Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Uma abordagem de María de los Reyes Fuentes e seus ciclos poéticos

Resumo

Este trabalho propõe uma abordagem à figura de María de los Reyes Fuentes e à sua poesia, bem como uma análise dos ciclos poéticos em que se divide a sua obra. Embora tenhamos optado por delimitar a sua obra em duas partes, igualmente traçaremos um caminho pelas mudanças que tenha sofrido está incisão como consequência de novos estudos. Para efeito, foram tomadas como referência duas obras para a primeira etapa e três para a segunda, seguindo um critério de pertinência e representatividade. No estudo realizado se constata que, embora a poesia de temática amorosa quase desapareça na segunda fase, não é possível estabelecer uma divisão precisa entre os dois ciclos, uma vez que existe uma continuidade temática. Esta investigação insere-se no projeto “Mulheres Andaluzas Ocultas”, que pretende recuperar os nomes, a vida e a obra das escritoras da Idade de Prata. 

Palavras-chave

Poesia espanhola, escritoras espanhóis do século XX, María de los Reyes Fuentes, escritoras sevilhanas, ciclos de poesia

XML (Español) PDF (Español)

Biografia do Autor

Juan Aguilar González

Licenciatura e doutorado em Filologia pela Universidade de Sevilha. Professor de literatura, língua e tradução na Universidad de Castilla - La Mancha.


