Uma abordagem de María de los Reyes Fuentes e seus ciclos poéticos
Resumo
Este trabalho propõe uma abordagem à figura de María de los Reyes Fuentes e à sua poesia, bem como uma análise dos ciclos poéticos em que se divide a sua obra. Embora tenhamos optado por delimitar a sua obra em duas partes, igualmente traçaremos um caminho pelas mudanças que tenha sofrido está incisão como consequência de novos estudos. Para efeito, foram tomadas como referência duas obras para a primeira etapa e três para a segunda, seguindo um critério de pertinência e representatividade. No estudo realizado se constata que, embora a poesia de temática amorosa quase desapareça na segunda fase, não é possível estabelecer uma divisão precisa entre os dois ciclos, uma vez que existe uma continuidade temática. Esta investigação insere-se no projeto “Mulheres Andaluzas Ocultas”, que pretende recuperar os nomes, a vida e a obra das escritoras da Idade de Prata.
Palavras-chave
Poesia espanhola, escritoras espanhóis do século XX, María de los Reyes Fuentes, escritoras sevilhanas, ciclos de poesia
Biografia do Autor
Juan Aguilar González
Licenciatura e doutorado em Filologia pela Universidade de Sevilha. Professor de literatura, língua e tradução na Universidad de Castilla - La Mancha.
Referências
- Burgos, Antonio. “Reseña de Elegías del Uad-el-Kebir”. Cuadernos del Aula de Cultura, núm. 1, Universidad de Sevilla, 1962, pp. 123-124. Impreso.
- Caro Romero, Joaquín. “Reseña de Elegías del Uad-el-Kebir. El Correo de Andalucía, 4 de enero de 1962, p. 6. Impreso.
- Cenizo Jiménez, José. Poesía sevillana: grupos y tendencias (1969-1980). Sevilla, Editorial Universidad de Sevilla, 2002. Impreso.
- Collantes de Terán, Juan. Prólogo. Acrópolis del testimonio, por María de los Reyes Fuentes, Excelentísimo Ayuntamiento de Sevilla, 1966, pp. 9-17. Impreso.
- Cruz Giráldez, Miguel. “El Tiempo en la Poesía de María Reyes Fuentes. A propósito de Meditaciones Ante el Aljarafe”. Revista de Humanidades, 1999, pp. 107-116. Impreso.
- ———. “La poesía de Mª Reyes Fuentes”. Sevilla y la literatura. Homenaje al profesor Francisco López Estrada. Universidad de Sevilla, 2001, pp. 397-405. Impreso.
- Díaz-Plaja, Guillermo. La creación literaria en España. Madrid, Aguilar, 1968. Impreso.
- Fuentes, María de los Reyes. De mí hasta el hombre. Cádiz, Caleta, 1958. Impreso.
- ———. Sonetos del corazón adelante. Cádiz, Colección Alcaraván, núm.10, 1960. Impreso.
- ———. Elegías del Uad-el-Kebir. Sevilla, Ayuntamiento de Sevilla, 1961. Impreso
- ———. Romances de la miel en los labios. Sevilla, La muestra, Entregas de Poesía, núm. 4, 1962. Impreso.
- ———. Elegías tartessias. Orense, Colección Marina. La Editora Comercial, 1964. Impreso.
- ———. Oración de la verdad. Cádiz, La Venencia, núm. 7, 1965. Impreso.
- ———. Acrópolis del testimonio. Sevilla, Excmo. Ayuntamiento de Sevilla, 1966. Impreso.
- ———. Pozo de Jacob. Sevilla, Sección de Publicaciones del Excmo. Ayuntamiento de Sevilla, 1967. Impreso.
- ———. Motivos para un anfiteatro. Madrid, Editora Nacional, 1970. Impreso.
- ———. Concierto para la Sierra de Ronda y Fabulilla del diamante salvado. Sevilla, Ángaro 24, 1971. Impreso.
- ———. Elegie andaluse. Traducido por Vincenzo Josía. Roma, Edizioni Cias, 1971. Impreso
- ———. Misión de la palabra (Antología de 1955 a 1970). Sevilla, Publicaciones de la Universidad de Sevilla, Colección de Bolsillo, núm. 11, 1972. Impreso.
- ———. Apuntes para la composición de un drama. Sevilla, Ángaro, 1975. Impreso.
- ———. Aire de amor. Madrid, Adonais 345, Ediciones Rialp, 1977. Impreso.
- ———. Jardín de revelaciones. Ferrol, Esquío, 1985. Impreso.
- ———. Meditaciones ante el Aljarafe. Sevilla, Castillejo, 1999. Impreso.
