Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Desterritorialização e recuperação linguística no rap da região dos Lagos: o caso de “Melipulli”, de Natural Es Estylo e Luanko

Resumo

A demanda pela revitalização das línguas indígenas estimulou processos criativos em gerações de jovens artistas chilenos. Um exemplo disso é a recuperação da língua mapuche e sua emergência como tópico relevante na música popular no sul do Chile. O presente artigo busca explorar a dimensão literária do discurso musical de Natural Es Estylo, a partir do estudo da canção “Melipulli”, interpretada em conjunto com o rapper Mapuche Luanko. Para atender a esse objetivo, foi realizada uma análise de conteúdo com o auxílio de softwares especializados. Posteriormente, fontes documentais e etnográficas foram trianguladas com a letra de “Melipulli”. Os resultados indicam que a revitalização da língua mapuche faz parte de uma série de estratégias descolonizadoras, bem como de um discurso de resistência que tensiona as formas hegemônicas de entender a história deste povo.

Palavras-chave

rap mapuche, recuperação linguística, língua mapuche, etnomusicologia

PDF (Español)

Biografia do Autor

Claudio Donoso

Professor de História e Ciências Sociais na Universidad San Sebastián, Chile. Atualmente, dedica-se ao ensino em escolas e à criação artística na cena rap de Puerto Montt. Como músico, ele trabalhou como solista e em grupos de rap. Ele também coordenou reuniões e palestras sobre rap na comuna de Puerto Montt, Chile.


