À descoberta da Lota España: manuscritos inéditos de Dolores González Pérez, uma escritora esquecida pela crítica e historiografia patriarcal
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar e resgatar a figura e a obra da escritora malaguenha Dolores González Pérez, vulgo Lota Espanha, cujos textos e manuscritos inéditos foram encontrados recentemente. Para realizar uma exegese adequada e acurada delas, adotaremos a perspectiva da crítica feminista e hermenêutica o que nos permitirá apresentar a autora e adentrar seu universo pessoal e literário, através de um corpus composto por mais de 3000 textos de indiscutível qualidade literária, e que inclui poesia, contos, romances, contos, ensaios, crítica literária e resenhas, jornais e artigos de opinião etc. Além disso, analisaremos algumas das contradições mais significativas em torno da pessoa e da obra, e como estas influenciaram sua produção literária, e provocado, de forma decisiva, em ter sido esquecida e ignorada pelo cânone literário patriarcal.
Palavras-chave
Lota Espanha, Dolores González Pérez, crítica feminista, escritoras esquecidas, crítica patriarcal
Biografia do Autor
Dolores Vela García
Pesquisadora, doutoranda, Departamento de Literatura Espanhola e Hispano-Americana, Universidad de Sevilla
Referências
- Ayala, Francisco. “Presencia y ausencia del autor”. Teoría de la novela. Antología de textos del siglo XX. Crítica, 1996. Impreso. pags.192-196.
- Beauvoir, Simone. El Segundo Sexo. Cátedra, 1998. Impreso.
- Domínguez Caparrós, José. Teoría de la Literatura. Editorial Centro de Estudios Ramón Areces, 2002. Impreso.
- Fajardo Correa, Jorge Rubén. Relaciones humanas y autodesarrollo. Editorial Seguridad y Defensa, 2016. eBook.
- Foucault, Michel. La arqueología del saber. Siglo XXI Editores, 1990. Impreso.
- Fuertes, Gloria y Jorge de Cascante. El libro de Gloria Fuertes. Blackie Books, 2021. Impreso.
- Fuster García, Francisco. “Las memorias de Carmen Baroja: una lectura en clave familiar”. Bulletin of Spanish Studies, 2017. Web. 16 de agosto, 2022. Academia.edu. Vol. 94, nº 9, págs. 1557-1573. DOI: https://doi.org/10.1080/14753820.2017.1402538
- Guerra, Lucía. Mujer y escritura: fundamentos teóricos de la crítica feminista. Editorial Cuarto Propio, 2004. eBook. .
- González Pérez, Dolores. La voz del terruño. Miguel Albero Editor, sin fecha. Impreso.
- ---. Notas perdidas. Librería y topografía católica, 1915. Impreso.
- Gutiérrez Navas, María Dolores. Lota España. Poesía y prosa de una malagueña olvidada. AEDILE, 2004. Impreso.
- Kirkpatrick, Susan. Las Románticas. Escritoras y subjetividad en España, 1835-1850. Cátedra, 1991. Impreso.
- Lanser, Susan S. “La posibilidad de una narratología feminista”. Teoría de la novela. Antología de textos del siglo XX. Crítica, 1996. Impreso.
- Martín, Matínez. Vivir de la pluma: la profesionalización del escritor, 1836-1936. Madrid, Marcial Pons Ediciones de Historia, 2006. eBook
- Moreno Lago, Eva María, Coord. Mujeres y márgenes, márgenes y mujeres. Benilde, 2016. Impreso.
- García, Muriel. “Su historia es la que escribo y en mi vientre se inicia. La libertad femenina en la poesía española del Siglo XX”. Mujeres y márgenes, márgenes y mujeres. Coordinado por Eva María Moreno Lago, Benilde, 2016, pp. 158-160. Impreso.
- Payeras Grau, María. Espejos de palabra. La voz secreta de la mujer en la poesía española de posguerra (1939-1959). Universidad Nacional de Educación a Distancia, 2009. Impreso.
- Suárez La Fuente, María Socorro. “La capacidad escondida, la inteligencia soterrada”. Mujeres y márgenes, márgenes y mujeres. Coordinado por Eva María Moreno Lago, Benilde, 2017, pp. 134-141. Impreso.
- Wolf, Virginia. A Room of One’s Own. Penguin Books, 2004. Impreso