Estudo da transtextualidade no cinema de Quentin Tarantino
Resumo
O cinema e a literatura têm amplas e importantes relações práticas e teóricas. Em relação a essas últimas, a teoria da transtextualidade, criada por Gérard Genette, tem tido um
papel fundamental, dado o extenso número de referências feitas sobre obras audiovisuais e literárias em outros filmes. Nesta área, Quentin Tarantino é o realizador mais renomado na atualidade, graças às múltiplas e especiais conexões transtextuais que faz nas suas longametragens.
Portanto, aplicamos os tipos de transtextualidade expostos por Genette junto às noções cinematográficas de Robert Stam e outros teóricos a partir dos seus postulados para
estudar e exemplificar algumas das mais notórias na filmografia de Tarantino, e demostrar a importância disto na sua autoria e na nomeada relação entre a literatura e o cinema.
Palavras-chave
análise fílmica e cinematográfica, Gérard Genette, intertextualidade, Quentin Tarantino, transtextualidade
Referências
- Bajtín, Mijaíl. Problemas de la poética de Dostoievski (2.a ed.). México, Fondo de Cultura Económica, 2005.
- Cabrera Infante, Guillermo. Cine o sardina (2.a ed.). Madrid, Editorial Alfaguara, 1997. Coetzee, J. M. Mecanismos internos. Ensayos 2000-2005. Barcelona, Random House Mondadori, 2009.
- Colbert, David. Los mundos mágicos de El señor de los anillos. Barcelona, Ediciones B, 2003.
- Dumont, Gabriel. Beatrix Kiddo en el viejo Oeste. Influencia narrativa, estilística y trans- textual del western en los filmes Kill Bill vol. 1 y Kill Bill vol. 2 (tesis de pregrado, Universidad Central de Venezuela, Caracas), 2017. Recuperado de http://saber.ucv. ve/ handle/10872/20886
- García, Narcisa. Hello, Wall-e: la citación intertextual (tesis de pregrado, Universidad Central de Venezuela, Caracas), 2011.
- Genette, Gerard. Palimpsestos. La literatura en segundo grado. Madrid, Editorial Taurus, 1989.
- Gubern, Román. y Prat, Joan. Las raíces del miedo. Antropología del cine de terror. Barcelona, Tusquets Editores, 1979.
- Kennedy Toole, John. La conjura de los necios (44.a ed.). España, Editorial Anagrama, 2011. Kernan, Alvin. La muerte de la literatura. Caracas, Monte Ávila Editores Latinoamericana,
- Kristeva, Julia. Semiótica I. Madrid, Editorial Fundamentos, 1981.
- Kristeva, Julia. Bajtín, la palabra, el diálogo y la novela. En Navarro, Desiderio (ed.). Inter- textua-lité. Francia en el origen de un término y el desarrollo de un concepto (pp. 1-24). La Habana: UNEAC – Casa de las Américas – Embajada de Francia en Cuba, 1997.
- Leonard, Elmore. Cóctel explosivo. Barcelona, Ediciones B, 1994.
- Milton, John. El paraíso perdido. Barcelona, Editorial Ramón Sopena, 1975.
- Monaco, James. American Film Now. The people, the power, the money, the movies. Nue- va York: The New American Library, 1979.
- Orwell, George. 1984. Bogotá, Editorial Planeta, 2012.
- Posteguillo, Santiago. La sangre de los libros. Barcelona, Editorial Planeta, 2015. Romaguera i Ramió, Alsina Thevenet, eds. Textos y manifiestos del cine. Estética. Escuelas. Movimientos. Disciplinas. Innovaciones. Madrid, Ediciones Cá- tedra, 1993.
- Sábato, Ernesto. El túnel. Barcelona, Editorial Seix Barral, 2007.
- Schwanitz, Dietrich. La cultura. Todo lo que hay que saber. Madrid, Editorial Taurus, 2003. Serrano, Arturo. El cine de Quentin Tarantino. Una aproximación a la estética de la violencia. Caracas, Editorial Publicaciones UCAB, 2014.