Referências

  • Álvarez-Santullano, Pilar, y Amilcar Forno. “La inserción de la lengua mapuche en el currículum de escuelas con educación intercultural: un problema más que metodológico”. Alpha, núm. 26, 2008, pp. 9-28. Web. 5 de abril de 2023. https://doi.org/10.4067/s0718-22012008000100002
  • Appadurai, Arjun. “The Production of Locality”. Counterworks. Routledge, 2003, pp. 208-229. Web. 10 de abril de 2023. https://doi.org/10.4324/9780203450994-10
  • Bernedo, Patricio. “Los industriales alemanes de Valdivia, 1850-1914”. Historia, núm. 32, vol. 1, 1999, pp. 5-42. https://repositorio.uc.cl/handle/11534/9510
  • Binns, Niall. ¿Callejón sin salida?: la crisis ecológica en la poesía hispanoamericana. Prensas Universitarias de Zaragoza, 2004. Impreso. https://doi.org/10.26754/uz.84-7733-693-8
  • Caniguan, Natalia, y Francisca Villarroel. Muñkupe Ülkantun: Que el canto llegue a todas partes. LOM, 2011. Impreso.
  • Duarte, Fábio. Space, Place and Territory: A Critical Review on Spatialities. Routledge, 2017. Web. 5 de abril de 2023. https://doi.org/10.4324/9781315598888
  • Facuse, Marisol, y Rodrigo Torres. “Músicas inmigrantes latinoamericanas en Santiago de Chile: El caso de la escena musical peruana”. Revista musical chilena, vol. 71, 2017, pp. 11-47. Web. 15 de abril de 2023. https://doi.org/10.4067/s0716-27902017000100011
  • Guattari, Félix, y Suely Rolnik. Micropolítica: cartografías del deseo. Tinta Limón, 2005. Impreso.
  • Gundermann, Hans, Jaqueline Canihuan, Alejandro Clavería y César Faúndez. “El mapuzugun, una lengua en retroceso”. Atenea, núm. 503, 2011, pp. 111-131. Web. 5 de enero de 2023. https://doi.org/10.4067/S0718-04622011000100006
  • Herner, María Teresa. “Territorio, desterritorialización y reterritorialización: un abordaje teórico desde la perspectiva de Deleuze y Guattari”. Huellas, núm. 13, 2009, pp. 158-171. Impreso.
  • Huirimilla, Paulo. Etnopoesía y poética intercultural en la cosmovisión huilliche. Ñuke Mapuförlaget, 2005. Impreso.
  • Imigo, Estela. “La colonización de Valdivia y Llanquihue de Vicente Pérez Rosales: Omisiones y elipsis. En Recuerdos de un pasado presente”. Revista Documentos Lingüísticos y Literarios UACh, núm. 35, 2017. Impreso.
  • Maffesoli, Michel. El tiempo de las tribus: el ocaso del individualismo en las sociedades posmodernas. Siglo XXI, 2004. Impreso.
  • ---. “La potencia de los lugares emblemáticos”. Convergencia, vol. 14, núm. 44, 2007, pp. 41-57. Impreso.
  • Morin, Edgar. Introducción al pensamiento complejo. Gedisa, 1998. Impreso.
  • Naqill Gómez, Viktor. “Lengua y territorio relación estratégica para la revitalización del mapuzugun”. Caracol, núm. 20, 2020, pp. 134-165. Web. 25 de marzo de 2023. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.i20p134-165
  • Ostria González, Mauricio. “Notas sobre ecocrítica y poesía chilena”. Atenea, núm. 502, 2010, pp. 181-191. Web. 3 de diciembre de 2022. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-04622010000200010
  • Ortiz, Renato. “Globalización y esfera pública. Entre lo nacional y lo trasnacional”. Signo y pensamiento, vol. 21, núm. 41, 2002, 68-81. Impreso.
  • Painequeo, Héctor. “Técnicas de composición en el ül (canto mapuche)”. Literatura y lingüística, núm. 26, 2012, pp. 205-228. Web. 3 de diciembre de 2022. https://doi.org/10.4067/S0716-58112012000200013
  • Pérez de Arce, José. Música Mapuche. Ocho libros, 2020. Impreso.
  • Plesch, Melanie. “«Una pena estrordinaria»: tópicos disfóricos en el nacionalismo musical argentino”. Acta Musicologica, vol. 86, núm. 2, 2014, pp. 217-248. Impreso.
  • Pozo, Gabriel, Margarita Canio y José Velásquez. “Memoria oral mapuche a través de cantos tradicionales Ülkantun: Recordando la época de ocupación (Siglos XIX y XX)”. Resonancias, vol. 23, núm. 45, 2019, pp. 61-89. Web. 3 de diciembre de 2022. https://doi.org/10.7764/res.2019.45.3
  • Ramírez, Blanca, y Liliana López. Espacio, paisaje, región, territorio y lugar: La diversidad en el pensamiento contemporáneo. Universidad Nacional Autónoma de México y Universidad Autónoma Metropolitana, 2015. Impreso.
  • Rekedal, Jacob. “El Hip-Hop Mapuche en las fronteras de la expresión y el activismo”. Lenguas y Literaturas Indoamericanas, núm. 16, 2014, pp. 7-30. Impreso.
  • ---. “Martyrdom and Mapuche Metal: Defying Cultural and Territorial Reductions in Twenty-First-Century Wallmapu”. Ethnomusicology, vol. 63, núm. 1, 2019, pp. 78-104. Web. 3 de diciembre de 2022. https://doi.org/10.5406/ethnomusicology.63.1.0078
  • ---. “Warrior Spirit: From Invasion to Fusion Music in the Mapuche Territory of Southern Chile”. University of California, 2015. Impreso.
  • Rice, Timothy. “Time, Place, and Metaphor in Musical Experience and Ethnography”. Ethnomusicology, vol. 47, núm. 2, 2003, pp. 151-179. Web. 3 de diciembre de 2022. https://doi.org/10.2307/3113916
  • Robinson, Gregory. “Remembering the Borderlands: Traditional Music and the Post-Frontier in Aisén, Chile”. Ethnomusicology, vol. 57, núm. 3, 2013, 455-484. Web. 3 de diciembre de 2022. https://doi.org/10.5406/ethnomusicology.57.3.0455
  • Rodríguez, Julio. “Música y enseñanza de la historia”. Aula abierta, núm. 37, 1983, pp. 151-165.
  • Saiz, José, Eugenia Rapimán y Antonio Mladinic. “Estereotipos sobre los mapuches: su reciente evolución”. Psykhe, vol. 17, núm. 2, 2008, pp. 27-40. Web. 28 de diciembre de 2022. https://doi.org/10.4067/S0718-22282008000200003
  • Salazar, Gabriel. “La Historia como Ciencia Popular: Despertando a los Weupifes”. Revista Austral de Ciencias Sociales 11 (2006): 143-167. Impreso.
  • Soja, Edward. Thirdspace: Journeys to Los Angeles and Other Real-and-Imagined Places. Basil Blackwell, 1996. Impreso.
  • Soto-Silva, Ignacio. “Percepciones respecto a la música popular urbana en territorio mapuche williche: hibridación, reafirmación étnica y resistencia en la fütawillimapu”. Revista de Musicología, vol. 42, núm. 1, 2018. Web. 4 de enero de 2023. https://doi.org/10.2307/26661414
  • Soto-Silva, Ignacio, Jacob Rekedal y Javier Silva-Zurita. “Diálogos y reflexiones sobre la etnomusicología en Chile: reunión fundacional del Comité Chileno del Consejo Internacional para la música tradicional (Ictm-Chile)”. Revista musical chilena, núm. 233, 2020, pp. 196-200. Web. 4 de enero de 2023. https://doi.org/10.4067/S0716-27902020000100196
  • Soto-Silva, Ignacio, Javier Silva-Zurita, Franco Millán y Myriam Núñez-Pertucé. “El toque de trutruka como representación de la resistencia mapuche en la música popular urbana de la Región de Los Lagos, Chile”. Per Musi, núm. 42, 2022, pp. 1-25. Web. 3 de diciembre de 2022. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2022.39490
  • Spencer, Christian. “Más allá del folclore: la producción social del espacio a través de la cueca urbana en Santiago de Chile (2000-2010)”. Artcultura, vol. 19, núm. 34, 2017, pp. 87-105. Web. 3 de diciembre de 2022. https://doi.org/10.14393/ArtC-V19n34-2017-1-06
  • Stahl, Geoff, y J. Mark Percival. The Bloomsbury Handbook of Popular Music, Space and Place. Bloomsbury Publishing, 2022. Impreso. https://doi.org/10.5040/9781501336317
  • Strauss, Anselm, y Juliet Corbin. Bases de la investigación cualitativa: técnicas y procedimientos para desarrollar la teoría fundamentada. Universidad de Antioquia, 2016. Impreso.
  • Ther Ríos, Francisco. “Antropología del territorio”. Polis. Revista Latinoamericana, vol. 11, núm. 32, 2012. Web. 4 de enero de 2023. https://doi.org/10.4067/S0718-65682012000200023
  • Vergara, Nelson. “Complejidad, espacio, tiempo e interpretación (notas para una hermenéutica del territorio)”. Alpha, núm. 28, 2009, pp. 233-244. Web. https://doi.org/10.4067/S0718-22012009000100016
  • Villanueva, Sandra. “Aproximación metodológica al concepto de territorios discursivos”. Diálogo andino, núm. 59, 2019, pp. 55-63. Web. 4 de enero de 2023. https://doi.org/10.4067/S0719-26812019000200055

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.