A homossexualidade no espelho: o homossexual é o outro. El otro (Arturo Ripstein, 1984)

Resumo
O artigo aborda a adaptação cinematográfica feita por Arturo Ripstein e Manuel Puig do conto “O Impostor”, de Silvina Ocampo, que resultaria no filme El otro. A análise desse filme está inserida em uma discussão mais ampla sobre as maneiras pelas quais historicamente a representação cinematográfica da homossexualidade foi censurada no mundo e no México, bem como as estratégias que os cineastas usaram para recodificar ou contornar a censura. Assim, a partir da análise textual e cinematográfica, mostra-se como o filme aborda a questão da homossexualidade de forma muito velada. Além disso, por meio de interpretações psicanalíticas, a análise mostra os mecanismos formais que operam no filme para evitar mostrar e abordar a homossexualidade abertamente.
Palavras-chave
Arturo Ripstein, Manuel Puig, adaptação cinematográfica, filme e literatura, homossexualidade, censura
Referências
- Aguilera, Antonio. “Arturo Ripstein, un cine entre tragedia griega y naturalismo”. Procesos Históricos, núm. 31, 2017, pp. 107-122. https://www.redalyc.org/pdf/200/20049680010.pdf Fecha de acceso: 20 de febrero de 2024.
- Aguirre, Dulce. “Del estereotipo a la performatividad del género en una secuencia de El lugar sin límites (1977), de Arturo Ripstein”. Cuicuilco, vol. 19, núm. 54, 2012, pp. 241-260. https://www.redalyc.org/pdf/351/35126359013.pdf Fecha de acceso: 26 de agosto de 2024.
- Arratia, Ana. “La construcción del primer protagónico homosexual en el cine mexicano: ‘La Manuela’, en El lugar sin límites de Arturo Ripstein (1977)”. Tzintzun. Revista de Estudios Históricos, núm. 75, 2022, pp. 181-211. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1870-719X2022000100181 Fecha de acceso: 26 de agosto de 2024.
- Brooks, Peter. Reading for the Plot: Design and Intention in Narrative. Knopf Doubleday Publishing Group, 1984. Kindle.
- Bocchino, Adriana. “Sobreescrituras. La cara del villano como el ‘espejo’ en Las Meninas”. Cuadernos Hispanoamericanos, núm. 634, 2003, pp. 31-40. https://www.cervantesvirtual.com/obra/sobreescrituras-la-cara-del-villano-como-el-espejo-de-las-meninas-932660/ Fecha de acceso: 20 de abril de 2024.
- Carretero, Andrea, “Esa cara que no es la misma cara”: La figura del doble en dos cuentos de Silvina Ocampo. 2019. Universidad Complutense de Madrid, trabajo de grado de maestría.
- Cuello, Tatiana. “El símbolo del cisne en Rubén Darío”. Revista de Literaturas Modernas, vol. 47, núm. 1, 2017, pp. 135-150. https://bdigital.uncu.edu.ar/objetos_digitales/12344/09rlm.pdf Fecha de acceso: 20 de julio de 2024.
- Freud, Sigmund. “Sobre algunos mecanismos neuróticos en los celos, la paranoia y la homosexualidad”. Obras completas, tomo 19. Losada, 1997, pp. 2611-2618.
- ---. “Lo siniestro”. Obras completas, tomo 18. Losada, 1997, pp. 2483-2505.
- Klinberg, Patricia. “The Mad Double in the Stories of Silvina Ocampo”. Latin American Literary Review, vol. 16, núm. 32, 1988, pp. 29-40.
- ---. “Silvina Ocampo frente al espejo”. Inti, núm. 40/41, 1994, pp. 271-286.
- León Farías, Isaac. “Las estaciones del infierno. El cine de Arturo Ripstein”. La Gran Ilusión, núm. 7, 1997, pp. 125-134. https://hamamarino.wordpress.com/wp-content/uploads/2018/12/las-estaciones-del-infierno.pdf Fecha de acceso: 20 de mayo de 2024.
- Mira, Alberto. Miradas insumisas. Gays y lesbianas en el cine. EGALES, 2008.
- Ocampo, Silvina. Cuentos completos. Emecé, 1999.
- Rank, Otto. El doble. Ediciones Orión, 1976.
- Schulz-Cruz, Bernard. Imágenes gay en el cine mexicano. Tres décadas de joterío 1970-1999. Fontamara, 2008.
- Todorov, Tzvetan. “Tipología de la novela policial”. Poétique de la prose. Seuil, 1971.
- ---. Introducción a la literatura fantástica. Premia editora de libros, 1981.