Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Mentoreamento no ensino superior. Uma abordagem histórica

Resumo

Objetivo: Identificar os acontecimentos históricos, sociais e políticos que deram origem à criação de tutorias a nível do ensino superior, especificamente no México.

Originalidade/contribuição: A originalidade deste trabalho reside no traçado histórico realizado para encontrar a emergência e origem da tutoria no ensino superior, utilizando a genealogia foucaultiana como método.

Método: A recolha de informação foi realizada através de uma revisão da bibliografia documental baseada numa análise sócio-histórica da tutoria no ensino superior.

Estratégias/coleta de informações: Recolha e análise documental.

Conclusões:  Algumas das conclusões são: 1) A tutoria ligada à educação está presente desde os tempos antigos. 2) A actual conceptualização do mentoreamento está ligada a termos como: guia, tutor, conselheiro, conselheiro, instrutor, governanta, preceptor, professor, padre, pai. 3) A tutoria tem passado por diferentes períodos até chegar aos tempos modernos, como apoio ou guia, principalmente para professores - embora também para estudantes - que tem servido para complementar o desempenho académico dos que estão a ser tutelados. 4) No México, a tutoria tem as suas origens no século XIX, nas escolas Lancasterianas. 5) Embora a tutoria fosse anteriormente considerada como um guia moral, mudou para ser considerada hoje em dia como um apoio integral que, ao resolver questões académicas, pessoais ou familiares, e mesmo, por vezes, económicas, contribui para melhorar o desempenho académico do aluno. Foi assim que a tutoria foi consolidada na esfera educacional.

Palavras-chave

Tutoria, universidade, tutoria história no México

PDF (Español) XML (Español)

Biografia do Autor

Zaira Navarrete-Cazales

Profesora e investigadora del Departamento de Pedagogía SUAyED de la Facultad de Filosofía y Letras, y del posgrado en Pedagogía de la Universidad Nacional Autónoma de México. Investigadora Nacional del Sistema Nacional de Investigadores del Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología, Conacyt. Doctora en Ciencias en la Especialidad de Investigaciones Educativas por el DIE-Cinvestav-IPN. Sus líneas de investigación son: 1) Formación profesional y construcción de identidades. 2) Historia y perspectiva de la pedagogía en México. 3) Educación comparada e internacional. 4) Políticas y usos de TIC y TAC en educación y 5) Agenda 2030 de la UNESCO.

Jade Tomé López

Licenciada en Pedagogía por la Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad Nacional Autónoma de México. CE: jade_tome@comunidad.unam.mx ORCID: 0000-0002-3044-5719


