A competência discursiva dos alunos na produção escrita de textos argumentativos académicos: o caso da Universidade Nacional Autónoma das Honduras (UNAH)
Resumo
Objetivo: Revelar a competência na produção de texto escrito argumentativo dos estudantes do primeiro ano da Universidade Nacional Autónoma das Honduras (UNAH) no primeiro período académico de 2018.
Originalidade/suporte: A sua importância reside na necessidade de desenvolver um programa estratégico que permita a literacia académica desde o início do ensino superior, para que os estudantes possam posteriormente continuar o seu processo de qualificação de forma autónoma. Pretende-se ainda que esta investigação contribua para a melhoria da qualidade do ensino superior, em princípio, especificamente nos espaços de aprendizagem do Departamento de Letras e por extensão, a longo prazo, a outras áreas académicas.
Método: Situa-se no paradigma interpretativo, de abordagem qualitativa. Amostra intencional. Para atingir os objectivos, procedeu-se à análise e interpretação da microestrutura, superestrutura e macroestrutura da produção textual dos participantes.
Estratégias/ coleta de datos: Conceção aplicada: investigação-ação, através da qual se formou um corpus de cento e cinquenta ensaios argumentativos escritos por cinquenta alunos. Deste corpus foram seleccionados trinta textos relevantes. A técnica de análise e interpretação dos textos foi a análise do discurso.
Conclusão: Os alunos não são utilizadores competentes na produção de textos académicos argumentativos. Os seus textos apresentam limitações, mas também muitas potencialidades.
Palavras-chave
Competência discursiva, macroestrutura, microestrutura, superestrutura, texto académico
Biografia do Autor
Janeth Mondragón Hernández
Doctora en Educación por la Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán (UPNFM); Tegucigalpa, Honduras. Profesora invetigadora de la Univesidad Nacional Autónoma de Honduras-UNAH.
Referências
- Abarca Cea, Claudia. “Operadores discursivo-pragmáticos en consultas cartománticas”. Revista de Humanidades, n.º 26 (2012): 143-158. http://revistahumanidades.unab.cl/wp-content/uploads/2013/01/A7.ABARCA.pdf
- Anula Rebollo, Alberto. El abecé de la psicolingüística. Madrid: Arco/Libros, S. L, 1998.
- Aristóteles. Retórica. Introducción, traducción y notas de Alberto Bernabé. Madrid: Alianza Editorial, 2012.
- Behar Rivero, Daniel Salomón. “Dilema entre los paradigmas cualitativo y cuantitativo de la investigación. Necesidad de una visión distinta”. MEDISAN 15, n.o 1 (2011): 145-149.
- Benveniste, Emile. Problemas de lingüística general I y II. México: Siglo XXI editores, 1974.
- Calsamiglia Blancafort, Helena y Amparo Tusón Valls. Las cosas del decir. Manual de análisis del discurso. Barcelona: Ariel, 2004.
- FundéuRAE. Fundación del Español Urgente. https://www.fundeu.es/consulta/hoy-en-dia-568/
- Gilbert, Michael A. “¿Qué es un argumento emocional?, o ¿por qué los teóricos de la argumentación disputan con sus parejas?”. En Introducción a la teoría de la argumentación, coordinado por Fernando Leal C., Carlos Ramírez G. y Víctor Favila V. Guadalajara: Universidad de Guadalajara, 2010.
- Latorre, Antonio. La investigación-acción. Conocer y cambiar la práctica educativa. Barcelona: Graó, 2005.
- Lozano, Jorge, Cristina Peña-Marín y Gonzalo Abril. Análisis del discurso. Hacia una semiótica de la interacción textual. Madrid: Ediciones Cátedra, 1982.
- Martí Sánchez, Manuel y José M. Hernández Blázquez. “Los conectores”. En Indagaciones sobre conectores, Córdoba (España): Ediciones Duque, 1999. http://dspace.uah.es/dspace/bitstream/handle/10017/6862/Conectores.pdf?sequence=1
- Melero Aguilar, Noelia. “El paradigma crítico y los aportes de la investigación acción participativa en la transformación de la realidad social: un análisis desde las ciencias sociales”. Cuestiones pedagógicas, n.o 21 (2011/2012): 339-355. https://institucional.us.es/revistas/cuestiones/21/art_14.pdf
- Monzón Laurencio, Luis Antonio. “Argumentación: objeto olvidado para la investigación en México”. Revista Electrónica de Investigación Educativa 13, n.o 2 (2011): 41-54.
- Perelman, Chaim y Lucie Olbrechts-Tyteca. Tratado de la argumentación. La nueva retórica. Madrid: Editorial Gredos, 2000.
- Reeder, Harry P. Argumentando con cuidado. Dialéctica para una sociedad democrática. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional / Sociedad de San Pablo, 2007.
- Sayago, Sebastián. “El análisis del discurso como técnica de investigación cualitativa y cuantitativa en las ciencias sociales”. Cinta de Moebio, n.o 49 (2014): 1-10. www.moebio.uchile.cl/49/sayago.html
- Van Dijk, Teun A. Estructuras y funciones del discurso. México: Siglo XXI editores, 1986.
- Van Dijk, Teun A. La ciencia del texto. Un enfoque interdisciplinario. Buenos Aires: Paidós, 1992.