Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

O pensamento pedagógico de Natalia Górriz

Resumo

O presente artigo descreve e analisa a obra da primeira educadora centro-americana e autora dos textos sobre pedagogia que mais influenciaram as estudantes e educadoras de meados do século XX. Natalia Górriz não somente foi professora e diretora das principais escolas normais do país, foi também escritora feminista e geógrafa. Sua obra incorpora conceitos chave que redefinem o papel do docente, uma de suas principais preocupações. Além de tornar suas as principais ideias da psicologia educativa da época, também apresentou ideias sobre o reconhecimento dos direitos da criança por parte da organização escolar. O exame de sua obra é feito sobre a base dos métodos históricos hermenêuticos e por meio de uma compilação exaustiva de sua obra presente em livros e artigos de imprensa.

Palavras-chave

Pedagogia; feminismo; literatura; psicologia educativa

PDF (Español) HTML (Español)

Biografia do Autor

Bienvenido Argueta Hernández

Doctor en Educación y Estudios Culturales por la Universidad de Ohio de los Estados Unidos y Licenciado en Filosofía de la Universidad de San Carlos de Guatemala. Investigador del área de teoría y política educativa del Instituto de Investigaciones Educativas de la Escuela de Formación de Profesores de Enseñanza Media de la Universidad de San Carlos de Guatemala


Referências

  • Acuerdo Gubernativo de fecha 5 de mayo de 1939, Diario de Centroamérica, Tomo XXV, No. 79, 29 de mayo (1939): 733.
  • Arévalo, Juan José, Escritos complementarios. Guatemala: Centro Nacional de Libros de Texto y Material Didáctico José Pineda Ibarra, 1988.
  • Arévalo, Juan José, La Argentina que yo viví. México: B. Costa-Amic Editor, 1974.
  • Arévalo, Juan José, La inquietud normalista 1920-1927. Guatemala: Editorial Academia Centroamericana, 1980.
  • Bascom Jones, Máximo Soto Hall y William Scoullar, Libro Azul de Guatemala. Guatemala: Tipografía Nacional, 1915.
  • Carrillo, Alfredo, Evolución histórica de la educación secundaria en Guatemala. Guatemala: Editorial José Pineda Ibarra, Tomo I, 1915.
  • Compayré, Gabriel, Curso de Pedagógica Teórico-Práctica. París: Librería de la Vda. de Ch. Bouret, 1897.
  • Górriz de Morales, Natalia, Vida y viajes de Colón. Guatemala: Tipografía Nacional, 1895.
  • Górriz v. de Morales, Natalia, Pedagogía. Guatemala: Tipografía Sánchez & de Guise, 1912.
  • Górriz viuda de Morales, Natalia, Luisa Xicotencatl, Princesa de Tlaxcala. Guatemala: Editorial Cultura, 1941.
  • Luján Muñoz, Jorge, Las revoluciones de 1897, la muerte de J.M. Reina Barrios y la elección de M. Estrada Cabrera. Guatemala:
  • Artemis Edinter, 2003.
  • Mendoza, Edgar, “Natalia Górriz vda. de Morales: Mujer pionera en la enseñanza de la geografía en Guatemala: Su manual de geografía de 1904”. En Revista Anales Academia de Geografía e Historia de Guatemala, Tomo 92 (2017): 27.
  • Recopilación de Leyes de la República de Guatemala 1892-1893. Guatemala: Tipografía Nacional, Tomo XI, 1894.
  • Thompson, Nora, “Natalia Górriz de Morales, su vida y dignificación”. Revista de Educación, número 12, año XI, (1943): 364-368.
  • Víctor Miguel, Días, “Galería de Maestros. Natalia Górriz de Morales”, Diario de Centroamérica, Guatemala, 22 de marzo, 1912, 6.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)