Referências

  1. “AGN Recuerda la apertura de la Real y Pontificia Universidad de México”, Archivo General de la Nación Blog: https://www.gob.mx/agn/articulos/agnrecuerda-la-apertura-de-la-real-y-pontificia-universidad-de-mexico (29/11/2021).
  2. Arredondo Vega, Dulce María. “Los modelos clásicos de universidad pública”. Odiseo Revista Electrónica de Pedagogía. (2011) https://odiseo.com.mx/articulos/los-modelos-clasicos-de-universidad-publica/ (11/01/2022)
  3. Asociación Nacional de Universidades e Instituciones de Educación Superior, ANUIES, “Misión, Visión y Objetivos Estratégicos”, 2019. http://www.anuies.mx/anuies/acerca-de-la-anuies/mision-vision-y-objetivos-estrategicos (30/11/2021).
  4. Badillo Guzmán, Jessica. “La tutoría como estrategia viable de mejoramiento de la calidad de la educación superior. Reflexiones en torno al curso”. CPU-e, Revista de Investigación Educativa, n.o 5 (2007): 1-22
  5. https://www.redalyc.org/pdf/2831/283121712006.pdf (10 de febrero, 2022).
  6. Barragán Cabral, Alfredo. “Genealogía e Historia en Michel Foucault”. Sincronía, n.o 62 (2012): 1-5. https://www.redalyc.org/pdf/5138/513851806013.pdf (10 de febrero, 2022).
  7. Chuaqui, Benedicto. “Acerca de la historia de las universidades”. Revista chilena de Pediatría 73, n.o 6 (2002) https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-41062002000600001 (24/11/2021).
  8. Cruz Velazco, Sara, Celia Ramírez Salinas y Beatriz Herrera Zamorano. “Experiencias de tutoría en la UNAM: avances y retos”, en Congreso CLABES IV. Cuarta Conferencia Latinoamericana sobre el abandono en la educación superior.
  9. Medellín: MEN, 2014. file:///C:/Users/jade_/Downloads/1046-Texto%20del%20art%C3%ADculo-1920-1-10-20161026.pdf (11/01/2022).
  10. Foucault, Michael. Microfísica del poder. Madrid: La Piqueta, 1992.
  11. Geiger, Roger L. “Las universidades europeas: una revolución inconclusa”. Perfiles Educativos 25, n.o 6 (1984). https://www.iisue.unam.mx/perfiles/articulo/1984-6-las-universidades-europeas-una-revolucion-inconclusa.pdf (10/02/2022).
  12. González Sánchez, Anabel, Juan Jesús Mondéjar Rodríguez, Jorge Domingo Ortega Suárez, Ana María Sánchez Silva, Lázara Nélida Silva Polledo y Yaneisi Sánchez
  13. Sierra. “Evolución histórica de la tutoría en la formación de profesionales de la enfermería”. Revista Médica Electrónica 38, n.o 4 (2016): 646-656. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1684-18242016000400017#:~:text=La%20tutor%C3%ADa%20como%20funci%C3%B3n%20del,universidad%20en%20el%20siglo%20X.&text=En%20el%20Reino%20Unido%2C%20Australia,de%20disciplina%20en%20esta%20labor (24/09/2021)
  14. Instituto Nacional para la Evaluación de la Educación. Definiciones de calidad de la educación en el Instituto Nacional para la Evaluación de la Educación. México: INEE, 2018. https://historico.mejoredu.gob.mx/definiciones-de-calidad-de-la-educacion-en-el-instituto-nacional-para-la-evaluacion-de-la-educacion/ (24/09/2021).
  15. Jáuregui, Ramón M. “El método de Lancaster”. Educere 7, n.o 22 (2003): 225-228. https://www.redalyc.org/pdf/356/35602213.pdf (25/11/2021).
  16. Lázaro Pulido, Manuel. “Principios educativos de la educación occidental: la Edad Media”. Revista Brasileira de Educação 23 (2018): 1-24 https://www.scielo.br/j/rbedu/a/HLGNYGZRKFnc5qBVFpc8Dgp/?format=pdf&lang=es (25/11/2021). DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230035
  17. Marsiske, Renate. “La universidad de México: Historia y desarrollo”. Revista historia de la educación latinoamericana 8 (2006): 11-34 https://www.redalyc.org/pdf/869/86900802.pdf (30/11/2021).
  18. Moncada Cerón, Jesús Salvador. “La universidad: un acercamiento histórico-filosófico”. Theoria 16, n.o 2 (2007): 33-46. https://www.redalyc.org/pdf/299/29916204.pdf (28/11/2021).
  19. Narro Robles, José y Martiniano Arredondo Galván. “La tutoría. Un proceso fundamental en la formación de los estudiantes universitarios”. Perfiles Educativos 35, n.o 141 (2013): 132-151.
  20. https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2013.141.40528 DOI: https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2013.141.40528
  21. Navarrete Cazales, Zaira. “Hacia una genealogía de la formación de profesores en México”. En Políticas y prácticas educativas en perspectiva comparada, coordinado por Zaira Navarrete Cazales y María Teresa de Sierra Neves. México: UPN, 2019, 225-256, http://editorial.upnvirtual.edu.mx/index.php/9-publicaciones-upn/438-politicas-y-practicas-educativas-en-perspectiva-comparada (11/02/2022).
  22. Navarrete Cazales, Zaira. “La universidad como espacio de formación profesional y constructora de identidades”, Universidades, n.o 57 (2013): 5-16. http://udualerreu.org/index.php/universidades/article/view/250 (10/02/2022).
