Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Em torno da voz: Notas sobre as poéticas Latino-Americanas do sgnificante

Resumo

O artigo tem como objetivo delimitar o conceito de “voz” no poema em seus níveis intratextual e extratextual. Esta reflexão, fundamentada na teoria da enunciação lírica francesa (Meschonnic, Maulpoix, Benoit), a partir do conceito de “des-repressão do autor” (Barthes), concebe a voz como ponto de interseção entre o corpo e a linguagem. A adoção desse ponto de vista permite conjecturar que, fora do texto, a voz é entendida como consequência da bouche-oreille mencionada por Paul Valéry, além de ser o cenário onde a pulsão dá origem à pulsação poética (Kristeva). Essa macro-rétorica encontra seu correlato dentro do texto, onde a voz é caracterizada como a assinatura sonora do sujeito lírico (Blasing). Na descrição de alguns textos de poetas latino-americanos, diferentes fenômenos identificados com a dinâmica da voz são referidos. Dessa forma, alcança-se um conceito operacional para a análise da poesia contemporânea.

Palavras-chave

Voz, Enunciação lírica, Sujeito lírico, Poesia latino-americana, Poéticas do significante.

PDF (Español)

Biografia do Autor

Alí Calderón Farfán

Alí Calderón (Ciudad de México) é poeta e crítico literário. É doutorado em Letras Mexicanas pela UNAM e membro do Sistema Nacional de Investigadores (Nível I) desde 2013 até à data. Atualmente, é professor do Doutoramento em Literatura Hispano-Americana na Benemérita Universidad Autónoma de Puebla.


