Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Professoras Afrodescendientes do Caribe Colombiano: Um estudo de caso

Resumo

O objetivo do artigo presente é investigar as políticas estatais ao redor do etnoeducación, os professores e sua atividade na sala de aula, por meio da entrevista a profundidade levada a cabo a uma professora afrodescendiente do Caribe colombiano e a revisão de antecedentes legais e empíricos do ambiente do etnoeducación, por meio do uso da metodologia de estudo de caso. Os resultados mostram que a existência de uma política de Estado sobre a educação étnica, apesar da falta de recursos para a implementação, tem sido um guia de orientação para o objeto principal de estudo, que, através de seu ensino tem desempenhado um papel fundamental como motivadora o processo de ensino e fortalecimento da identidade que são estudantes envolvidos, os pais e da comunidade afro-descendente a que pertence. Além disso, as suas tradições, costumes, valores, formação, recursos ambientais, a tradição oral, e as necessidades dos alunos, influenciaram a sua prática de ensino voltada para resignificação da etnia, a busca da paz e de transformação social o período pós-conflito têm vivido na região do Caribe colombiano.

Palavras-chave

Revista História da Educação latino-americana; legislação educacional; o papel dos professores; formação de professores; prática de ensino

PDF (Español) HTML (Español)

Biografia do Autor

Piedad Cristina Martinez Carazo

Doctora en Creación, Estrategia y Gestión de empresas por la Universidad Autónoma de Barcelona, Asesora de Acreditación en la Corporación Universitaria del Caribe (CECAR), Grupo de investigación Estudios socioeconómicos, Administrativos y contables.

Diana Elvira Lago De Vergara

Doctora en Filosofía y Ciencias de la Educación por la Universidad Complutense de Madrid, Vicerrectora de Calidad de la Universidad de Cartagena, Grupo de Investigación RUECA

Armando Buelvas Martínez

Master in Ciences en Desarrollo y Crecimiento  Económico por la Universidad Carlos III de Madrid y la Universidad de Lund, Suecia, Docente investigador de la Corporación Universitaria del Caribe (CECAR), Grupo de investigación Estudios socioeconómicos, Administrativos y contables.