  23. Navarrete Cazales, Zaira y Paola López Hernández. “La telesecundaria en México”. Perfiles Educativos 44, n.o 178 (2022): 63-78. https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2022.178.60673 DOI: https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2022.178.60673
  24. Olvera Coronilla, Gloria. “Breve historia del surgimiento de la tutoría en la UNAM”, en Memoria del Sexto encuentro nacional de tutoría, México: UNAM, 2015. http://docplayer.es/29794350-Breve-historia-del-surgimiento-de-la-tutoria-en-la-unam.html (24/09/2021).
  25. Ortiz Granja, Dorys. “El constructivismo como teoría y método de enseñanza”. Sophia, Colección de Filosofía de la Educación, n.o 19 (2015): 93-110 https://doi.org/10.17163/soph.n19.2015.04 DOI: https://doi.org/10.17163/soph.n19.2015.04
  26. Ponce, Aníbal. Educación y lucha de clases y otros escritos. Buenos Aires: Universidad Pedagógica, Unipe - Editorial universitaria, 2015 https://users.dcc.uchile.cl/~cgutierr/educacion/cfg/ponce_educacion_hombre_burgues.pdf (14/11/2021).
  27. Prieto Vigo, Nuria. “La tutoría en el Espacio Europeo de Educación Superior: Visión del profesorado”. Tesis doctoral, Universidade da Coruña, 2015, 45. https://ruc.udc.es/dspace/bitstream/handle/2183/15732/PrietoVigo_Nuria_TD_2015.pdf (24/11/2021).
  28. Rinke, Stefan y Frederik Schulze. “Los orígenes de las revoluciones de independencia de América Latina en perspectiva atlántica”. Estudios Ibero-Americanos 36, n.o 2 (2010): 153-178. https://www.redalyc.org/pdf/1346/134618607003.pdf (04/09/2021).
  29. Romo López, Alejandra. La tutoría: Una estrategia innovadora en el marco de los programas de atención a estudiantes. México: Dirección de Medios Editoriales -
  30. Asociación Nacional de Universidades e Instituciones de Educación Superior, ANUIES, 2011. http://publicaciones.anuies.mx/pdfs/libros/Libro225.pdf (24/09/2021).
  31. Schara, Julio César. “La Universidad Clásica Medieval, origen de la Universidad Latinoamericana”. Reencuentro, n.o 45 (2006): 1-21 https://www.redalyc.org/pdf/340/34004511.pdf (25/11/2021).
  32. Secretaría de Educación Pública. Programa Nacional de Educación 2001-2006. México: SEP, 2001 http://planeacion.uaemex.mx/InfBasCon/2001-2006.pdf (11/01/2022).
  33. Secretaría de Educación Pública. Programa Sectorial de Educación 2020-2024. México: SEP, 2020. https://www.planeacion.sep.gob.mx/Doc/planeacion/mediano_plazo/pse_2020_2024.pdf (13/01/2022).
  34. Serrano, José Manuel y Rosa María Pons Parra. “El Constructivismo hoy: enfoques constructivistas en educación”. Revista Electrónica de Investigación Educativa (REDIE) 13, n.o 1 (2011) https://redie.uabc.mx/redie/article/view/268/708 (02/02/2022).
  35. Tünnermann Bernheim, Carlos. “El constructivismo y el aprendizaje de los estudiantes”. Universidades, n.o 48 (2011): 21-32. https://www.redalyc.org/pdf/373/37319199005.pdf (10/02/2022).
  36. Universidad Autónoma Metropolitana. “Programa Institucional de Tutorías”. UAM-AZC, 2020. https://azc.uam.mx/docs/coords/docencia/ProgramaInstitucionalTutorias_PIT.pdf (29/01/2022).
  37. Universidad de Bolonia. “Nove secoli di storia”: https://www.unibo.it/en/university/who-we-are/our-history/nine-centuries-of-
  38. history/nine-centuries-of-history (26/11/2021).
  39. Universidad de Oxford, “History”: https://www.ox.ac.uk/about/organisation/history (24/11/2021).
  40. Universidad de París 1 Panthéon-Sorbonne. “Présentation”: https://www.pantheonsorbonne.fr/ (26/11/2021).
  41. Universidad Nacional Autónoma de México. “1945, nueva Ley Orgánica. Recupera la Universidad su carácter de Nacional”. Gaceta UNAM, Suplemento especial, n.o 15 (2019): 1-4. https://www.gaceta.unam.mx/index/wp-content/uploads/2019/07/suplemento-autonomia-15.pdf (11/01/2022).
  42. Universidad Nacional Autónoma de México – Escuela Nacional de Estudios Superiores, Unidad Mérida. “Programa Institucional de Tutorías”. México: UNAM, 2019 https://tutoria.unam.mx/sites/default/files/archivos/documentos/pit/PIT_ENES%20Merida_Publico.pdf (29/01/2022).
  43. Universidad Nacional Autónoma de México – Facultad de Filosofía y Letras. “Plan de Acción Tutorial 2020-2021”. UNAM-SIT, 2020. http://ctutorias.filos.unam.mx/wp-content/uploads/2021/08/PAT_FFyL_2020_2021.pdf (01/10/2021).
  44. Universidad Nacional Autónoma de México. “Cronología Histórica de la UNAM”. UNAM, 2021a https://www.unam.mx/acerca-de-la-unam/unam-en-el-tiempo/cronologia-historica-de-la-unam (29/11/2021).
  45. Universidad Nacional Autónoma de México. “Series estadísticas UNAM 2020-2021. Portal de Estadística Universitaria”. UNAM, 2021b. https://www.estadistica.unam.mx/series_inst/index.php (10/01/2022).
  46. Venegas Renauld, María Eugenia. “El Renacimiento: Un contexto para el surgimiento del concepto pedagógico ´formación´”. Revista Educación 28, n.o 1 (2004): 27-37. file:///C:/Users/jade_/Downloads/2818-Texto%20del%20art%C3%ADculo-35581-1-10-20141205.pdf (18/01/2022).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.