Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Proposta para o estudo de uma editora do século XX a partir das humanidades digitais: o caso da Ediciones Tercer Mundo (Bogotá, 1961-1989)

Resumo

O estudo de coleções editoriais é uma das rotas que têm seguido nos últimos anos os trabalhos sobre a história do livro e da edição na Colômbia. Uma das políticas editoriais mais importantes da Ediciones Tercer Mundo (Bogotá, 1961-1989) foi estruturar seu catálogo por coleções com a ideia de construir um projeto editorial focado na compreensão acadêmica, política e literária daquele momento, a partir da promoção do livro colombiano e distribuição de títulos estrangeiros. Dos postulados teóricos e metodológicos da "virada material" nos estudos do livro e da edição, somado às humanidades digitais, neste artigo se apresenta uma análise da coleção "O dedo na ferida" (1966-1970), dirigida por Belisario Betancur e publicada em Ediciones Tercer Mundo, considerando seu papel como dinamizadora dos debates intelectuais dos anos sessenta na Colômbia.

Palavras-chave

sociologia da literatura, estudos editoriais, Ediciones Tercer Mundo, coleção editorial, humanidades digitais

PDF (Español)

Referências

  1. Alburquerque, Germán. “El campo intelectual latinoamericano, el Tercer Mundo y el tercermundismo”. La Trinchera Letrada. Editado por Germán Alburquerque, Ariadna Ediciones, 2011. https://books.openedition.org/ariadnaediciones/248
  2. Banco de la República. “Tasa de cambio representativa del mercado (TRM). Cotización histórica del dólar”. Superintendencia Financiera de Colombia, 2024. Web. 20 de agosto de 2024. https://totoro.banrep.gov.co/analytics/saw.dll?Portal&PortalPath=%2Fshared%2FDashboards_T%2FD_Estadísticas%2FEstadísticas&page=Tasas%20de%20cambio%20y%20sector%20externo&NQUser=publico&NQPassword=publico123&lang=es
  3. Bhaskar, Michael. La máquina de contenido. Hacia una teoría de la edición desde la imprenta hasta la red digital. México, Fondo de Cultura Económica, 2014.
  4. Bourdieu, Pierre. “Una revolución conservadora en la edición”. Intelectuales, política y poder. Editado por Pierre Bourdieu, Eudeba, 2009, pp. 223-270.
  5. Cobo Borda, Juan Gustavo. “Historia de la industria editorial colombiana”. Historia de las empresas editoriales de América Latina. Siglo XX. Editado por Juan Gustavo Cobo Borda, CERLALC-Universidad Externado de Colombia, 2002, pp. 161-188.
  6. Darnton, Robert. “¿Qué es la historia del libro?” Prismas - Revista de Historia Intelectual 12, 2 (2008): 135-155.
  7. De Piero, José Luis. “Trabajando con Voyant Tools”. Publicaciones de la Asociación Argentina de Humanidades Digitales (PublicAAHD), 2021.
  8. Doré, Martin. “La New Canadian Library, 1957-2011: modelo de análisis de una colección literaria”. La colección. Auge y consolidación de un objeto editorial (Europa/Américas, siglos XVIII-XXI). Editado por C. Rivalán y M. Nicoli, Universidad de los Andes-Universidad Nacional de Colombia, 2017, pp. 269-290.
  9. Lozano Simonelli, Fabio. “Tres años de Tercer Mundo”, Tercer Mundo. Gaceta mensual, octubre (1964): 1.
  10. Montreuil, Sophie. Le livre en série: Histoire et théorie de la collection littéraire. Tesis doctoral Université McGill, 2001. Montréal.
  11. Moretti, Franco. Lectura distante. México, Fondo de Cultura Económica, 2015.
  12. Penagos, Danilo. Aproximación al espacio editorial colombiano de los años sesenta. El caso de Ediciones Tercer Mundo 1961-1971. Trabajo de grado Universidad de Antioquia, 2018. Medellín.
  13. Penagos, Danilo. “Narrativa colombiana contemporánea (Ediciones Tercer Mundo, 1962-1967): valor y cambio literario dentro del espacio editorial colombiano de los años sesenta”. Estudios de Literatura Colombiana, 46 (2020): 139-158. http://doi.org/10.17533/udea.elc.n46a07
  14. Penagos, Danilo. “El cuento colombiano en Tercer Mundo y otros cuentos (1963-1994)”. La edición de cuento en Colombia en el siglo XX: apuestas editoriales y legitimación de un género. Editado por A. M. Agudelo, P. Marín Colorado y D. P. Guzmán Méndez. Biblioteca Latinoamericana de Cultural del Libro. Coedición Universidad Javeriana, Universidad del Rosario, Universidad Autónoma Metropolitana, Unidad Cuajimalpa, 2022, pp.183-228.
  15. Saferstein, Ezequiel. La cocina del ‘best-seller’ político: producción y ciculación de géneros editoriales de coyuntura socio-política argentina (2001-2011). Tesis de maestría Universidad Nacional de San Martín, 2013. Buenos Aires.
  16. Saferstein, Ezequiel. “Entre los estudios sobre el libro y la edición: el “giro material” en la historia intelectual y la sociología”. Información, cultura y sociedad: revista del Instituto de Investigaciones Bibliotecológicas, 29 (2013): 139-166. https://ri.conicet.gov.ar/handle/11336/28942
  17. Sapiro, Giséle. La sociología de la literatura. México, Fondo de Cultura Económica, 2016.
  18. Sorá, Gustavo. “Misión de la edición para una cultura en crisis. El Fondo de Cultura Económica y el americanismo en Tierra Firme”. Historia de los intelectuales en América Latina II. Los avatares de la “ciudad letrada” en el siglo XX. Editado por C. Altamirano. Katz Editores, 2010, pp. 537-566.
  19. Spiers, John. “Wondering about ‘the Causes of Causes’:The Publisher’s Series, Its Cultural Work and Meanings”. The Culture of the Publisher’ Series: Authors, Publishers and the Shaping Taste of Taste. Editado por J. Spiers, Palgrave Macmillan, 2011, pp. 1-61.
  20. THATCamp Paris. “Manifiesto por unas Humanidades Digitales”. Hypotheses, 2010. Web. 15 de septiembre de 2024. https://tcp.hypotheses.org/487

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.