- ———. Elegías Tartessias. (2ª edición facsímil), en Premios Marina 1958-1969, Diputación Provincial de Orense, 2001. Impreso.
- ———. Meditación sobre Luis Cernuda. Sevilla, Excmo. Ateneo de Sevilla, 2002. Impreso.
- ———. Acrópolis del testimonio. (2ª edición facsímil), Tierra de Nadie, Sevilla, 2008. Impreso.
- García-Viñó, Manuel. “Notas y encuestas sobre la “generación sevillana del cincuenta y tantos”. Caracola (168-169), Málaga, octubre-noviembre, 1966, p. 9. Impreso.
- Jiménez Martos, Luis. “Reseña de De mí hasta el hombre”. Ágora núm. 29-30, Madrid, 1959, pp. 53-54. Impreso.
- ———. Antología de poesía española. 1965-1966. Aguilar, Madrid, 1967. Impreso.
- ———. “Reseña de Elegías del Uad-el-Kebir”. La Estafeta Literaria, núm. 232, Madrid, 1962, p 20. Impreso.
- ———. “Reseña de Elegías tartesias y de Oración de la verdad”. La estafeta literaria, núm. 332, Madrid, 1965, p. 22. Impreso.
- ———. “Reseña de Acrópolis del testimonio”. La estafeta literaria, núm. 358, Madrid, 1966, pp. 21-22. Impreso.
- ———. “Reseña de Pozo de Jacob”. La Estafeta Literaria, núm. 391, Madrid, 1968, p. 39. Impreso.
- Jurado Morales, José. “La trayectoria poética de María de los Reyes Fuentes: Una escritora de la ‘generación sevillana del cincuenta y tantos’”. Prosemas, vol. 2, núm. 2, febrero de 2017, pp. 157-82, doi:10.17811/prep.2.2016.157-182. Web. 1 de agosto de 2022. https://reunido.uniovi.es/index.php/PREP/article/view/11577 DOI: https://doi.org/10.17811/prep.2.2016.157-182
- Laffón, Rafael. “Reseña de Elegías del Uad-el-Kebir”. ABC de Sevilla, 14 de enero de 1962, p. 48. Impreso.
- López Estrada, Francisco. “Coda a la Antología”. Misión de la Palabra (Antología de 1955 a 1970). Publicaciones de la Universidad de Sevilla, Colección de Bolsillo, núm. 11, Sevilla, 1972, p. 138. Impreso.
- Mantero, Manuel. “Una nueva poesía andaluza”. Cuadernos de Ágora, núm. 53-56, 1961. Impreso.
- Martínez Ortega, Carmen Elena. “La concepción poética de María de los Reyes Fuentes”. La estafeta literaria, núm. 14-15, VII Época, Madrid, 2001, pp. 21-24. Impreso.
- ———. La obra poética de María de los Reyes Fuentes. Sevilla, Universidad de Sevilla, 2011. Web. Fecha de consulta: 01/08/2022. https://idus.us.es/handle/11441/24310
- Miró, Emilio. “Crónica de poesía. Acrópolis del testimonio”. Ínsula, núm. 245, Madrid, 1967, pp. 7-9. Impreso
- ———. “Poetas andaluces”. Ínsula, núm. 382, Madrid, 1978. Impreso.
- Ortiz, Fernando. Introducción a la poesía andaluza contemporánea. Sevilla, Calle del Aire, 1981. Impreso.
- Ponce, Manuel. “Reyes Fuentes y su Misión de la palabra”. Sevilla, 14 de febrero de 1973, p. 8. Impreso.
- Provencio, Pedro. Poéticas españolas contemporáneas. La generación del cincuenta, Madrid, Hiperión, 1996. Impreso.
- Ruiz-Copete, Juan de Dios. Poetas de Sevilla. De la generación del 27 a los taifas de cincuenta y tantos. Sevilla, Publicaciones de la Caja de Ahorros San Fernando, Editorial González Cabañas, 1971. Impreso.
- Uceda, Julia. “Reseña de Elegías del Uad-el-Kebir y Romances de la miel en los labios”. Ágora núm. 51-52, 1963, pp. 42-44. Impreso.
- ———. “Qué sueño es el pretérito”. Obra poética (1958-1999). Colección Esquío de Poesía, LXXXVIII, Ferrol, 2002, p. 13-17. Impreso.
- Umbral, Francisco. “Oración de la verdad y Elegías Tartessias de María de los Reyes Fuentes”. Poesía Española, n. 160, Madrid, 1966, pp. 3-4. Impreso.
- Vargas, Rafael. Entre el sueño y la realidad. Colección Conversaciones vol. 14, Sevilla, Editorial Guadalmena, Alcalá de Guadaira, 1994, pp. 66-67. Impreso.