Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Novas gerações e mercado laboral: desafios para a pertinência educativa atual

Resumo

Objetivo: identificar os desafios das instituições de Educação Superior (IES) na pertinência da oferta educativa e sua concordância com os gostos e preferências das novas gerações com as carreiras universitárias que são necessárias para o mercado laboral.

Método: Esta discussão é relevante e pertinente devido aos achados da aplicação de uma metodologia quantitativa com um estudo aprofundado de intervenção-ação que produziu indicadores baseados nas percepções de 600 estudantes do ensino médio.

Originalidade/contribuição: considerados como geração Z, que se sintetizam como novas gerações, não incluindo propositalmente a geração T em função de sua idade e escolaridade.

Coleta de dados: considerou-se 100 empregados e/ou empresários do setor privado em Guadalajara, Jalisco.

Conclusões: logrou-se identificar as carreiras universitárias necessárias para este setor, em relação a 44 carreiras que atualmente se oferecem na IES da Área Metropolitana de Guadalajara (AMG)

Palavras-chave

educação, trabalho, centilenário, mercado

PDF (Español) HTML (Español)

Biografia do Autor

Magdiel Gómez Muñiz

Doctor en Educación y Profesor Investigador de la Universidad de Guadalajara-Cuciénega. Miembro Nacional de Investigadores (SNI) e integrante del Cuerpo Académico Consolidado UDG-CA-562, magdiel.gomez@redudg.udg.mx

Luis Rodrigo Díaz Thomé Yániz

Licenciado en Estudios Internacionales. Universidad de Guadalajara y Miembro de la Qualitative Research Consultant Asociation (QRCA),  rodrigo@quattromkt.com

Juan Manuel Herrera Ávila

Docente en Secretaría de Educación Jalisco. Doctorante en Educación. Universidad de Guadalajara


Referências

Alto nivel, Por qué las empresas batallan para encontrar personal en México Ciudad de México, 2019. https://www.altonivel.com.mx/recursos-humanos/empleo/por-que-las-empresas-batallan-para-encontrar-personal-en-mexico/ (12/12/2020).

Bárcenas Ortiz, Ramiro. “Pertinencia: una dimensión de la calidad de la enseñanza. Valor intrínseco en las relaciones encaminadas al consenso de las normas y los contenidos curriculares.” Tiempo de Educar 10, no. 20 (2009): 349-378: https://www.redalyc.org/pdf/311/31112987004.pdf

Bauman, Zygmunt. Sobre la educación en un mundo líquido. Ciudad de México: Paidós, 2017.

Bravo Torres, Gilliam, y Vergara Tamayo, Miguel. “Factores que determinan la elección de carrera profesional: en estudiantes de undécimo grado de colegios públicos y privados de Barrancabermeja”. PSICOESPACIOS 12, no. 20 (2018): 35-48: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6309708

Cerda, Jaime, y Villarroel, Luis. “Evaluación de la concordancia inter-observador en investigación pediátrica: coeficiente de Kappa”. Bioestadística 79, no. 1 (2008): 54-58: https://www.scielo.cl/pdf/rcp/v79n1/art08.pdf

UAM, Por deficiencias en la orientación vocacional hasta 40% de jóvenes equivoca la licenciatura, UAM, Ciudad de México, 2017. http://www.comunicacionsocial.uam.mx/boletinesuam/242-17.html 12/12/2020.

DOF, DOF: 13/11/2017, Ciudad de México, 2017. https://www.dof.gob.mx/nota_detalle.php?codigo=5504348&fecha=13/11/2017 (18/12/2020).


Domínguez Lugo, Alma, Silva Ávila, Alicia, Castorena Penña, Abraham, Barrera Moreno, Mario y Ramírez González, Dora. “Investigación sobre las oportunidades de empleo para los profesionistas recien egresados utilizando BSC”. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo 8, no. 15 (2017): 1-19. http://ride.org.mx/index.php/RIDE/article/view/293/1389

Forbes México, “Los centennials cambiarán las reglas del juego”, Forbes México, Ciudad de México, 13 de septiembre, 2018.

Fresán Orozco, Magdalena. “Los estudios de egresados. Una estrategia para el autoconocimiento y la mejora de las instituciones de educación superior. En ANUIES”. Esquema básico para estudios de egresados (2003): 19-31.

Jiménez, Natalia. “Generación Z, más allá de los millennials”. El mundo, 30/03/2016. https://www.elmundo.es/sociedad/2016/03/30/56fbe0d0e2704e66298b4642.html

Linares Martínez, Francisco. “Elección racional y normas sociales. Una vuelta más de tuerca”. Revista Internacional de Sociología 60, no. 32 (2002): 77-99: http://revintsociologia.revistas.csic.es/index.php/revintsociologia/article/view/717/1277

Lorey, David. “Graduados universitarios y empleo en jalisco desde 1950”. Revista de la Educación Superior (1997): 1-15: http://publicaciones.anuies.mx/pdfs/revista/Revista103_S2A1ES.pdf

Méndez Fregoso, Elvia. “La pertinencia como requisito para la calidad en educación superior. La planeación institucional como condición esencial para el desarrollo del posgrado”. Revista Iberoamericana de Educación 36, no. 3 (2005): 1-21: https://rieoei.org/RIE/article/view/2817

Norzagaray Benitez, Claudia, Maytorena Salazar, Eloísa, y Montaño Bojórquez, Anabel. “ Congruencia entre Intereses, Aptitudes y Elección de Carrera”. Revista Mexicana de Orientación Educativa 8, no. 21 (2011): 32-40: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1665-75272011000200005

Manpower Group, Resolviendo la escasez de talento. Crear, adquirir, tomar protestado y construir puentes. Guadalajara, 2018. https://www.manpowergroup.com.mx/wps/wcm/connect/manpowergroup/db65d29b-c8d3-46e9-9af5-fed9ef38a9d0/MG_EscasezdeTalentoMexico2018.pdf?MOD=AJPERES&CONVERT_TO=url&CACHEID=db65d29b-c8d3-46e9-9af5-fed9ef38a9d0 (12/12/2020).

Tünnermann Bernheim, Carlos. “Las conferencias regionales y mundiales sobre educación superior de la UNESCO y su impacto en la educación superior de América Latina”. Universidades, no. 47 (2010): 31-46: https://www.redalyc.org/pdf/373/37318570005.pdf

UAM. “por deficiencias en la orientación vocacional hasta 40% de jóvenes equivoca la licenciatura”. UAM, 25 de mayo de 2017. http://www.comunicacionsocial.uam.mx/boletinesuam/242-17.html

Vilanova, Núria, y Ortega, Iñaki. Generación Z. Todo lo que necesitas saber sobre los jóvenes que han dejado viejos a los millennials. Barcelona: Edición Kindle, 2017.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.