Impresos periódicos y popularización de la literaturaen Colombia (1913-1930)”. De la pluma al internet. Literaturas populares latinoamericanas en movimiento (siglos XIX-XXI). Eds. Cristoph Müller y Ricarda Musser, Medellín: Editorial Eafit, 2018, pp. 181-216. http://hdl.handle.net/10784/15713
  • Agudelo Ochoa, Ana María, Paula Andrea Marín Colorado y Diana Paola Guzmán Méndez, eds. La edición de cuento en Colombia en el siglo XX. Apuestas editoriales y legitimación de un género. Biblioteca latinoamericana de culturas del libro. Bogotá: Universidad del Rosario, Pontificia Universidad Javeriana, Universidad Autónoma Metropolitana, 2021. DOI: https://doi.org/10.11144/Javeriana.9789587816419
  • Barrero, Ernesto Martin. El teatro de Luis Enrique Osorio. Los Ángeles: University of Southern California, 1970.
  • Cordero Gómez, José Ignacio. La obra literaria de Eduardo Zamacois. Tesis doctoral. Madrid: Universidad Complutense de Madrid, 2007. https://eprints.ucm.es/id/eprint/7895/1/ T30240.pdf El Teatro, Buenos Aires, año III, núm. 63, 1922. Versión digitalizada: https://digital.iai. spk-berlin.de/viewer/index/
  • Espagne, Michel. “La notion de transfertculturel”. Revue Sciences/Lettres, núm. 1, (2013). https://doi.org/10.4000/rsl.219 “Evening public ledger”. Chronicling America: Historic American Newspapers, (27 sep. 1922), Library of Congress. https://chroniclingamerica.loc.gov/lccn/sn83045211/1921-09-27/ed-1/seq-13/
  • Gil Medina, Cristina. “El cuento en La Novela Semanal (1923-1930)”. Revista Cultura Investigativa, vol. 8, núm. ene-jun. (2014): 1-18. https://revistaci.weebly.com/ uploads/1/5/6/0/15607460/revista_08.completa.pdf
  • Giraldo Gallo, Camilo Andrés. Luis Enrique Osorio: vida y obra de un periodista con visión de estadista. Trabajo de grado. Bogotá: Pontificia Universidad Javeriana, 2010. https:// repository.javeriana.edu.co/bitstream/handle/10554/5559/tesis606.pdf?sequence=1
  • Greiff, León de. Recopilación de Hjalmar de Greiff, tomo IV. Bogotá, 1923.
  • Gruber Garvey, Ellen. “Magazines and Fictions”. A Companion to American Literature and Culture. Ed. Paul Lauter. Nueva Jersey: Wiley Blackwell, 2010, pp. 339-353. DOI: https://doi.org/10.1002/9781444320626.ch20
  • La Novela Argentina. año 1, núm. 41, Buenos Aires, 15 agosto de 1922. Versión digitalizada: https://digital.iai.spk-berlin.de/viewer/index/
  • La Novela del Día, año 4, núm. 241, Buenos Aires, 25 de agosto de 1922. Versión digitalizada:
  • https://digital.iai.spk-berlin.de/viewer/index/
  • La Novela Semanal, año IV, núm. 262, Buenos Aires, 11 de septiembre de 1922. Versión digitalizada: https://digital.iai.spk-berlin.de/viewer/index/
  • La Novela Semanal, número 54, etapa Bogotá, 31 de enero de 1924.
  • La Novela Semanal, número 89, etapa Bogotá, 20 de noviembre de 1924.
  • La Novela Semanal, número 152, etapa Barranquilla, junio 15 de 1929.
  • La Novela Universitaria, año II, núm. 42, Buenos Aires, 21 de junio de 1922. Versión digitalizada:
  • https://digital.iai.spk-berlin.de/viewer/index/
  • Marín Colorado, Paula Andrea. “Las empresas editoriales de Arturo Zapata (1926-1954)”. Lingüística y Literatura, vol. 38, núm. 71 (2017): 131-151. https://doi.org/10.17533/ udea.lyl.n71a07 DOI: https://doi.org/10.17533/udea.lyl.n71a07
  • Marín Colorado, Paula Andrea. “La colección Biblioteca Popular de Cultura Colombiana (1942-1952): ampliación del público lector y fortalecimiento del campo editorial colombianos”. Información, Cultura y Sociedad, núm. 36 (2017): 65-82. https://doi.org/10.34096/ics.i36.2886
  • Marín Colorado, Paula Andrea. Un momento en la historia de la edición y de la lectura en Colombia (1925-1954).
  • Germán Arciniegas y Arturo Zapata: dos editores y sus proyectos. Bogotá: Editorial Universidad del Rosario, 2017.
  • Martínez Arnaldos, Manuel. “El cuento semanal: proyecto y proyección”. Monteagudo, 3.ª época, núm. 12 (2007): 11-26. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/2898777.pdf
  • Meizoz, Jérôme. Posturas literarias. Puestas en escena modernas del autor. Traducción y prefacio de Juan Zapata. Bogotá: Universidad de los Andes, 2015.
