Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Representações no dia 12 de outubro em Tucuman, Argentina: O Tour Comemorativo

Resumo

O Decreto 1584/2010 de Fernández de Kirchner oficializa o nome Dia do Respeito à Diversidade Cultural pelo aniversário de 12 de outubro. Este trabalho busca responder à questão de quais são as representações discursivas a respeito da data. Para isso, utilizase o referencial teórico dos estudos críticos do discurso e analisam-se 32 entrevistas semiestruturadas realizadas em seis instituições de San Miguel de Tucumán (Argentina) durante o período 2015-2018. Parte-se da hipótese de que a mudança ocorrida em 2010 gerou uma multiplicidade de representações discursivas. Os resultados indicam que existe uma predominante e que assenta em duas imagens: a do Descobrimento da
América associada ao Dia de Colombo e a do Dia do Respeito à Diversidade Cultural. Infere-se, então, uma virada comemorativa para um novo conteúdo e paradigma, mas que está longe de ter sido aceita pela população adulta

Palavras-chave

discurso, mudança linguística, lexicografia, data

ePub (Español) pdf (Español)

Referências

  1. Abric, J. C. (2001). Prácticas sociales y representaciones. Ediciones Coyoacán.
  2. Arenas, P. & Ataliva, V. (2017). Las comunidades indígenas: etnoterritorios, prácticas y saberes ancestrales. Ediciones Imago Mundi.
  3. Azubel, E. N. & Sal Paz, J. C. (2014). La comprensión de textos en ciencias de la salud. Propuesta para ingresantes a la Universidad. El Graduado.
  4. Carretero, M. & Kriger, M. (2006). La usina de la patria y la mente de los alumnos. Un estudio sobre las representaciones de las efemérides escolares argentinas. En M.
  5. Carretero, A. Rosa y M. F. González (eds.), Enseñanza de la historia y memoria colectiva. Paidós.
  6. Fairclough, N. (1993). Discurso y cambio social. En J. Zullo (ed.), Cuadernos de Sociolingüística y Lingüística Crítica, 3-77.Fairclough, N. (2008). El análisis crítico del discurso y la mercantilización del discurso público: las universidades.
  7. Discurso & Sociedad, 2(1), 170185.
  8. Flores Treviño, M. (2021). Dispositivos discursivos del poder. Política, educación y género. Res Pública.
  9. Foucault, M. (2005). El orden del discurso. Fábula TusQuets Editores.
  10. García Sebastiani, M. (2021). Diplomacia, turismo e identidad nacional: la celebración del 12 de octubre en España durante la Guerra Fría. Hispania, 81(267), 195- 226. https://hispania.revistas.csic.es/index.php/hispania/article/view/1002/998 DOI: https://doi.org/10.3989/hispania.2021.007
  11. Godino, C. M. B. (2009, enero-marzo). Efemérides patrias. Análisis de su génesis y cambios en la institución educativa. Aposta: Revista de Ciencias Sociales, (40), 1-15.
  12. Granzer, C. (2017) 12 de octubre ¿Nada que celebrar? Eine Presseanalyse zum umstrittenen Nationalfeiertag Spaniens aus unterschiedlichen Perspektiven [Mg. der Philosophie]. Universität Wien.
  13. Komavli de Sánchez, B. A. (2014). Representações Linguísticas No Projeto a Instituição Da Data Do 12 De Outubro: Um Dispositivo De Comemoração. En Anais do V Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras
  14. da UFF, 59-71.
  15. Krizmanics, G. (2010) Generación de los bicentenarios. Erinnerungsräume der Iberoamerikanischen Staatengemeinschaft: Spanien, der 12. Oktober und die nationalen Unabhängigkeiten Mexikos und Venezuelas [Mg. der Philosophie].
  16. Universität Wien.
  17. Ley 26.206, Ley de Educación Nacional, Boletín Oficial del Estado 31062 1, 2006. Maingueneau, D. (1976). Introducción a los métodos de análisis del discurso: problemas y perspectivas. Hachette.
  18. Marimón Llorca, C. (2004). Argumentos verbales y organización textual: la dimensión discursiva del verbo. Estudios de Lingüística: El Verbo, 267-287. DOI: https://doi.org/10.14198/ELUA2004.Anexo2.12
  19. Masotta, C. (2015) Día de la Raza al Día del Respeto a la Diversidad Cultural. https:// santafe.conicet.gov.ar/del-dia-de-la-raza-al-dia-del-respeto-a-la-diversidad- cultural/Mendizábal, N. (2006). Los componentes del diseño flexible en la investigación cualitativa. En I. Vasilachis de Gialdino (ed.), Estrategias de investigación cualitativa. Gedisa Editorial.
  20. Nuñez, M. L. (2012). Los significados del 12 de octubre en el espacio multicultural de Tucumán. UNT.
  21. Nuñez, M. L. (2021). El 12 de octubre en Argentina, Colombia y México: prácticas conmemorativas y representaciones sociales. En A. F. Ospina-Enciso, M. A. Garzón
  22. Martínez & S. R. Carrizo (eds.), Etnografía y patrimonio cultural. Caminos emergentes y perspectivas. Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia UPTC.
  23. Nuñez, M. L. (2022). Las representaciones sociales de docentes tucumanos sobre el “Día del Respeto a la Diversidad Cultural” en el nivel medio del Colegio Tulio García Fernández de la ciudad de San Miguel de Tucumán. [Maestría en Psicología Social]. UNT.
  24. Ocoró Loango, A. (2018). Del kirchnerismo al macrismo: afrodescendientes, política de Estado en la Argentina. En R. Campoalegre Septien (ed.), Afrodescendencias. Voces en resistencia. CLACSO. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctvn96gn4.18
  25. Pardo Abril, N. G. (2007). Poder, discurso y sociedad. Cómo hacer análisis del discurso. Universidad Nacional de Colombia, Facultad de Ciencias Humanas, Departamento de Lingüística, Instituto de Estudios en Comunicación y
  26. Cultura.
  27. Sal Paz, J. C. & Maldonado, S. D. (2016). Hacia una didáctica del análisis del discurso en el nivel superior. Conceptos clave. Estudios de Lingüística Aplicada, 1(1), 209-222.
  28. Van Dijk, T. A. & Mendizábal, I. R. (1999). Análisis del discurso social y político. Abya-Yala. Vasilachis de Gialdino, I. (2013). Pobres, pobreza, identidad y representaciones sociales. Gedisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.