Referências

  1. Burgos, Antonio. “Reseña de Elegías del Uad-el-Kebir”. Cuadernos del Aula de Cultura, núm. 1, Universidad de Sevilla, 1962, pp. 123-124. Impreso.
  2. Caro Romero, Joaquín. “Reseña de Elegías del Uad-el-Kebir. El Correo de Andalucía, 4 de enero de 1962, p. 6. Impreso.
  3. Cenizo Jiménez, José. Poesía sevillana: grupos y tendencias (1969-1980). Sevilla, Editorial Universidad de Sevilla, 2002. Impreso.
  4. Collantes de Terán, Juan. Prólogo. Acrópolis del testimonio, por María de los Reyes Fuentes, Excelentísimo Ayuntamiento de Sevilla, 1966, pp. 9-17. Impreso.
  5. Cruz Giráldez, Miguel. “El Tiempo en la Poesía de María Reyes Fuentes. A propósito de Meditaciones Ante el Aljarafe”. Revista de Humanidades, 1999, pp. 107-116. Impreso.
  6. ———. “La poesía de Mª Reyes Fuentes”. Sevilla y la literatura. Homenaje al profesor Francisco López Estrada. Universidad de Sevilla, 2001, pp. 397-405. Impreso.
  7. Díaz-Plaja, Guillermo. La creación literaria en España. Madrid, Aguilar, 1968. Impreso.
  8. Fuentes, María de los Reyes. De mí hasta el hombre. Cádiz, Caleta, 1958. Impreso.
  9. ———. Sonetos del corazón adelante. Cádiz, Colección Alcaraván, núm.10, 1960. Impreso.
  10. ———. Elegías del Uad-el-Kebir. Sevilla, Ayuntamiento de Sevilla, 1961. Impreso
  11. ———. Romances de la miel en los labios. Sevilla, La muestra, Entregas de Poesía, núm. 4, 1962. Impreso.
  12. ———. Elegías tartessias. Orense, Colección Marina. La Editora Comercial, 1964. Impreso.
  13. ———. Oración de la verdad. Cádiz, La Venencia, núm. 7, 1965. Impreso.
  14. ———. Acrópolis del testimonio. Sevilla, Excmo. Ayuntamiento de Sevilla, 1966. Impreso.
  15. ———. Pozo de Jacob. Sevilla, Sección de Publicaciones del Excmo. Ayuntamiento de Sevilla, 1967. Impreso.
  16. ———. Motivos para un anfiteatro. Madrid, Editora Nacional, 1970. Impreso.
  17. ———. Concierto para la Sierra de Ronda y Fabulilla del diamante salvado. Sevilla, Ángaro 24, 1971. Impreso.
  18. ———. Elegie andaluse. Traducido por Vincenzo Josía. Roma, Edizioni Cias, 1971. Impreso
  19. ———. Misión de la palabra (Antología de 1955 a 1970). Sevilla, Publicaciones de la Universidad de Sevilla, Colección de Bolsillo, núm. 11, 1972. Impreso.
  20. ———. Apuntes para la composición de un drama. Sevilla, Ángaro, 1975. Impreso.
  21. ———. Aire de amor. Madrid, Adonais 345, Ediciones Rialp, 1977. Impreso.
  22. ———. Jardín de revelaciones. Ferrol, Esquío, 1985. Impreso.
  23. ———. Meditaciones ante el Aljarafe. Sevilla, Castillejo, 1999. Impreso.
  24. ———. Elegías Tartessias. (2ª edición facsímil), en Premios Marina 1958-1969, Diputación Provincial de Orense, 2001. Impreso.
  25. ———. Meditación sobre Luis Cernuda. Sevilla, Excmo. Ateneo de Sevilla, 2002. Impreso.
  26. ———. Acrópolis del testimonio. (2ª edición facsímil), Tierra de Nadie, Sevilla, 2008. Impreso.
  27. García-Viñó, Manuel. “Notas y encuestas sobre la “generación sevillana del cincuenta y tantos”. Caracola (168-169), Málaga, octubre-noviembre, 1966, p. 9. Impreso.
  28. Jiménez Martos, Luis. “Reseña de De mí hasta el hombre”. Ágora núm. 29-30, Madrid, 1959, pp. 53-54. Impreso.
  29. ———. Antología de poesía española. 1965-1966. Aguilar, Madrid, 1967. Impreso.
  30. ———. “Reseña de Elegías del Uad-el-Kebir”. La Estafeta Literaria, núm. 232, Madrid, 1962, p 20. Impreso.
  31. ———. “Reseña de Elegías tartesias y de Oración de la verdad”. La estafeta literaria, núm. 332, Madrid, 1965, p. 22. Impreso.
  32. ———. “Reseña de Acrópolis del testimonio”. La estafeta literaria, núm. 358, Madrid, 1966, pp. 21-22. Impreso.
  33. ———. “Reseña de Pozo de Jacob”. La Estafeta Literaria, núm. 391, Madrid, 1968, p. 39. Impreso.
  34. Jurado Morales, José. “La trayectoria poética de María de los Reyes Fuentes: Una escritora de la ‘generación sevillana del cincuenta y tantos’”. Prosemas, vol. 2, núm. 2, febrero de 2017, pp. 157-82, doi:10.17811/prep.2.2016.157-182. Web. 1 de agosto de 2022. https://reunido.uniovi.es/index.php/PREP/article/view/11577 DOI: https://doi.org/10.17811/prep.2.2016.157-182
  35. Laffón, Rafael. “Reseña de Elegías del Uad-el-Kebir”. ABC de Sevilla, 14 de enero de 1962, p. 48. Impreso.
  36. López Estrada, Francisco. “Coda a la Antología”. Misión de la Palabra (Antología de 1955 a 1970). Publicaciones de la Universidad de Sevilla, Colección de Bolsillo, núm. 11, Sevilla, 1972, p. 138. Impreso.
  37. Mantero, Manuel. “Una nueva poesía andaluza”. Cuadernos de Ágora, núm. 53-56, 1961. Impreso.
  38. Martínez Ortega, Carmen Elena. “La concepción poética de María de los Reyes Fuentes”. La estafeta literaria, núm. 14-15, VII Época, Madrid, 2001, pp. 21-24. Impreso.
  39. ———. La obra poética de María de los Reyes Fuentes. Sevilla, Universidad de Sevilla, 2011. Web. Fecha de consulta: 01/08/2022. https://idus.us.es/handle/11441/24310
  40. Miró, Emilio. “Crónica de poesía. Acrópolis del testimonio”. Ínsula, núm. 245, Madrid, 1967, pp. 7-9. Impreso
  41. ———. “Poetas andaluces”. Ínsula, núm. 382, Madrid, 1978. Impreso.
  42. Ortiz, Fernando. Introducción a la poesía andaluza contemporánea. Sevilla, Calle del Aire, 1981. Impreso.
  43. Ponce, Manuel. “Reyes Fuentes y su Misión de la palabra”. Sevilla, 14 de febrero de 1973, p. 8. Impreso.
  44. Provencio, Pedro. Poéticas españolas contemporáneas. La generación del cincuenta, Madrid, Hiperión, 1996. Impreso.
  45. Ruiz-Copete, Juan de Dios. Poetas de Sevilla. De la generación del 27 a los taifas de cincuenta y tantos. Sevilla, Publicaciones de la Caja de Ahorros San Fernando, Editorial González Cabañas, 1971. Impreso.
  46. Uceda, Julia. “Reseña de Elegías del Uad-el-Kebir y Romances de la miel en los labios”. Ágora núm. 51-52, 1963, pp. 42-44. Impreso.
  47. ———. “Qué sueño es el pretérito”. Obra poética (1958-1999). Colección Esquío de Poesía, LXXXVIII, Ferrol, 2002, p. 13-17. Impreso.
  48. Umbral, Francisco. “Oración de la verdad y Elegías Tartessias de María de los Reyes Fuentes”. Poesía Española, n. 160, Madrid, 1966, pp. 3-4. Impreso.
  49. Vargas, Rafael. Entre el sueño y la realidad. Colección Conversaciones vol. 14, Sevilla, Editorial Guadalmena, Alcalá de Guadaira, 1994, pp. 66-67. Impreso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.