Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Desenvolvimento e reforma educação na Venezuela: O regime semestre de teste na educação média (1976-1986)

Resumo

O presente artigo tem como objetivo reconstruir o processo histórico do teste de regime de crédito semestral no subsistema de ensino médio do sistema educacional venezuelano entre 1976 e 1986 no âmbito da reforma educacional; com o objetivo de revelar elementos documentados desconhecidos ou desconhecidos da Reforma Educacional venezuelana e que têm vínculos com a teoria desenvolvimentista da educação e sua aplicação efetiva na região latino-americana. Seguindo o método da História Social como história de síntese, história total, uma ampla revisão de fontes documentais e bibliográficas foi realizada com o objetivo de descrever o processo histórico de reforma educacional; analisar o processo de planejamento, lançamento, desenvolvimento e cancelamento do julgamento do regime de crédito semestral no âmbito da referida reforma; e avaliar a relação entre Educação e Desenvolvimento na história contemporânea da Venezuela; Concluiu-se que o esquema de crédito semestral, apesar de suas vantagens, envolveu a complexidade da administração escolar devido à sua abordagem regionalista e descentralizada, para a qual foi cancelada pela administração nacional no final da década de 1980. Século XX.

Palavras-chave

Revista de História da Edu- cação Latino-americana; história da educação secundária; reforma educacional; desenvolvimento

PDF (Español) HTML (Español)

Biografia do Autor

Jadhiel Alejandro Rodríguez Suárez

Magíster en Educación, mención Enseñanza de la Historia por la UPEL-IPB. Coordinador adjunto de la Cátedra Libre Historia de la Universidad perteneciente a la Universidad Centroccidental Lisandro Alvarado (UCLA). Estudiante del Doctorado en Cultura Latinoamericana y Caribeña en la UPEL-IPB.


Referências

  • Albornoz, Orlando. Sociedad y respuesta educativa. Caracas: Universidad Central de Venezuela. Ediciones de la Biblioteca, 1991.
  • Atcon, Rudolph. La universidad latinoamericana: Clave para un enfoque conjunto del desarrollo coordinado social, económico y educativo en América Latina. Bogotá: Unibiblos, 2005.
  • Brito Figueroa, Federico. Venezuela Contemporánea ¿país colonial? Caracas: Universidad Central de Venezuela. Ediciones de la Biblioteca, 1972.
  • Cardoso, Fernando Henrique y Faletto, Enzo. Dependencia y Desarrollo en América Latina. México: Siglo Veintiuno Editores, 1970.
  • Carnoy, Martin. La Educación como imperialismo cultural. México: Siglo XXI Editores, 1988.
  • Chacón, Alfredo. Cultura y Dependencia. Caracas: Monte Ávila Editores, 1975.
  • Di Tella, Torcuato S. (Supervisor). Diccionario de Ciencias Sociales y Políticas. Buenos Aires: PUNTOSUR Editores, 1989.
  • Fermín, Manuel. Momentos Históricos de la Educación Venezolana. Caracas: Editorial Romor, 1989.
  • Fernández Heres, Rafael. Regionalización de la Educación en Venezuela. Caracas: Instituto Nacional de Cooperación Educativa, 1982.
  • Germani, Gino. Política y Sociedad en una época de transición: De la sociedad tradicional a la sociedad de masas. Buenos Aires: Editorial Paidós, Buenos Aires, 1962.
  • Graffe, Gilberto José. Políticas Públicas Educativas frente a la Crisis, Reforma del Estado y modernización de la Educación Venezolana. Universidad Central de Venezuela, Ediciones Secretaría de la UCV, Ediciones Vicerrectorado Académico, 2005.
  • Guerra C., Alexis J. La Planificación en la Región Centro Occidental 1958-2005. Barquisimeto: Universidad Centroccidental Lisandro Alvarado, Cátedra Libre Banco Central de Venezuela, 2012.
  • Jaguaribe, Helio y otros. La dependencia político-económica de América Latina. México: Siglo XXI Editores, 1978.
  • Malavé Mata, Héctor. Formación Histórica del Antidesarrollo de Venezuela. Caracas: Ediciones Rocinante, 1975.
  • Márquez, Trino. El Estado social de derecho. Origen, evolución y situación actual. Caracas: Editorial PANAPO, 1998.
  • Maza Zavala, D. F. Los mecanismos de la dependencia. Caracas: Ediciones Rocinante, Fondo Editorial Salvador de la Plaza, 1973.
  • Medina, Ramón Daniel. La Pedagogía Tecnocrática a la Luz del Pensamiento Pedagógico Universal. Maracaibo: Ediciones de la Universidad del Zulia, 2005.
  • Mora García, José Pascual. Del Fin de la Historia a la Postmodernidad. S/L: Universidad de Los Andes, Vice-Rectorado de Extensión Universitaria, Núcleo Universitario del Táchira, 1996.
  • Muñoz L., Carlos A. El Estado Venezolano y su política regional. Mérida: Textos de la Universidad de Los Andes. Facultad de Ciencias Forestales, 1990.
  • Parsons, Talcott. Estructura y procesos en las sociedades modernas. Madrid: Instituto de Estudios Políticos, 1966.
  • Prebisch, Raúl. Hacia una dinámica del desarrollo latinoamericano. Uruguay: Colección Cuadernos de América. Ediciones de la Banda Oriental, 1967.
  • Prieto Figueroa, Luis Beltrán. El Estado y la Educación en América Latina. Caracas: Colección Estudios. Monte Ávila Editores, 1978.
  • Rangel, Domingo Alberto. La Crisis Económica Mundial. Valencia: Universidad de Los Andes, Vadell Hermanos Editores, 1987.
  • Rodríguez, Nacarid (Compiladora.). Historia de la Educación Venezolana. Seis Ensayos. Caracas: Universidad Central de Venezuela, Facultad de Humanidades y Educación, Comisión de Estudios de Postgrado, 1996.
  • Rojas, Reinaldo. Universidad Centroccidental Lisandro Alvarado: Una Historia de 50 años. Barquisimeto: Universidad Centroccidental Lisandro Alvarado, Ediciones del Rectorado, 2012.
  • Sunkel, Oswaldo. El subdesarrollo latinoamericano y la teoría del desarrollo. México: Siglo XXI Editores, 1970.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.