Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Pontos de vista sobre a qualidade da educação básica na Ibero-América: visões da Espanha e da Colômbia

Resumo

A educação básica é responsável pela consolidação das estruturas do sistema educacional. Em grande parte do mundo, os países fizeram esforços importantes em termos de cobertura e, em maior medida, os que visam melhorar sua qualidade. No entanto, cada vez mais a qualidade da educação tem desempenhado um papel de liderança nos debates neste campo, especialmente a partir de abordagens de desenvolvimento social e econômico. Dessa forma, o artigo de pesquisa apresentado mostra a relação dessas políticas na Espanha e na Colômbia, como forma de reconhecer elementos comuns e divergentes. O texto faz parte do projeto de uma extensa pesquisa intitulada políticas de qualidade da educação básica básica na Colômbia (1994 - 2015) e utiliza como horizonte metodológico o paradigma qualitativo. Os resultados mostram que a qualidade da educação é um conceito associado com os objectivos de aprendizagem, o que se traduz a partir do modelo de competências é esperado deve conhecer e saber como um estudante após a sua escolaridade, o que deve ser avaliado nível interno e externo.

Palavras-chave

Revista Historia da Educação Latino-americana; qualidade da educação; política educacional; Educação básica.

PDF (Español) HTML (Español)

Biografia do Autor

Alexander Javier Montes Miranda

Doctor en Ciencias de la Educación, RUDECOLOMBIA (Universidad de Cartagena). Miembro del grupo de Investigación Rueca. 

Audin Aloiso Gamboa Suárez

Doctor en Ciencia de la Educación, RUDECOLOMBIA (Universdiad de Cartagena). Docente investigador de la Universidad Francisco de Paula Santander (Cúcuta). 


Referências

FUENTES

Instituto Colombiano para el Fomento de la Educación Superior (ICFES). Bogotá – Colombia. Principales resultados PISA 2012

Ley Orgánica para mejorar la calidad educativa” (LOGSE), Madrid – España. Ordenación General del Sistema Educativo.

Ministerio de Educación Nacional (MEN), Bogotá – Colombia. Artículo 33 del Decreto 1860

Ministerio de Educación Nacional (MEN), Bogotá – Colombia. Resolución 2343.

Ministerio de Educación Nacional (MEN), Bogotá – Colombia. Estandares básicos de competencias

REFERENCIAS

Andreú, Abela, Las técnicas de análisis de contenido: una revisión actualizada. (Documento en línea, 1998), http://public.centrodeestudiosandaluces.es/pdfs S 200103.1 (2/08/2018)

Bagiano, Hugo Edgardo. "La cultura de la resistencia juvenil y el proceso emancipador". Revista Historia de la Educación Latinoamericana 11 (2008): 59-76.

Barrios, Nanci, “Calidad de las escuelas bolivarianas en Venezuela”. Tesis Doctoral en, Universidad de León, 2011.

Beresaluce, Rosario, "La calidad como reto en las escuelas de educación infantil al inicio del siglo XXI: las escuelas de Reggio Emilia, de Loris Malaguzzi, como modelo a seguir en la práctica educativa". Tesis Doctoral en, Universidad de Alicante, 2008, 38.

Blackler, Frank. “Knowledge, knowledge work and organizations: An overview and interpretation”. Organization studies 16, no. 6 (1995): 1021-1046.
https://doi.org/10.1177/017084069501600605

Ciavatta, Maria. “Quando nós somos o outro: questões teórico-metodológicas sobre os estudos comparados”. Educação & Sociedade 21, no. 72 (2000): 65-79
https://doi.org/10.1590/S0101-73302000000300011

Díaz, Mario De Miguel, "La evaluación de los centros educativos. Una aproximación a un enfoque sistémico". Revista de Investigación Educativa 15, No. 17 (1997): 145-178.

Díez, Enrique Javier. “La globalización neoliberal y sus repercusiones en educación”. Revista electrónica interuniversitaria de formación del profesorado 13, no 2 (2010): 23-38

Kincheloe, Joel; La pedagogía crítica en el siglo XXI: evoluacionar para sobrevivir, pedagogía crítica – de qué hablamos, dónde estamos. Barcelona: Garó, 2008.

Martínez, Moya Armando, “Libertad de cátedra o socialismo de Estado. El dilema de los estudiantes de la Universidad de Guadalajara en 1933-1937”. Revista Historia de la Educación Latinoamericana vol.16, no. 22 (2014): 191-211.
https://doi.org/10.9757/Rhela.22/09

Montes, Alexander; Romero, Audin; Lago Diana. “La educación básica en Colombia: Una mirada a las políticas educativas”. Saber Ciencia y Libertad 8, no. 2 (2013): 141-155.
https://doi.org/10.18041/2382-3240/saber.2013v8n2.1915

Montes, Alexander; Romero, Zilath y Gamboa, Audin. "La formación docente en el marco de la política de calidad de la educación básica en Colombia". Revista Espacios 38, no. 20: (2017).

Romero, Audin, Calidad de la educación superior: pretensiones y realidades institucionales. Bogotá: Ecoe Ediciones, 2016.

Soto Arango, Diana Elvira. "Legislación e imaginarios sociales en el escalafón y los salarios de los educadores de primaria en Colombia. 1952-19941". Revista Historia de la Educación uLatinoamericana 15, no. 21 (2014): 229-262.
https://doi.org/10.9757/Rhela.21.07

Soto, Diana. Rivadeneira, José. Duarte, Jorge. Bernal Villate, Sandra Liliana, “La generación del movimiento estudiantil en Colombia. 1910-19241”, Revista Historia de la Educación Vol. 20 no. 30 (2018): 225.
https://doi.org/10.19053/01227238.8056

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.