Imaginários sociais da infância e sua incidência na prática pedagógica de uma escola bogotana
Resumo
O presente artigo aborda os desenvolvimentos teóricos e metodológicos, assim como de algumas descobertas em torno da categoria infância pertencente à pesquisa intitulada “Los imaginários sociais de infância, menino, menina e jovem e a prática pedagógica na escola do Distrito Capital”, desenvolvida no colégio Santa Librada IED, a qual parte da pergunta: quais são os imaginários sociais de menino, menina e jovem que subjazem a prática pedagógica dos professores e professoras da escola bogotana, e se é possível identificar sua modificação desde uma proposta pedagógica institucional? O estudo se situa no campo dos imaginários sociais e a prática pedagógica, estabelecendo um tecido entre a história dos sujeitos e suas práticas, a partir desse magma de significações que os professores constroem em torno da infância. Assume a escola como um espaço social onde coexiste um sem número de sentidos e significados que, entre passado, presente e futuro, instituem as formas de educar os meninos e as meninas. Metodologicamente, tendo em conta que os imaginários sociais são elaborações que se produzem e desvelam na e pela linguagem, o estudo se localiza nos enfoques qualitativos interpretativos, recorrendo ao uso das técnicas de pesquisa com a entrevista, os relatos e a observação, com o qual se buscou recolher informação que permitiu desvelar as significações imaginárias que os professores têm sobre os meninos e meninas e como, desde estas, dão sentido e orientam sua prática pedagógica.
Palavras-chave
Imaginários sociais; instituído e instituinte; infancia prática pedagógica; História do Jornal da Educação Latino-Americana.
Biografia do Autor
Ana Virginia Triviño Roncancio
Magíster en Investigación Social Interdisciplinaria, Universidad Distrital Francisco José de Caldas. Docente - Investigadora de la Universidad Distrital Francisco José de Caldas. Investigadora del Grupo de Investigación infancias. Docente de la Secretaría de Educación del Distrito.
Referências
FUENTES
Relatos de vida y observación en el aula, abril y julio de 2007.
Relatos de vida de Maestros, junio – julio 2007.
Relato de vida, maestra. Bogotá, D. C., 4 de junio de 2007.
Relato de vida, maestra. Bogotá D. C., 25 de junio de 2007
Entrevista a maestro, Bogotá, 30 de marzo de 2007.
Entrevista a maestra, Bogotá, 2 de julio de 2007.
Sistematización entrevista estructurada a maestros, mayo de 2007.
REFERENCIAS
Abric, Jean-Claude. “Prácticas sociales, y representaciones sociales”. En Prácticas sociales y representaciones. Dirigido por J.-C. Abric. México, D. F.: Ediciones Coyoacán, 2001.
Alzate, María Victoria. La Infancia: Concepciones y Perspectivas. Pereira: Editorial Papiro, 2003.
Anzaldúa Arce, Raúl Enrique. “Lo imaginario como significación y sentido”. En Imaginario social: creación de sentido. Coordinado por Raúl Enrique Anzaldúa Arce. México: Universidad Pedagógica Nacional, 2012.
Baczko, Bronislaw. Los imaginarios sociales: Memorias y esperanzas colectivas. Buenos Aires: Editorial Nueva Visión, 1991.
Bocanegra Acosta, Elsa María. “Del encierro al paraíso. Imaginarios dominantes en la escuela colombiana contemporánea: una mirada desde las escuelas de Bogotá”. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 6, n.° 1 (2008): 319-346.
Carretero, Ángel. “Postmodernidad e imaginario: una aproximación teórica”. A Parte Rei, n.° 21. Acceso en marzo de 2016. serbal.pntic.mec.es/~cmunoz11/carretero26.pdf.
Muñoz, Cecilia y Ximena Pachón. La niñez del siglo XX. Santafé de Bogotá: Editorial Planeta, 1996.
Narodowsky. Mariano. Infancia y poder. La conformación de la pedagogía moderna. Buenos Aires: Editorial Aique, 1994.
Palacios Mena Nancy, “Transformación y crisis de la escuela: algunas reflexiones sobre el caso colombiano” Revista Historia de la Educación Latinoamericana, vol. 15, n.° 21 (2013): 335-376.
https://doi.org/10.19053/01227238.2476
Saldarriaga. Óscar. El oficio de Maestro: Prácticas y teorías de la pedagogía moderna en Colombia. Bogotá: Editorial Magisterio, 2002.
Soto Arango, Diana Elvira. "Legislación e imaginarios sociales en el escalafón y los salarios de los educadores de primaria en Colombia, 1952-1994". Revista Historia de la Educación Latinoamericana, vol.15, n.° 21 (2013): 229-262.
https://doi.org/10.9757/Rhela.21.07
Torres Cruz, Doris Liliana. “El papel de la escuela en la construcción de la nacionalidad. Una aproximación a la escuela elemental, 1900 a 1930”. Revista Historia de la Educación Latinoamericana, no13, (2009): 213-240.
Zemelman, Hugo. Determinismos y alternativas en las ciencias sociales de América Latina Caracas: Nueva Sociedad, 2000.