Referências

  1. Arbeláez Jiménez, Juliana y Vélez Posada, Paulina. La etnoeducación en Colombia una mirada indígena. Medellín: Universidad Eafit 2008. https://repository.eafit.edu.co/bitstream/handle/10784/433/Juliana_ArbelaezJimenez_2008.pdf?sequence=1&isAllowed=y (7/6/2016).
  2. Artunduaga, Luis Alberto. La etnoeducación: una dimensión de trabajo para la educación en comunidades indígenas de Colombia. Revista Iberoamericana de Educación. Número 13 - Educación Bilingüe Intercultural. Organización de Estados. 2008. DOI: https://doi.org/10.35362/rie1301136
  3. Baronnet, Bruno. La Educación Zapatista como Base de la Autonomía en el Sureste Mexicano. Brasil:Educação & Realidade, vol. 40, núm. 3, julio-septiembre. Universidad Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre. 2015. http://www.redalyc.org/pdf/3172/317239877005.pdf (7/6/2016). DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623645794
  4. Bonfil, Guillermo. Los pueblos indios, sus culturas y las políticas culturales. México: 1985. http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:E8fMfYCgxc8J:www.territoriosdecultura.org.mx/filedownload.php%3Ffile%3Dfiles/Derechos%2520y%2520pol%25EDticas/los%2520pueblos%2520indios%2520sus%2520culturas%2520y%2520las%2520politicas%2520culturales.pdf+&cd=5&hl=es&ct=clnk&gl=es (12/6/2016).
  5. Castillo Guzmán, Elizabeth y Caicedo Ortiz, José Antonio. Las luchas por otras educaciones en el bicentenario: de la iglesia docente a las educaciones étnicas. Bogotá: Nómadas 33, Universidad Central de Colombia 2010. http://www.scielo.org.co/pdf/noma/n33/n33a9.pdf (29/9/2016).
  6. Castillo Guzmán, Elizabeth.Pedagogía comunitaria y maestros comunitarios indígenas. México: Integra Educativa Vol. VII / No 1. http://www.scielo.org.bo/pdf/rieiii/v7n1/v7n1_a04.pdf (29/9/2016).
  7. Cuello, Marjorie. Reseña de "Maestros indígenas. Prácticas, saberes y culturas pedagógicas" de Elizabeth Castillo, Lila Triviño y Carmen Cerón. Chile. Cuadernos Interculturales, vol. 7, núm. 13, 2009. http://www.redalyc.org/pdf/552/55212234013.pdf (7/6/2026).
  8. Enciso Patiño, Patricia. Estado del arte de la etnoeducación en Colombia con énfasis en política pública. Colombia:Ministerio de Educación Nacional, Dirección de Poblaciones y Proyectos Intersectoriales Subdirección de Poblaciones, 2004. http://www.red-ler.org/estado-arte-etnoeducacion-colombia.pdf (1/5/2004).
  9. Flores Osorio, Jorge Mario. Pedagogía, solidaridad y transformación social. http://revistas.ufpr.br/educar/article/viewFile/36581/23127(29/9/2016).
  10. Guzmán Alonso, Lorena; Solís Carmona, Edgardo y Hernández Alarcón, Víctor Manuel. “La universidad intercultural de los pueblos del sur. Una opción de educación no formal para la población indígena en el estado de Guerrero”México.Revista Mexicana de Investigación Educativa 103. RMIE, 2014, VOL. 19, NÚM. 60,103-128. http://www.scielo.org.mx/pdf/rmie/v19n60/v19n60a6.pdf (7/6/2016).
  11. Herrera Cassiani, Alfonso. Comunidades afro descendientes: Acceso a la Educación Superior. Bogotá: II Foro Internacional De Educación Superior Inclusiva Ministerio De Educación Nacional – Colombia 2008. http://www.mineducacion.gov.co/cvn/1665/articles-175904_archivo_pdf2.pdf (7/6/2016).
  12. Iberoamericanos 2008. http://www.oei.org.co/oeivirt/rie13a02.htm (7/6/2016).
  13. Lago de Zota, Alejandrina, Lago de Fernández, Carmen y Lago de Vergara, Diana. Educación para ciudadanos del mundo con identidad afro descendiente: caso institución educativa Antonia santos. Cartagena de indias: Revista Historia de la Educación Latinoamericana, vol. 14, núm. 18, enero-junio, 2012, pp. 53-74 Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia Boyacá, Colombia. http://www.redalyc.org/pdf/869/86925890003.pdf (7/6/2026). DOI: https://doi.org/10.19053/01227238.1617
  14. Meneses Copete, Yeison Arcadio. Representaciones sociales sobre afrodescendencia en procesos de formación de maestros y maestras de la Facultad de Educación de la Universidad de Antioquia 2012-2013. Antioquia: 2013. https://www.academia.edu/6401654/Representaciones_sociales_sobre_afrodescendencia_en_procesos_de_formación_de_maestros_y_maestras_en_la_Facultad_de_Educación_de_la_Universidad_de_Antioquia_2012-2013 (7/6/2016).
  15. Ministerio de Educación Nacional. Serie lineamientos curriculares - Cátedra Estudios Afrocolombianos. Colombia: 1998. http://www.mineducacion.gov.co/1759/articles-339975_recurso_2.pdf (7/6/2016).
  16. Pineda lozano, Nelson (alcalde). Plan de Desarrollo Municipal 2012-2015 "Primero La Gente”. San Onofre,Sucre: Departamento De Sucre Concejo Municipal San Onofre. 2015. http://sanonofre-sucre.gov.co/apc-aa-files/63383461393233316539313939393635/acuerdo-003-plan-desarrollo-2012.pdf (1/5/2015).
  17. Rodríguez, Maribel y Mallo, Tomás. Los afro descendientes frente a la educación. Panorama regional de América Latina. Madrid: Fundación Carolina CeALCI.2012 http://www.fundacioncarolina.es/wp-content/uploads/2014/08/AI75.pdf (7/6/2026).
  18. Romero Loaiza Fernando. La educación indígena en Colombia: referentes conceptuales y sociohistóricos. Pereira: EQUIPONAYA.COM.AR Noticias de Antropología y Arqueología. 2002. http://www.equiponaya.com.ar/congreso2002/ponencias/fernando_romero_loaiza.htm (7/6/2016).
  19. Ruiz Cabezas Adiela y Medina Rivilla Antonio. Modelo didáctico intercultural en el contexto afrocolombiano: La etnoeducación y la cátedra de estudios afrocolombianos. Madrid:Indivisa. Boletin de Estudios e Investigación, núm. 14, enero-diciembre, 2014, pp. 6-29 La Salle Centro Universitario, 2014. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=77130564001 (7/6/2016).
  20. UNESCO. La Unesco y la lucha contra el etnocidio Declaración de San José. 1981.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.