Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Novos sentidos da reforma de Córdoba: o caso da Universidade de Nariño

Resumo

O propósito deste artigo é refletir sobre os novos sentidos que a Reforma de Córdoba toma no século XXI, porque hoje, como ontem, é necessário que o movimento estudantil e professoral defende essa nova “ideia de universidade” para fazer frente às políticas neoliberais que em matéria educativa propõem os centros de poder por meio do Banco Mundial ou da OCDE. Este é o caso movimento estudantil e professoral da Universidade de Nariño, o qual empreende uma luta para consolidar uma Universidade ao serviço de homens e mulheres do sudoeste colombiano e não a serviço do mercado e do capital, criando para ela condições para que os princípios de autonomia e democracia conquistados na Reforma de Córdoba sejam vividos de maneira real em um espaço concreto denominado de Assembleia Universitária.

Este texto é resultado da pesquisa “As reformas da Universidade de Nariño, 1972 e 2009”, financiada por esta instituição. A metodologia do presente trabalho se baseia na proposta de Carlos Rincón Bolívar “a não simultaneidade do simultâneo”, que busca analisar e entender os processos históricos nacionais e internacionais, porém, sobretudo as particularidades dos ditos processos em contextos concretos, construindo assim a história regional.

Palavras-chave

Reforma da Educação; Universidade Pública; Revista História da Educação Latino-americana; Democracia; Autonomia educativa

PDF (Español) HTML (Español)

Biografia do Autor

María Elena Erazo Coral

Doctora en Ciencias de la Educación – Universidad de Nariño- RUDECOLOMBIA, actualmente es docente de la Universdad de Nariño, línea de investigación estudios regionales. Correo electronico: merazocoral@gmail.com


Referências

  • FUENTES
  • Secretaría General, Universidad de Nariño, Pasto-Nariño Acuerdo No. 079 de 30 de noviembre de 2010 del Honorable Consejo Superior.
  • Secretaría General, Universidad de Nariño, Pasto-Nariño Resolución Rectoral No 1781 de 2009.
  • Secretaría General, Universidad de Nariño, Pasto-Nariño Resolución Rectoral No. 3063 de 16 de septiembre 2011.
  • Secretaría General, Universidad de Nariño, Pasto-Nariño. Resolución Rectoral No. 0127 del 24 de enero de 2012.
  • Universidad de Antioquia. “Saludo al Proceso de Reforma Universitaria de la UDENAR”. https://www.youtube.com/watch?v=WjPlswMBPkY. (12/02/2015).
  • Universidad de Antioquia. “IV FORO INTERUNIVERSITARIO. Informe y Declaración”. https://www.youtube.com/watch?v=fHerAv8vFJA. (12/02/2015).
  • Universidad de Nariño. Plan de Desarrollo Pensar la Universidad y la Región, 2008-2020. Pasto: Universidad de Nariño, 2008.
  • Universidad de Nariño. Proyecto Educativo Institucional. Pasto: Universidad de Nariño, 2013.
  • Universidad de Nariño. Proyecto de Estatuto General. Pasto: Secretaría General, 2017.
  • Universidad de Nariño. Principios y agenda. Cuadernos Universitarios de la Reforma. No 1. (2009). 3-29.
  • Universidad de Nariño. Oficina de Reforma Universitaria. IV Foro Interuniversitario Poder Constituyente Autonomía y Democracia, para la vida y para la paz. Pasto: Universidad de Nariño, 2015.
  • REFERENCIAS
  • Bourdieu, Pierre y Loïc, Wacquant. Las argucias de la razón imperialista. Barcelona: Paidos, 2001.
  • Buchbinder, Pablo. Entrevista con Pablo Buchbinder. Argentina: Universidad de Buenos Aires. http://www.uba.ar/reforma/download/PabloBuchbinder.pdf (15 de enero, 2017)
  • De Souza Santos, Boaventura. La Universidad en el Siglo XXI. Para una reforma democrática y emancipatoria de la universidad. Ecuador: CIDES-UMSA Y Plural Editores, 2007.
  • Declaración de Bolonia. Declaración conjunta de los ministros europeos de educación. Bolonia: 1999. http://www.educacion.gob.es/boloniaensecundaria/img/Declaracion_Bolonia.pdf (2/05/2017).
  • Erazo Coral, María Elena. “Poderes y Contrapoderes: Movimiento Estudiantil y académico por la construcción colectiva de un proyecto alternativo de universidad, 1972 Y 2009”. Diálogos por la Reforma Universitaria 20 (2014): 3-23.
  • Erazo Coral, María Elena. Las reformas de la Universidad de Nariño, 1972 y 2009. Diálogos por la Reforma Universitaria 22, (2016): 3-24.
  • Erazo Coral, María Elena. Representaciones de Nación desde la Región: Una generación docente, dos campos de poder 1970-1999. Pasto: Universidad de Nariño-RUDECOLOMBIA, 2015.
  • Manifiesto Liminar de la Reforma Universitaria de 1918. La juventud Argentina de Córdoba a los hombres libres de Sudamérica. Argentina: Universidad Nacional de la Plata. http://www.unlp.edu.ar/uploads/docs/manifiesto.pdf (15/8/2016).
  • Murillo, Orlando David. El Movimiento estudiantil de Córdoba y su influencia en Honduras, Revista Historia de la Educación Latinoamericana Vol. 19, No. 28 (2017): 37-52. DOI: https://doi.org/10.19053/01227238.6162
  • Rincón Bolívar, Carlos. La no simultaneidad de lo simultáneo. postmodernidad, globalización y culturas en américa latina. Bogotá: Universidad Nacional, 1995.
  • Samacá, Gabriel David y Acevedo Tarazona, Álvaro. “De la reforma de Córdoba al Cordobazo la Universidad como escenario de las luchas por la democracia en argentina, 19181969 y su impacto en Colombia”. Revista Memorias 15, (2011). http://rcientificas.uninorte.edu.co/index.php/memorias/article/viewarticle/3214/4892. (15/11/2016).
  • Schenone, Gabriela Alejandra. La reforma universitaria en sus estatutos. Avances y retrocesos 11918-1925. Argentina: Centro de Investigaciones de la Facultad de Filosofía y Humanidades de la Universidad Nacional Córdoba, 2017. http://www.reformadel18.unc.edu.ar/privates/la%20ref%20univ%20en%20sus%20estatutos%201918-1925%20schenone.pdf. (10/3/2017).
  • Tünnermann Bernheim, Carlos. La reforma de Córdoba vientre fecundo de la transformación universitaria. Managua: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2008. http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/gt/20101109073737/03tunn.pdf (10/10/2016).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.