  • Museartes. Luis Enrique Osorio (1896-1966) Dramaturgo, director, músico y narrador. Viajero, rebelde y polemista. Exposición. https://www.museartes.net/osorio
  • Nagy, Denise. Novelas semanales (1917-1922) ¿Un proyecto de intervención cultural? X Jornadas Interescuelas/Departamentos de Historia. Escuela de Historia de la Facultad de Humanidades y Artes, Universidad Nacional del Rosario, Universidad Nacional del Litoral, Rosario, 2005. https://cdsa.aacademica.org/000-006/262.pdf
  • Osorio, Luis Enrique. Primer amor. Novela de actualidad. Bogotá: Tipografía Régulo Domínguez y Tipografía Mercantil, 1915. Versión digitalizada: https://babel.hathitrust. org/cgi/pt id=hvd.hxfjie&view=1up&seq=3&skin=2021
  • Osorio, Luis Enrique. “Odisea de un autor en busca de público”. Luis Enrique Osorio. Colarte. Patrimonio Cultural Colombiano, 1951.
  • Osorio, Luis Enrique. La Novela Semanal, tercera serie, núm. 53, ene. 1924, s.p.
  • Osorio, Luis Enrique. “Ecos de El Cuento Semanal”, El Cuento Semanal, núm. 5, 1923, 78.
  • Osorio, Luis Enrique. “¿Claudicación?”, El Cuento Semanal, núm. 1, 1924, segunda etapa, p. 15.
  • Osorio, Luis Enrique. “Por el arte propio”. La Pluma Semanal, núm. 1, 1923, p. 13.
  • Osorio, Luis Enrique. “Concurso nacional”, Sábado, núm. 87, 1923, p. 1051.
  • Osorio, Luis Enrique. “Luis Enrique Osorio y el arte nacional”. El Tiempo el 25 de abril de 1924, p. 9. Versión digitalizada: https://news.google.com/newspapers?nid=N2osnxbUuuUC& dat=19240425&printsec=frontpage&hl=es
  • Pierini, Margarita. “El programa de una empresa cultural: las novelas semanales a través de las propuestas de sus editores”. Actas 1º Congreso Internacional CELEHIS de Literatura.
  • Mar del Plata, 5 al 8 de diciembre de 2001. Mar del Plata: Centro de Letras Hispanoamericanas Facultad de Humanidades (UNMDP), 2001.
  • Pictorial Review Spanish Versión, octubre de 1916. Versión digitalizada en Biblioteca Digital Memoria de Madrid: http://www.memoriademadrid.es/buscador.php?accion=VerFicha&
  • id=3129&num_id=2&num_total=23
  • Pineda Cupa, Miguel Ángel. “Jorge Roa y la Librería Nueva: antecedentes y aspectos esenciales
  • sobre el editor colombiano a finales del siglo XIX”. Lingüística y Literatura, vol. 38, núm. 71 (2017): 109-130. https://doi.org/10.17533/udea.lyl.n71a06 DOI: https://doi.org/10.17533/udea.lyl.n71a06
  • Prada Prada, Jorge. Teatro colombiano en el siglo XX. Tejido de representaciones simbólicas en la construcción de un teatro nacional. Tesis de maestría. Bogotá: Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2017.
  • http://hdl.handle.net/11349/5710
  • Puente Pereda, Belén. Periodismo y discurso en El cuento semanal. Tesis doctoral. Barcelona: Universitat Autónoma de Barcelona, 2009. http://www.tesisenred.net/bitstream/ handle/10803/4897/bpp1de1.pdf?sequence=1
  • Ribagorda, Álvaro. La Residencia de Estudiantes y América Latina: caminos de ida y vuelta. Revista de Indias, vol. 67, núm. 239 (2007): 221-250. https://doi.org/10.3989/revindias. DOI: https://doi.org/10.3989/revindias
  • i239.598
  • Rojas, Daniel Emilio. Los latinoamericanos de París en el cambio de siglo. Sobre Die Hauptstadt Lateinamerikas (2013), de Jens Streckert. Colombia Internacional, núm. 87, (2016): 243-259. https://doi.org/10.7440/colombiaint87.2016.10 DOI: https://doi.org/10.7440/colombiaint87.2016.10
  • Samper Ortega, Daniel. “Don Luis Enrique Osorio”. El iluminado. Bogotá: Editorial Minerva, 1936.
  • Sánchez García, Raquel. “Diversas formas para nuevos públicos”. Historia de la edición en España (1836-1936). Ed. Jesús Martínez. Madrid: Marcial Pons, 2001, pp. 241-268.
  • Soiza Reilly, Juan José de. “Los grandes de América. Entrevista por Luis Enrique Osorio”.
  • La Pluma Semanal, núm. 2 (9 may. 1923): 19. Tejera, Humberto. “Osorio el joven dramaturgo colombiano”. El Heraldo de México, año II, tomo II, núm. 545 (24 oct. 1920): 4.
  • s.a. The Pantagraph, Bloomington (Illinois), 17 dic, p. 5.
  • s.a. “Pictorial Review”, New-York tribune (New York), April 21, 1919, p. 20.
  • s.a. Bulletin of The Panamerican Union, vol. LXII, ene-jun. 1921), 203.
  • Vasconcelos, José. El Desastre, México, Editorial Jus, 1968.
  • Villa, Federico. “La Novela Semanal”, Sábado, núm. 89, 1923, 1073-1074
  • Yankelevich Rosembaum, Pablo. “Estampas de un destierro. El periplo de José Vasconcelos por Colombia, Ecuador y Centroamérica en 1930”. Historias, núm. 56 (2007):55–62. https://revistas.inah.gob.mx/index.php/historias/article/view/12951
  • Zapata, Juan. “Algunas consideraciones metodológicas sobre la teoría de las transferencias”. Tradiciones de la palabra, Seminario Permanente 2016. Coords. Ana María Angulo y Paula Andrea Marín. Medellín: Universidad de Antioquia, 2016, pp. 1-9. https:// orbi.uliege.be/handle/2268/203041

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.