- Shelley, Mary. Frankenstein o el moderno Prometeo (2.a ed.). Barcelona, Random House Mondadori, 2011.
- Simsolo, Noël. El cine negro. Madrid, Alianza Editorial, 2009.
- Stam, Robert. Teorías del cine. Barcelona, Ediciones Paidós Ibérica, 2001.
- Stam, Robert, Burgoyne, Robert, y Flitterman-Lewis, Sandy. Nuevos conceptos de la teoría del cine: estructuralismo, semiótica, narratología, psicoanálisis, intertextualidad. Barcelona, Editorial Paidós Ibérica, 1999.
- Steiner, Jean-Françoise. Treblinka. Barcelona, Editorial Plaza & Janes, 1973. Tarantino, Quentin. Malditos bastardos. Barcelona, Random House Mondadori, 2009.
- Villalba, Susana M., y Payán, Juan Miguel. Guía del cine independiente americano de los 90.
- Madrid, Nuer Ediciones, 1996.
- Villalobos Alpízar, Iván. “La noción de intertextualidad en Kristeva y Barthes”. Revista de Filosofía de la Universidad de Costa Rica, 41(103), 2003, págs. 137-146. Web.
- Filmografía
- A prueba de muerte. Dir. Quentin Tarantino. The Weinstein Company, 2007. DVD.
- Perros de reserva. Dir. Quentin Tarantino. Live Entertainment – Dog Eat Dog Productions,
- DVD.
- Pulp Fiction. Dir. Quentin Tarantino. A Band Apart – Jersey Films – Miramax, 1994. DVD.
- Jackie Brown. Dir. Quentin Tarantino. A Band Apart –Miramax, 1997. DVD.
- Kill Bill volumen 1. Dir. Quentin Tarantino. A Band Apart – Miramax, 2003. DVD.
- Kill Bill volumen 2. Dir. Quentin Tarantino. A Band Apart – Miramax, 2004. DVD.
- Bastardos sin gloria. Dir. Quentin Tarantino. Universal Pictures – A Band Apart – The We- instein Company – Visiona Romántica – Zehnte Babelsberg, 2004. DVD.
- Mank. Dir. David Fincher. Netflix, 2020.
- Juego con la muerte. Dir. Robert Clouse. Golden Harvest – Columbia Pictures, 1978. DVD.
- Django. Dir. Sergio Corbucci. B. R. C. Produzione – Tecisa, 1966. DVD.
- Foxy Brown. Dir. Jack Hill. American International Pictures, 1974. DVD.
- Grupo salvaje. Dir. Sam Peckinpah. Seven Arts – Warner Bros, 1969. DVD.
- Cantando bajo la lluvia. Dir Gene Kelly, Stanley Donen. Metro-Goldwyn-Mayer, 1952.
- DVD.
- Las noches rojas de Harlem. Dir. Gordon Parks. Metro-Goldwyn-Meyer, 1971. DVD.
- Los odiosos ocho. Dir. Quentin Tarantino. Double Feature Films – FimColony – The Weins- tein Company, 2015. DVD.
- Había una vez en… Hollywood. Dir. Quentin Tarantino. Columbia Pictures – Heyday Films Bona Film Group, 2019. DVD.
- Django desencadenado. Dir. Quentin Tarantino. A Ban Apart – Columbia Pictures – The
- Weinstein Company, 2012. DVD.
- Creepshow: El festín del terror. Dir. George Romero. Laurel-Show Inc – United Film Distri- bu- tion Compay – Creepshow Films Inc, 1982. DVD.
- Cementerio de mascotas. Dir. Mary Lambert. Paramount Pictures, 1989. DVD.
- Los Simpson. Dir. Matt Groening. Estados Unidos: Gracie Films – 20th Century Fox,
- -presente. DVD.