Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Prácticas deportivas y ocio en el parque lineal Periférico Oriente en Iztapalapa, Ciudad de México, 2020-2022

Resumo

 Resumo. As práticas esportivas e de lazer são elementos necessários para a socialização, o bem-estar físico e emocional das pessoas, especialmente nas grandes cidades latino-americanas onde os espaços públicos dedicados à realização dessas atividades são cada vez mais escassos devido ao crescimento urbano. Assim, a presente investigação analisa as práticas desportivas e de lazer que se apresentam no parque linear Periférico Oriente após a sua remodelação, bem como a infra-estrutura do local para saber se responde ou não às necessidades da população e se o parque é um espaço de lazer, encontro e integração social. Para isso, utilizou-se a observação direta como método etnográfico, o que nos permitiu investigar os diferentes usos e formas de apropriação que diferentes usuários fazem do parque; Foram realizadas pesquisas com usuários e entrevistas semiestruturadas com professores de prática esportiva. Em ambos os instrumentos foram abordados os seguintes itens: dados gerais, segurança, equipamentos e manutenção do parque, usos, práticas esportivas e de lazer e o que o parque representa. Identificou-se que a reforma do parque linear permitiu uma apropriação do local por meio de novas práticas esportivas como calistenia, dança aérea, patinação, futebol e outras atividades recreativas e de lazer como caminhadas, brincadeiras infantis, descanso, convivência, cinema, música e oficinas. Tudo isso impactou a vida das pessoas que fazem parte daquele espaço.

Palavras-chave

espaço público lazer, parque linear e práticas esportivas

PDF (Español)

Biografia do Autor

Jonni Mendez Atempa

Geógrafo. Licenciado en Geografía por la Universidad Nacional Autónoma de México. Estudiante de la Maestría en Planeación y Políticas Metropolitanas de la Universidad Autónoma Metropolitana, unidad Azcapotzalco, México.

Maria Guadalupe Avila Reyes

Geógrafa. Maestra en Estudios Regionales por el Instituto de Investigaciones Dr. José María Luis Mora. Estudiante del Doctorado en Estudios del Desarrollo en el Instituto de Investigaciones Dr. José María Luis Mora, México.


