Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

O desenvolvimento alternativo: missão da universidade de Narinho para a vida e para a Paz

Resumo

O objetivo: refletir sobre o desenvolvimento alternativo que contribui para a vida e para a paz da Região como projeto e missão da Universidade de Narinho no cenário da Assembleia Universitária. A originalidade da pesquisa se encontra na abordagem do tema a partir da lógica regional para pensar suas singularidades, pois há múltiplas missões institucionais, umas pretendem contribuir e resolver os problemas do capital e do mercado, e outras, como é o caso da UDENAR, buscam contribuir para o bem viver e para a paz da região através do desenvolvimento alternativo. Método: esta pesquisa se constrói a partir da metodologia da simultaneidade do simultâneo, portanto a estratégia utilizada é a análise das fontes bibliográficas e de arquivo por meio de uma matriz que estabelece as particularidades regionais e locais que descentram a perspectiva da análise homogeneizantes e universais, o que permite Concluir: a Universidade de Narinho, através da Assembleia Universitária constrói sob os princípios de autonomia e democracia uma missão e visão para o desenvolvimento alternativo que envolve um compromisso com a vida e com a paz.

Palavras-chave

autonomia universitária, desenvolvimento alternativo, paz, região, Universidade de Narinho

PDF (Español) HTML (Español)

Biografia do Autor

María Elena Erazo Coral

Doctora en Ciencias de la Educación de la Universidad de Nariño. Pertenece al Grupo de Investigación Edu-Multiverso, y actualmente es docente de la Universidad de Nariño, línea de investigación estudios regionales. 


Referências

FUENTES

Acuerdo 079 de 30 de noviembre de 2010. Por el cual se adopta la Reforma Universitaria como una política académicoadministrativa institucional, para dar cumplimiento al Plan de Desarrollo de la Universidad de Nariño 2008-2020, “Pensar la Universidad y la Región”. San Juan de Pasto: Universidad de Nariño, 2010.

Acuerdo n.° 035 de 15 de marzo de 2013. Por el cual se adopta el Proyecto Educativo Institucional (PEI) de la Universidad de Nariño. San Juan de Pasto: Universidad de Nariño, 2013.

Acuerdo 080 del 23 de diciembre de 2019. Por el cual se adopta el Estatuto General de la Universidad de Nariño. San Juan de Pasto: Universidad de Nariño, 2019.

Acuerdo n.° 2034 de 2014 o la Ley de Inspección y Vigilancia de 2015, Decreto 2450 de 2015. Políticas de COLCIENCIAS para la Investigación y Evaluación de Investigadores, Libros y revistas. Políticas del Consejo Nacional de Acreditación. Bogotá: Consejo Nacional de Educación Superior, 2014. https://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-344500_archivopdf_sintesi_doc_acuerdosuperior.pdf. (7/3/2020).

REFERENCIAS

Arriscado Nunes, João. “El rescate de la Epistemología”. En Epistemologías del Sur (Perspectivas), editado por Boaventura de Sousa Santos y María Paula Meneses. España: Akal, 2014.

Bourdieu, Pierre y Loïc Wacquant. Las argucias de la razón imperialista. Barcelona: Paidós, 2001.

De Sousa Santos, Boaventura. La Universidad en el siglo XXI para una reforma democrática y emancipatoria de la universidad. La Paz: Plural Editores, 2007.

“Declaración De Bolonia”. Declaración conjunta de los ministros europeos de Educación (Bolonia, 19 de junio de 1999), http://eees.umh.es/contenidos/Documentos/DeclaracionBolonia.pdf. (3/7/2020).

Erazo Coral, María Elena. “Nuevos sentidos de la Reforma de Córdoba: El caso de la Universidad de Nariño”. Revista Historia de la Educación Latinoamericana 20, n.° 30 (2018): 67-83.
https://doi.org/10.19053/01227238.7910

Erazo Coral, María Elena, “Nuevos sentidos de la Reforma de Córdoba: El caso de la Universidad de Nariño”, Revista Historia de la Educación Latinoamericana 20, n.° 30 (2018): 74-75.
https://doi.org/10.19053/01227238.7910

Erazo Pantoja, Víctor Javier y César Eliécer Villota Erazo. Por los caminos del Buen Vivir. El andar de la paz en el desandar de la violencia: Cátedra de la paz y el Buen Vivir”. San Juan de Pasto: IEM Luis Eduardo Mora Osejo, 2019.

Escobar V., Arturo. La invención del Tercer Mundo. Construcción y deconstrucción del desarrollo”. Bogotá: Grupo Editorial Norma, 1998.

Henao, Hernán. “La dimensión cultural en los estudios de las localidades”. En La restructuración de las ciencias sociales en América Latina, editado por Santiago Castro Gómez. Bogotá: Centro Editorial Javeriano, 2000.

Luengo González, Enrique. “Diversidad y dinamismo de las alternativas ciudadanas”. En Las alternativas ciudadanas para otros mundos posibles: Pensamiento y experiencias, coordinado por E. Luengo González. Jalisco: ITESO, 2014.

Paz Maldonado, Eddy Javier y Wilmer Nahán Díaz Pérez. “Educación para la paz: Una mirada desde la Universidad Nacional Autónoma de Honduras”, Innovación educativa 19, n.° 79 (2019): 171-195.”. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1665-26732019000100171&lng=es&nrm=iso&tlng=es (5/7/ 2020).

Presidencia de la Republica de Colombia. “Acuerdo final para la terminación del conflicto y la construcción de una paz estable y duradera”. (La Habana, 2016). https://www.cancilleria.gov.co/sites/default/files/Fotos2016/12.11_1.2016nuevoacuerdofinal.pdf. (10/ 10/2018).

Quijano, Aníbal. “Colonialidad del poder y clasificación social”. En Epistemologías del Sur (Perspectivas), editado por Boaventura de Sousa Santos y María Paula Meneses. España: Akal, 2014, 67-107.

Rincón Bolívar, Carlos. La no simultaneidad de lo simultáneo. Posmodernidad, globalización y culturas en América Latina. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia, 1995.

Ruiz, Jorge Eliécer. “Crítica de la universidad”. ECO. Revista de la cultura de Occidente 12-3, n.° 69 (1966): 257-258.

Samacá, Gabriel David y Álvaro Acevedo Tarazona, “De la reforma de Córdoba al Cordobazo. La universidad como escenario de las luchas por la democracia en Argentina 1918-1969 y su impacto en Colombia”, Memorias, n.° 15 (2011): 170-190.

Universidad de Nariño. Cuadernos Universitarios de la Reforma No. 1. Principios y Agenda 2009. San Juan de Pasto: Universidad de Nariño, 2009.

Universidad de Nariño, Plan de Desarrollo 2008-2020. “Pensar la Universidad y la Región”. San Juan de Pasto, 2009.

Wallerstein, Immanuel, coordinador. Abrir las ciencias sociales. Informe de la Comisión Gulbenkian para la restructuración de las ciencias sociales. México: Siglo Veintiuno Editores / UNAM, 2007.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.