Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Relações entre a poesia de José Ángel Valente e a música espectral

Resumo

Tanto o conceito de limite quanto o de musicalidade possuem na obra de José Ángel Valente um valor axial. Com o presente trabalho procura-se vincular a poética de Valente aos pressupostos da corrente espectralista. Para alcançar esse propósito serão revisados os fundamentos da poética da maturidade do galego e serão comparados com as bases teóricas do espectralismo. A condição permeável e flutuante do conceito de limite é imposta nos dois objetos trabalhados –música espectral e poesia de Valente–. Poderia se dizer que o reverberante constitui o fundamento epistemológico e inclusive ontológico das duas propostas estéticas. O modo no que tanto a poesia quanto a música estudada são propostas como vias do conhecimento que passam por um percurso de exploração da própria materialidade. O conhecimento de si possui a qualidade de objeto estético.

Palavras-chave

José Ángel Valente, poesia século XX, espectralismo, musica século XX, limite

PDF (Español) XML (Español)

Referências

Campos, J. (2017). Gerard Grisey y la música espectral. Colloquia. Revista de Pensamiento y Cultura, 66-101. Recuperado de https://colloquia.uhemisferios.edu.ec/index.php/colloquia/article/view/49

Cohen-Levinas, D. (Ed.). (1998). Vingt-Cinq ans de création musicale contemporaine. L’Itinéraire en temps réel. Paris: L’Harmattan.

Dahlhaus, C. y Eggebrecht, H. H. (2012). ¿Qué es la música? (L. A. Bredlow, trad.). Barcelona: Acantilado.

Díaz Gamboa, S. L. (2009). La experiencia de los límites en la obra de José Ángel Valente y sus implicaciones lógico-matemáticas (Tesis doctoral, Universidad Nacional de Educación a Distancia, Madrid). Recuperado de http://e-spacio.uned.es/fez/view/tesisuned:Filologia-Sldiaz

Escobar Borrego, F. J. (2012a). Tres lecciones de tinieblas, de José Ángel Valente: naturaleza musical, claves de poética e implicaciones simbólicas. Enthymema, (6), 118-191. Doi: https://doi.org/10.13130/2037-2426/2219

Escobar Borrego, F. J. (2012b). Sobre Valente y lo jondo: notas de poética. Studi Ispanici, 37, 293-315.

Escobar Borrego, F. J. (2013). Poesía y Canción: el río sumergido, de José Ángel Valente: cuestiones textuales, naturaleza genérica y fuentes. Demófilo. Revista de Cultura Tradicional de Andalucía, (45), 11-40.

Lai, A. (2008). La imagen del sonido y la escritura espectral. Escritura e Imagen, 4, 125-146. Recuperado de https://revistas.ucm.es/index.php/ESIM/article/view/ESIM0808110125A

Ordóñez Eslava, P. (2012). La creación musical de Mauricio Sotelo y José María Sánchez-Verdú: convergencia interdisciplinar a comienzos del siglo XXI (Tesis doctoral, no publicada, Universidad de Granada, Granada). Recuperado de https://digibug.ugr.es/bitstream/handle/10481/22545/19966738.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Pérez Frutos, I. (2007). Tratamiento de la voz. Tradición oral en la obra de Mauricio Sotelo. Papeles del festival de música española de Cádiz, 3, 139-160. Recuperado de https://bit.ly/2Kz9IdI

Quillier, P. (2003). Pour une poétique de la vibration: acousmates, soufflé, mélismes dans Trois leçons de ténèbres de José Ángel Valente et Le Chant très obscur de la langue de Jacques Rebotier. Revue de littérature comparée, 308(4), 491-505. Doi: https://doi.org/10.3917/rlc.308.0491

Ramos Rodríguez, D. (2012). Partiels, de G. Grisey. Percepción y estructura en la música espectral. Tratamiento específico de la escritura para cuerda. Espacio sonoro, (27), 1-94. Recuperado de https://bit.ly/2LTgg7P

Sotelo, M. (1997). Luigi Nono o “El dominio de los infiniti possibili”. Quodlibet, (7), 22-31. Recuperado de http://hdl.handle.net/10017/28260

Trías, E. (2009). Creaciones filosóficas I. Ética y estética. Barcelona: Galaxia Gutenberg/Círculo de Lectores.

Trías, E. (2010). La imaginación sonora. Barcelona: Galaxia Gutenberg/Círculo de Lectores.

Valente, J. Á. (2006). Obras completas I. Poesía y prosa. Barcelona: Galaxia Gutenberg/Círculo de Lectores.
Valente, J. Á. (2008). Obras completas II. Ensayos. Barcelona: Galaxia Gutenberg/Círculo de Lectores.

Veltier, A. (15 de abril de 1988). Les mots-énergie de José Ángel Valente. La recherche poétique du point zéro. Le Monde. Recuperado de https://bit.ly/3p6DiWV

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.