Referências

  1. Aguilar, L. (2013). Tiempo libre, ocio y recreación, pensamiento crítico en México. Educación Física y Deporte, 31(2), 1097-1106. https://doi.org/10.17533/udea.efyd.14413
  2. Alcaldía de Iztapalapa (2021). ¿Qué son las Utopías? https://www.culturaiztapalapa.com/cultura-en-utop%C3%ADas
  3. Autoridad del Espacio Público (AEP) (2016). Informe anual. https://ciudadsaludable.files.wordpress.com/2021/03/2016-aep-informe-de-actividades.pdf
  4. Borja, J. & Muxi, Z. (2000). El espacio público, ciudad y ciudadanía. Electa. https://www.researchgate.net/profile/ZaidaMartinez/publication/31731154_El_espacio_publico_ciudad_y_ciudadania_J_Borja_Z_Muxi_prol_de_O_Bohigas/links/543fbcd00cf2be1758cf9779/El-espacio-publico-ciudad-y-ciudadania-J-Borja-Z-Muxi-prol-de-O-Bohigas.pdf
  5. Colectivo Escala Urbana (2023). Parques lineales, elevados y vías verdes. https://colectivoeu.wixsite.com/colectivoeu/post/parques-lineales-elevados-y-v%C3%ADas-verdes
  6. Consejo Nacional de Evaluación de la Política de Desarrollo Social (Coneval) (2015). Pobreza a nivel municipio 2015. Ciudad de México (D. F.). https://www.coneval.org.mx/coordinacion/entidades/DistritoFederal/Paginas/pobreza_municipal2015.aspx
  7. Consejo Nacional de Evaluación de la Política de Desarrollo Social (Coneval) (2020). Índice de rezago social 2000-2020. https://www.coneval.org.mx/Medicion/IRS/Paginas/Indice_de_Rezago_Social_2020_anexos.aspx
  8. Constitución Política de la Ciudad de México (2017). https://infocdmx.org.mx/documentospdf/constitucion_cdmx/Constitucion_%20Politica_CDMX.pdf
  9. Dumazedier, J. (1971). Realidades del ocio e ideologías. En J. Dumazedier et al., Ocio y sociedad de clases (pp. 9-45). Fontanella.
  10. Gobierno de la Ciudad de México (2023). Programa Pilares CDMX. https://pilares.cdmx.gob.mx/
  11. Gobierno del Distrito Federal (2011). Carta de la Ciudad de México por el Derecho a la Ciudad. https://hic-al.org/wp-content/uploads/2019/02/CARTA_CIUDAD_2011-muestra.pdf
  12. Gutiérrez, M. (2004). El valor del deporte en la educación integral del ser humano. Revista de Educación, 335, 105-126. https://www.educacionyfp.gob.es/dam/jcr:1ea03671-4ead-42b8-8731-50d39893a0ef/re33510-pdf.pdf
  13. Instituto de Deporte de la Ciudad de México (2023). Ponte Pila. https://indeporte.cdmx.gob.mx/ponte-pila
  14. Instituto Nacional de Estadística y Geografía (2022). Encuesta Nacional de Victimización y Percepción sobre Seguridad Pública (ENVIPE) 2022. https://www.inegi.org.mx/contenidos/programas/envipe/2022/doc/envipe2022_presentacion_nacional.pdf
  15. Jaramillo, P., Villamil, A., & Bañales, J. (2008). Espacio público y derecho a la ciudad. La política del espacio público físico y la venta informal en Bogotá. ONU-Habitat. https://unhabitat.org/espacio-publico-y-derecho-a-la-ciudad-la-politica-de-espacio-publico-fisico-y-la-venta-informal-en
  16. Jociles, M. (2018). La observación participante en el estudio etnográfico de las prácticas sociales. Revista Colombiana de Antropología, 54(1), 121-150. https://doi.org/10.22380/2539472X.386
  17. Lindón, A. (2007). La ciudad y la vida urbana a través de los imaginarios urbanos. Revista EURE (Santiago), 33(99), 7-16. https://dx.doi.org/10.4067/S0250-71612007000200002
  18. Marcopark (2021). Parques urbanos: ¿qué son, funciones y cómo diseñarlos? https://marcopark.mx/parques-urbanos/
  19. Organización de las Naciones Unidas (ONU) (1948). Declaración Universal de los Derechos Humanos. https://www.un.org/es/about-us/universal-declaration-of-human-rights
  20. Pascucci, M. (2012). El ocio como fuente de bienestar y su contribución a una mejor calidad de vida. Calidad de Vida y Salud, 5(1). http://revistacdvs.uflo.edu.ar/index.php/CdVUFLO/article/view/76
  21. Ramírez, W., Vinaccia, S., & Suárez, G. (2004). El impacto de la actividad física y el deporte sobre la salud, la cognición, la socialización y el rendimiento académico: una revisión teórica. Revista de Estudios Sociales, 18, 67-75. https://doi.org/10.7440/res18.2004.06
  22. Secretaría de Medio Ambiente (Sedema) (2017). Inventario de Áreas Verdes. https://sedema.cdmx.gob.mx/programas/programa/inventario-de-areas-verdes
  23. Secretaría de Obras y Servicios (2019). Sembrando Parques. Recuperación de espacios públicos. https://sembrandoparques.cdmx.gob.mx/storage/app/media/sembrando-parques-rehabilitacion-espacios-publicoscompressed.pdf
  24. Téllez, Y. & Castro, J. (2020). Parques urbanos de la Ciudad de México: ¿son suficientes? En J. G. Zamora (coord.), Factores críticos y estratégicos en la interacción territorial desafíos actuales y escenarios futuros. Universidad Nacional Autónoma de México y Asociación Mexicana de Ciencias para el Desarrollo Regional. http://ru.iiec.unam.mx/5204/
  25. Valdez, V., Rivera, E., & Gaudino, E. (2020). Parques urbanos: un enfoque para su estudio como espacio público. Intersticios Sociales, 19, 67-86. https://doi.org/10.55555/IS.19.277

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.