Referências

  1. Alonso, Dámaro. Poesía española. Gredos, 1976. Impreso.
  2. Antin David, y Charles Bernstein. A conversation with David Antin. Granary Books, 2002. Impreso.
  3. Barthes, Roland. La preparación de la novela. Siglo XXI, 2005. Impreso.
  4. Batista, León Félix. “Foja de poesía 2020: León Félix Batista”. Círculo de Poesía. Territorio Poético A.C., 8 de julio de 2010. Web. 7 de octubre de 2023. https://circulodepoesia.com/2010/07/foja-de-poesia-no-220-leon-felix-batista/
  5. Béguin, Albert. El alma romántica y el sueño. Fondo de Cultura Económica, 1954. Impreso.
  6. Benoit, Éric. Dynamiques de la voix poétique. Classiques Garnier, 2016. Impreso.
  7. Bernstein, Charles. L=A=N=G=U=A=G=E CONTRAATACA. Aldus, 2011. Impreso.
  8. Blasing, Mutlu Konuk. Lyric poetry. Princeton University Press, 2006. Impreso.
  9. Bohórquez, Abigael. Navegación en Yoremito. Mantis Editores, 2012. Impreso.
  10. Bueno, Wilson. “Mar paraguayo”. Medusario. Muestra de poesía latinoamericana. Editado por Roberto Echavarren, José Kozer y Jacobo Sefamí. Ærea, 2016, pp. 309-318. Impreso.
  11. Calderón, Alí. “Escenografías de enunciación y sujetos modales en la poesía hispánica actual”. Connotas. Revista de teoría y crítica literarias, núm. 28, 2024, pp. 140-159. Web. 3 de enero de 2024. https://doi.org/10.36798/critlit.v0i28.505
  12. Calderón, Mario. Lenguajes en la poesía mexicana. Universidad Nacional Autónoma de México, 2015. Impreso.
  13. ---. Suma poética. Valparaíso Ediciones, 2014. Impreso.
  14. Cornejo, María Emilia. Todo lo guardo en mis ojos. Poesía reunida (1967-1972). Fondo de Cultura Económica, 2023. Impreso.
  15. Culler, Jonathan. Theory of the Lyric. Harvard University Press, 2015. Impreso. https://doi.org/10.4159/9780674425781
  16. Domínguez Caparrós, José. Estudios de métrica. Aula abierta, 1999. Impreso.
  17. Eliot, T. S. Ensayos escogidos. Universidad Nacional Autónoma de México, 2000. Impreso.
  18. González, Yanko y Pedro Araya. ZurDos. Última poesía latinoamericana. Bartleby Editores, Madrid, 2005. Impreso.
  19. Hanna, Christophe. “Les Questions Théoriques: une recherche des années 2000”. Histoire de la recherche contemporaine. Tomo X, núm. 1, 2021. Web. 12 de febrero de 2023. https://doi.org/10.4000/hrc.5692
  20. Hejinian, Lyn. “The Rejection to Closure”. Atlantic Drift. An Anthology of Poetry and Poetics. Editado por James Byrne. Arc Publications, 2017, pp. 127-134. Impreso.
  21. Hoagland, Tony. The Art of Voice. Norton, 2019. Impreso.
  22. ---. Real Sofistikashun. Essays on Poetry and Craft. Graywolf Press, 2006. Impreso.
  23. Jung, Carl Gustav. Mysterium coniunctionis. Trotta, 2002. Impreso.
  24. ---. Recuerdos, sueños, pensamientos. Seix Barral, 1999. Impreso.
  25. ---. Psicología y alquimia. Santiago Rueda, 1987. Impreso.
  26. Kristeva, Julia. La révolution du langage poétique. Éditions du Seuil, 1974. Impreso.
  27. Laplanche Jean, y Jean-Betrand Pontalis. Diccionario de psicoanálisis. Paidós, 1967. Impreso.
  28. Longenbach, James. How Poems Get Made. Norton, 2018. Impreso.
  29. Lotman, Iuri. La semiosfera II. Cátedra, 1998. Impreso.
  30. Maulpoix, Jean-Michel. Anatomie du poète. Jose Corti, 2020. Impreso.
  31. ---. Les 100 mots de la poésie. PUF. Presses Universitaires de France, 2018. Impreso.
  32. ---. Le poète perplexe. Jose Corti, 2002. Impreso.
  33. ---. Du lyrisme. José Corti, 2000. Impreso.
  34. ---. “La quatrième personne du singulier”. Figures du sujet lyrique. Editado por Dominique Rabaté. PUF. Presses Universitaires de France, 1996, pp. 147-160. Impreso.
  35. Meschonnic. Henri. Modernidad Modernidad. La cabra ediciones, 2014. Impreso.
  36. ---. Critique du Rythme. Anthropologie Historique du Langage. Verdier, 2009. Impreso.
  37. ---. Pour la poétique I. Gallimard, 2009. Impreso.
  38. ---. La Rime et la Vie. Gallimard, 2006. Impreso.
  39. ---. Célébration de la poésie. Verdier, 2001. Impreso.
  40. ---. Le langage Heidegger. PUF. Presses Universitaires de France, 1990. Impreso.
  41. Milán, Eduardo. Disenso. Fondo de Cultura Económica, 2010. Impreso.
  42. ---. Extremo de escritura. Ensayos poéticos y políticos. Espacio Hudson, 2010. Impreso.
  43. Palacios, Luis David. Problemas del ritmo poético. Benemérita Universidad Autónoma de Puebla. Trabajo de grado de Maestría. Repositorio Nacional, 2017. Web. 12 de febrero de 2023. https://www.repositorionacionalcti.mx/recurso/oai:repositorioinstitucional.buap.mx:20.500.12371/475
  44. Paz, Octavio. El arco y la lira. Fondo de Cultura Económica, 1986. Impreso.
  45. ---. Por las sendas de la memoria. Prólogos a una obra. Fondo de Cultura Económica, 2011. Impreso.
  46. ---. Excursiones e incursiones. Dominio extranjero. Obras Completas II. Fondo de Cultura Económica, 2014. Impreso.
  47. Paz, Octavio, y José Luis Martínez. Al calor de la amistad. Correspondencia 1950-1984. Fondo de Cultura Económica, 2015. Impreso.
  48. Perloff, Marjorie. La escalera de Wittgenstein. El lenguaje poético y el extrañamiento de lo ordinario. Aldus, 2011. Impreso.
  49. ---. Poetics of Indeterminacy. Northwestern University Press, 1993. Impreso.
  50. Pimentel, Jorge. Ave soul. Lustra editores, 2014. Impreso.
  51. Porrúa, Ana. Caligrafía tonal. Ensayos sobre poesía. Entropía, 2011. Impreso.
  52. Quignard, Pascal. Pequeños tratados I. Sexto piso, 2017. Impreso.
  53. Sheridan, Guillermo. Los idilios salvajes. Era, 2016. Impreso.
  54. Valéry, Paul. Œeuvres II. Gallimard, 1960. Impreso.
  55. Von Franz, Marie-Louise. “La ciencia y el inconsciente”. El hombre y sus símbolos, Caralt, 1984, pp. 323-334. Impreso.
  56. Yurkievich, Saúl. Suma crítica. Fondo de Cultura Económica, 1997. Impreso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.