Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Uma Desapontamento Permanente. Adaptações cinematográficas e Argumento de Graham Greene (1932-1958)

Resumo

Este artigo analisa o texto “The Novelist and the Cinema: A Personal Experience” de Graham Greene, no qual o autor reflete sobre as ligações entre a sua literatura e o cinema em 1958. É feita uma comparação entre as suas reflexões sobre a relação entre texto e imagem como crítico e estudioso e os seus projetos cinematográficos e adaptações dos seus romances. O artigo conclui que o cinema foi uma das suas principais referências como romancista e que a sua incursão no meio aumentou o seu prestígio literário. Contudo, Greene desconfiou profundamente da relação entre literatura e cinema e dos seus resultados, e foi altamente crítico em relação aos mesmos. O objetivo deste artigo é contribuir para o estudo de Greene, abrindo novas perspetivas e debates sobre as ligações entre a literatura e o cinema.

Palavras-chave

cinema, Graham Greene, indústria cinematográfica, roteiro literário, adaptação cinematográfica

PDF (Español)

Biografia do Autor

Juan Agustín Mancebo Roca

Professor de História da Arte Contemporânea na Universidade de Castilla-La Mancha (Espanha). Doutor europeu em História da Arte (UCLM, 2001) e Mestre em Estética e Teoria da Cinematografia (Universidade de Valladolid, 2008), realizou trabalhos de pesquisa no Archivio del '900 do Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Trento e Rovereto (2022 e 2021) e no Real Colegio Complutense, Universidade de Harvard, Cambridge, Massachusetts (2011 e 2010). Bolsista de Estética e Teoria das Artes na Real Academia da Espanha em Roma (2013) e na Fundação Santander da Universidade Autônoma Metropolitana do México (2012).


Referências

  1. Allain, Marie-Françoise. Graham Greene. El otro y su doble. Caralt, 1982. Impreso.
  2. Aresté, José María. Escritores de cine. Espasa, 2006. Impreso.
  3. Bertinetti, Paolo, y Gianni Volpi. Effetto Greene. Graham Greene y el cine. Bulzoni, 1990. Impreso.
  4. Biskind, Peter. Mis almuerzos con Orson Welles. Conversaciones entre Henry Jaglom y Orson Welles. Anagrama, 2015. Impreso.
  5. Bogdanovich, Peter. Ciudadano Welles. Grijalbo, 1994. Impreso.
  6. Crowther, Bosley. “The Quiet American”. El cine de Joseph L. Mankiewicz. Editado por Michael Barson, Cult Books, 2021, pp. 127-129. Impreso.
  7. Donald, James, Anne Friedberg, y Laura Marcus (Eds.). Close Up 1927-1933. Cinema and Modernist. Princeton University Press, 1998. Web. 1 de diciembre de 2022. https://monoskop.org/images/7/77/Donald_Friedberg_Marcus_eds_Close_Up_1927-1933_Cinema_And_Modernism.pdf
  8. Durán, Leopoldo. Estudio sobre “El poder y la gloria”. Caralt, 1981. Impreso.
  9. Gallagher, Tom. John Ford. El hombre y su cine. Akal, 2009. Impreso.
  10. Geduld, Harry. Los escritores frente al cine. Fundamentos, 1997. Impreso.
  11. Gimferrer, Pere. Cine y literatura. Seix Barral, 1999. Impreso.
  12. Greene, Graham. Caminos sin ley. Criterio, 1953. Impreso.
  13. ---. Brighton Rock. Asteroide, 2022. Impreso.
  14. ---. El final del affaire. Epílogo de Mario Vargas Llosa. Asteroide, 2019. Impreso.
  15. ---. El revés de la trama. Asteroide, 2020. Impreso.
  16. ---. El tercer hombre. Edhasa, 1998. Impreso.
  17. ---. En tierra de nadie. Prólogo de David Lodge. Edición y epílogo de James Sexton. Seix Barral, 2008. Impreso.
  18. ---. Reflexiones. Editado por Judith Adamson, Prensa Ibérica, 1990. Impreso.
  19. ---. The Graham Greene Film Reader. Reviews, Essays, Interviews & Film Stories. Editado por David Parkinson. Applause Theatre Books, 2000. Impreso.
  20. ---. The Pleasure-Dome. The Collected Film Criticism 1935-1940. Editado por John Russell Taylor, Seckler & Warburg, 1972. Impreso.
  21. ---. Una especie de vida. Seix Barral, 1987. Impreso.
  22. ---. Vías de escape. Seix Barral, 1990. Impreso.
  23. Hitchens, Christopher. Amor, pobreza y guerra. De Bolsillo, 2011. Impreso.
  24. Korda, Michael. Alexander Korda. Una vida de ensueño. T&B, 2003. Impreso.
  25. McBridge, Joseph. Tras la pista de John Ford. T&B, 2001. Impreso.
  26. Moeller, Charles. Literatura del siglo XX y cristianismo. Vol. 1. Gredos, 1970. Impreso.
  27. Montiel, Alejandro. “La oración de Maurice Bendrix. Graham Greene y el cine”. La madriguera, vol. 23, 1999, pp. 60-62. Web. 29 de diciembre de 2022. https://riunet.upv.es/handle/10251/41817
  28. Phillips, Gene. Graham Greene: The Films of His Fiction. Teachers College Press, 1974. Impreso.
  29. Sánchez Noriega, José. De la literatura al cine. Teoría y análisis de la adaptación. Paidós, 2000. Impreso.
  30. Sherry, Norman. The Life of Graham Greene. Volume One 1904-1939. Jonathan Cape, 1989. Impreso.
  31. ---. The Life of Graham Greene. Volume Two 1939-1955. Jonathan Cape, 1994. Impreso.
  32. Verde, Nuria. El verdadero tercer hombre. El Viento, 2020. Impreso.
  33. Vidal, Gore. Navegación a la vista. Mondadori, 2012. Impreso.
  34. Villar Flor, Carlos. Viajes con mi cura. Las andanzas de Graham Greene por España y Portugal. Comares, 2020. Impreso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.