Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Un mundo huérfano por Giuseppe Caputo: a reconfiguração do corpo fragmentado através da representação

Resumo

A partir da leitura crítica do romance Un mundo huérfano (2016) de Giuseppe Caputo (Barranquilla, 1982), o presente artigo tem como objetivo estudar a presença e o diálogo estabelecido nesse com a categoria de corpo, definido pela teoria queer como performance e teatralidade, na que já não são mais determinantes nem o gênero nem o sexo, e na que tem um papel importante nos interesses do autor: o oximoro e a fragmentação para fazer a reconstrução de dito corpo que também pode ser lido como texto. Com a leitura considera-se que o romance representa em si próprio a tematização das principais perguntas da teoria queer e as suas elaborações dos conceitos de gênero e sexo; bem como a elaboração da categoria corpo e seus vasos comunicantes e explorações estéticas na materialidade do texto.

Palavras-chave

corpo, escrita criativa, género, romance colombiano, teoria queer

PDF (Español) XML (Español)

Biografia do Autor

Andrés Díaz Ibáñez

Estudiante de la Maestría en Literatura de la Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia. Docente universitario de la Corporación Universitaria Minuto de Dios (UNIMINUTO).


Referências

  • Caputo, Giuseppe. Un mundo huérfano. Bogotá, Penguin Random House, 2016.
  • De Lauretis, Teresa. “La tecnología del género”. Diferencias. Etapas de un camino a través del feminismo. Traducción de Eva Echániz Sans. Madrid, Horas y horas, 2000, pp. 33-69.
  • Foucault, Michel. Vigilar y castigar. Traducción de Aurelio Garzón del Camino. Madrid, Siglo XXI Editores, 2000.
  • Martínez, Ariel. “Apuntes sobre el cuerpo en el pensamiento de Judith Butler. Aportes del psicoanálisis en la teoría Queer”. Revista Affectio Societatis, vol. 12, núm. 23 (2015): 1-16. Web. 10 Jun. 2021. https://revistas.udea.edu.co/index.php/affectiosocietatis/article/view/24150
  • Matilla, José Manuel. “Desastre 37. Esto es peor”. Goya en tiempos de guerra. Madrid, Museo Nacional del Prado y Ediciones El Viso, 2008, p. 310.
  • Matilla, José Manuel. “Desastre 39. Grande hazaña, con muertos!”. Goya en tiempos de guerra. Madrid, Museo Nacional del Prado y Ediciones El Viso, 2008, p. 312.
  • McLaren, Peter. Pedagogía crítica, resistencia cultural y la producción del deseo. Buenos Aires, Rei-Aique Grupo Editor e Instituto de Estudios y Acción Social (IDEAS), 1994.
  • Melo Barbosa, Olga Patricia. “Narrativas queer en la Colombia del siglo XXI en las obras Un mundo huérfano de Giuseppe Caputo y La lesbiana, el oso y el ponqué de Andrea Salgado”. Trabajo de grado. Universidad Autónoma de Bucaramanga, 2020.
  • Mérida Jiménez, Rafael (ed.). Sexualidades transgresoras. Una antología de estudios queer. Barcelona, Icaria, 2002.
  • Mora Moreno, Sergio A. y Sánchez Noguera, Jorge M., “El Eros amenazado: cuerpos y territorios ganados en Un mundo huérfano de Giuseppe Caputo”. Revista Letral, núm. 24 (2020): 120-138.Web. 10 Jun. 2021. http://dx.doi.org/10.30827/RL.v0i24.11544 DOI: https://doi.org/10.30827/rl.v0i24.11544
  • Torras, Meri. “El delito del cuerpo”. Cuerpo e identidad. Estudios de género y sexualidad I. Editado por Meri Torras. Barcelona, Edicions UAB, 2007, pp. 11-36.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.