Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Instrução pública e demanda por preceptores normalistas na Araucanía do século XIX

Resumo

Este artigo tem como propósito produzir conhecimentos acerca do exercício docente na Araucanía, durante a segunda metade do século XIX, no contexto de uma política estatal que buscou expandir a instrução pública chilena no território Mapuche. Com base em informação documental, extraída principalmente dos informes dos Visitadores de escolas, são apresentados dados acerca da formação e desempenho dos educadores encarregados de lecionar as primeiras letras no contexto educacional interétnico. De acordo com a informação fornecida pelas fontes, a falta de preparação em métodos de ensino e a carência de educadores com estudos formais constituíram uma reinvindicação persistente de Visitadores e autoridades locais, os que a sua vez demandaram a presença de preceptores normalistas. A partir desta perspectiva, o estudo apresenta antecedentes que permitem compreender a fundação de Escolas Normais no território da Araucanía, desde a última década do século XIX.

Palavras-chave

Revista História da Educação Latino-americana; Instrução Pública; Escolas de Professores; Preceptores; Araucanía

PDF (Español) HTML (Español)

Biografia do Autor

Omar Turra-Díaz

Docente e Investigador adjunto al Departamento de Ciencias de la Educación, perteneciente a la Facultad de Educación y Humanidades de la Universidad del Bío Bío.

Angélica Torres Vásquez

Académica de la Facultad de Educación, Universidad Católica de Temuco,


Referências

  • FUENTES
  • Archivo Nacional de Chile (AN), Santiago - Chile. Ministerio de Educación (MEDU), Fondo Instrucción Primaria.
  • Biblioteca Nacional de Chile (BN), Santiago – Chile. Sección Hemeroteca, Fondo Bibliográfico sala Medina. El Monitor de las Escuelas Primarias.
  • Biblioteca Nacional de Chile (AN), Santiago – Chile. Colección Digital. El Educador Penquista.
  • REFERENCIAS
  • Amunátegui, Miguel Luis y Amunátegui, Gregorio Víctor. De la Instrucción Primaria en Chile: lo que es, lo que debería ser. Santiago: Imprenta del Ferrocarril, 1856.
  • Bengoa, José. Historia del pueblo mapuche (siglo XIX y XX). Santiago: Ediciones LOM, 2000.
  • Catriquir Colipán, Desiderio y Durán, Teresa. Inagekey mapunche rakiduam. Algunos principios educativos mapunche. Documento de Trabajo, Universidad Católica Temuco, 1993.
  • Catriquir Colipán, Desiderio y Llanquinao, Gabriel. “Educación intercultural en contexto interétnico: formación y desempeño docente”. Revista Anthropos. No. 207 (2005): 167-184.
  • Cox, Cristian y Gysling, Jacqueline. La formación del profesorado en Chile, 1842-1987. Santiago: CIDE, 1990.
  • Domeyko, Ignacio. Araucanía y sus habitantes: recuerdos de un viaje hecho en las provincias meridionales de Chile en los meses de enero y febrero de 1845. Santiago: Imprenta Chilena, 1846.
  • Donoso, Andrés. Educación y nación al sur de la frontera. Organizaciones mapuche en el umbral de nuestra contemporaneidad, 1880-1930. Santiago: Pehuén, 2007.
  • Egaña, María Loreto. La educación primaria popular en el siglo XIX en Chile: Una práctica de política estatal. Santiago: LOM Ediciones, 2000.
  • Leiva, Arturo. El primer avance a la Araucanía: Angol 1862. Temuco: Universidad de la Frontera, 1984.
  • León, Leonardo. Araucanía: la violencia mestiza y el mito de la Pacificación, 1880-1900. Santiago: Editorial ARCIS, 2005.
  • López, Vicente Fidel. Manual de la Historia de Chile. Libro adoptado por la Universidad para la enseñanza en las Escuelas de la República. Santiago: Imprenta del Progreso, 1846.
  • Mancilla, Arturo. “Antecedentes para una historia de la educación primaria en Chile. Siglos XIX y comienzos del XX”. Tesis de Magíster en Historia, Universidad de Chile, 2005.
  • Marimán, Pablo. “Demanda por educación en el movimiento mapuche en Chile 1910-1995”. En Pueblos indígenas: educación y desarrollo, editado por Álvaro Bello, Pablo Marimán y Angélica Wilson. Temuco: Instituto de Estudios Indígenas, 1997, 130-200.
  • Muñoz de Ebensperguer, Gertrudis. “El desarrollo de las Escuelas Normales en Chile”. Anales de la Universidad de Chile, No. 45-46 (1942): 152-186.
  • Núñez Prieto, Iván. “Las Escuelas Normales: Una historia de fortalezas y debilidades 1842-1973”. Revista Docencia. No. 4 (2010): 32-39.
  • Núñez Prieto, Iván. “Escuelas Normales. Una historia larga y sorprendente. Chile (1842-1973)”. Revista Pensamiento Educativo, No. 46-47 (2010): 133-150.
  • Peña Tondreau, Macarena “Hijas Amadas de la Patria. Historia de la Escuela Normal de Preceptoras de Santiago, 1854-1883”. Tesis Licenciatura en Historia, Pontificia Universidad Católica de Chile, 2000.
  • Pinto, Jorge. Misioneros en la Araucanía, 1600-1900: Un capítulo de historia fronteriza en Chile. Bogotá: CELAM, 1990.
  • Pinto, Jorge. De la inclusión a la exclusión. La formación del estado, la nación y el pueblo mapuche. Santiago: Colección IDEA/USACH, 2000.
  • Ramirez, Emilio. “Niños populares y escuela popular: un estudio sobre las dificultades del proceso de escolarización en Chile (1840-1860)”. Polis. Revista Latinoamericana, 13. No. 37 (2014): 167-189. DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-65682014000100010
  • Salazar, Gabriel. “Los dilemas históricos de la auto-educación popular en Chile. ¿Integración o autonomía relativa?”. Revista Proposiciones. No. 15 (1988): 84-129.
  • Sarmiento, Domingo Faustino. De la Educación Popular. Santiago: Imprenta de Julio Belín y Compañía, 1849.
  • Serrano, Sol. “De escuelas indígenas sin pueblos a pueblos sin escuelas indígenas: La educación en la Araucanía en el siglo XIX”. Revista Historia. No. 29 (1995-1996): 423-474.
  • Serrano, Sol, Ponce de León, Macarena y Rengifo, Francisca. Historia de la Educación en Chile (1810 - 2010), tomo II. Santiago: Taurus, 2012.
  • Turra Díaz, Omar. “De la ocupación a la aculturación: escuela chilena y pueblo mapuche en los siglos XIX y XX”. Revista de Historia, 18. No. 1 (2008): 29-42. DOI: https://doi.org/10.29393/RH18-45OTOA10045
  • Zavala, José Manuel. Los mapuches del siglo XVIII. Dinámica interétnica y estrategias de Resistencia. Santiago: Editorial Universidad Bolivariana, 2008.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.