Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Labirinto, crime e bestiário local: estratégias didácticas para o uso da narrativa rural na sala de aula

Resumo

Neste artigo propõe o projeto de três unidades didáticas através das quais as lendas que fazem parte do corpus de literatura camponesa coletada pelo projeto “Leituras e escritas em Boyacá rural” podem ser usadas em sala de aula. É proposta uma seqüência de ensino, que consiste em objetivos, formato de apresentação do texto, conteúdo temático, atividades e critérios de avaliação. Para desenvolvê-la, foram elaborados três cenários lúdicos que valorizam dife- rentes aspectos centrais do gênero lendário: o labirinto de portas do castelo chorão, a inves- tigação do rapto de uma criança e uma espécie de bestiário local. Antes da materialização didática, são observadas as características do gênero, seu conceito e uma proposta de classi- ficação dos tipos de lendas nas quais as histórias coletadas são categorizadas. Isto permitirá uma compreensão a priori do conteúdo temático das três unidades.

Palavras-chave

Lenda, didática, literatura camponesa, literatura oral, leitura

PDF (Español) XML (Español)

Referências

  • Agencia Cultural de Tunja del Banco de la República, Arquidiócesis de Tunja y Fundación Universitaria Juan de Castellanos. Proyecto: Escrituras y lecturas en la ruralidad boyacense. Artesanos del perdón, la reconciliación y la paz. Corpus de trabajo de campo. (2018-2019). Inédito.
  • Altamirano Flores, Federico. “Didáctica de la literatura: ¿cómo se contagia la literatura?” La Palabra, núm. 28 (ene.-jun. 2016): 155-171. Web. 25 Oct. 2020. https://doi. org/10.19053/01218530.4813 DOI: https://doi.org/10.19053/01218530.4813
  • Castaño Blanco, Antonio. Hidromitología y lecturas. Aplicaciones en educación, cultura y turismo. Tesis doctoral. Universidad de Extremadura, Extremadura, 2014. Reposito- rio Institucional. Web. 25 Oct. 2020. http://dehesa.unex.es/handle/10662/2046
  • Colombres, Adolfo. “Del mito al cuento. Oralidad. Rescate de la tradición oral y la memo- ria de América Latina y el Caribe”. Anuario, núm. 6-7 (1995): 19-22. Web. 30 Oct. 2020. http://www.lacult.unesco.org/docc/oralidad_06_07_19-22-del-mito-al-cuento. pdf
  • Díaz González de Viana, Luis. “Amantes que se desvanecen en el tiempo: la memoria etno- gráfica o la compleja significación de las leyendas”. Revista de Antropología Social, núm. 17 (2008): 141-164. Web. 19 Jun. 2020. https://core.ac.uk/reader/38821660
  • Faria, Cláudia y Graça Alves. “Nos longos caminhos do mar…”. Imaginários do Mar, uma antologia crítica. Editado por Carlos Clamote, Joana Gaspar, Clara Sarmento y Luís Sosa, Vol. 1. IELT–Universidade Nova, FSCH, 2020, pp. 121-138.
  • Fernández Vizoso, Raquel. La narración oral en el aula de educación infantil. Trabajo de grado, Universidad Internacional de La Rioja, 2012. Web. 30 Oct. 2020. https://reu- nir.unir.net/bitstream/handle/123456789/490/Fernandez.Raquel.pdf?sequence=1&i- sAllowed=y
  • López Valero, Amando y Eduardo Encabo Fernández. “De mitos, leyendas y cuentos: necesi- dad didáctica del género narrativo”. Contextos educativos, núm. 4 (2001): 241-250. Web. 29 Oct. 2020. https://doi.org/10.18172/con.495 DOI: https://doi.org/10.18172/con.495
  • López Estupiñán, Laura. “Topando piedras, sumercé. Narraciones en torno a las piedras de Iza y Gámeza, Boyacá, Colombia. Primera parte”. Rupestre web, 2012. Web. 29 Oct. 2020. http://www.rupestreweb.info/topandopiedras.html
  • Martos Núñez, Eloy y Alberto Martos García. “Las leyendas regionales como intangibles territoriales”. Investigaciones Regionales – Journal of Regional Research, núm. 33 (2015): 137-157. Web. 27 Jul. 2020. https://investigacionesregionales.org/es/article/ las-leyendas-regionales-como-intangibles-territoriales/
  • Ministerio de Educación Nacional. Estándares básicos de competencias del Lenguaje. Coor- dinado por José Correa Medina. Ministerio de Educación Nacional, 2006. http:// www.mineducacion.gov.co/1621/articles-116042_archivo_pdf1.pdf
  • Morote Magán, Pascuala. “Las leyendas y su valor didáctico”. Actas xl Congreso de AEPE, 2001, pp. 392-403. Web. 29 Oct. 2020. https://cvc.cervantes.es/ensenanza/bibliote- ca_ele/aepe/pdf/congreso_40/congreso_40_38.pdf
  • Rodríguez Gonzalo, Carmen. “Programar en lengua y literatura”. Didáctica de la Lengua Castellana y la Literatura. Coordinado por Uri Ruiz Bikandi y María Dolores Abas- cal Vicente. Vol ii. Madrid, Ministerio de Educación, Cultura y Deporte / Secretaría General Técnica / Graó, 2011, pp. 35-59.
  • Sistema de Información Turística de Boyacá. Iza. Petróglifos Vereda Usamena. (s.f.a). Web. 29 Oct. 2020. https://situr.boyaca.gov.co/atractivo-turistico/petroglifos-vereda-usa- mena/
  • Sistema de Información Turística de Boyacá. Divino salvador de la piedra de Iza. (s.f.b). Web. 29 Oct. 2020. https://situr.boyaca.gov.co/atractivo-turistico/divino-salvador- de-la-piedra-de-iza/

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.