Florêncio Aburto Trigos. Professor da escola, professor, impressor e empresário de Veracruz, 1803-1861
Resumo
Objetivo: analisar os contribuições de Florencio Aburto para a educação primária de Veracruz na primeira metade do século XIX.
Originalidade/contribuição: abordando o caso de um professor desconhecido, que formou seus alunos e renovou métodos de ensino, que passou despercebido na maioria das histórias de educação, incluindo histórias de vida e biografias de professores.
Método: recupera alguns conceitos da viragem biográfica, tais como trajetórias e mapas culturais referentes aos contextos cronológicos e aos espaços culturais e geográficos através dos quais a personagem viajou.
Estratégias/ coleta de datos: recuperação de várias fontes documentais sobre os seus contributos para a campo educacional, para as quais também precisa de rever, de forma acessória, alguns aspetos da sua vida pessoal e as suas facetas como impressora, livreiro e empreendedor.
Conclusões: o seu carácter de impressora, intelectual e empreendedor, permitiu-lhe estabelecer laços com o poder local e tornar-se um professor reconhecido pela inovação da educação, que consistia em promover os métodos de ensino inovadores no seu tempo e uma organização de acordo com a retórica das autoridades para alargar a educação a todos os sectores, independentemente do seu estatuto social.
Palavras-chave
Veracruz, siglo XIX, biografía, educación elemental, métodos de enseñanza
Biografia do Autor
Pablo Martínez Carmona
Doctor en Historia, profesor-investigador en el Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social, CIESAS, Sede Ciudad de México, correo electrónico: martinezcarmonapablo@gmail.com
Referências
- Fuentes
- Archivo General de la Nación (AGN)
- Colección de folletería
- Instrucción Pública
- Archivo Histórico Municipal de Veracruz (AHMV)
- Caja 161, vol. 215, ff. 518-529; vol. 216, ff. 7-66.
- Caja 167, vol. 225, ff. 83-98.
- Archivo Histórico Municipal de Xalapa (AHMX)
- Libros de Actas de Cabildo
- Sección México independiente
- Caja 1, exp. 1, ff. 5-6; 47, 55.
- Caja 2, exp. 5, f. 93; ff. 109-114.
- Caja 3, exp. 10, f. 5; ff. 1-101.
- Caja 5, exp. 3, f. 56.
- Caja 8, exp. 2, f. 22.
- Caja 9, exp. 1, ff. 5-6; exp. 2, ff. 1-12; exp. 3, ff. 25-26.
- Caja 10, exp. 6, ff. 1-8.
- Caja 14, exp. 5, ff. 12, 17-18; exp. 6, f. 4.
- Caja 15, exp. 6, ff. 4-5.
- Caja 19, exp. 3, s/f; exp. 7, ff. 1-34.
- Caja 24, exp. 3, ff. 1-12.
- Caja 29, paquete 1, exp. 3, ff. 1-39.
- Archivo Notarial de Xalapa (ANX)
- Benson Latin American Collection
- Biblioteca México (Fondo Basave)
- Centro de Estudios de Historia de México (CARSO)
- Hemeroteca Nacional (HN)
- Fondo Reservado Lafragua, Biblioteca Nacional (LAF)
- Librería de Harvard: colección digital de folletos latinoamericanos
- Sutro Collecction, Catalogue of Mexican pamphlets
- The Bancroft Library, Berkeley Library Digital Collections
- University of Texas Libraries
- Yale University Library
- Periódicos impresos por Aburto
- Diario del Gobierno de la República Megicana, 1837
- El Amigo de la Paz y el Orden, 1835
- El Conciliador, 1840
- El Mensajero Federal, 1827-1834
- El Nacional, 1841-1842
- El Negador, 1835 a 1877.
- El Procurador del Pueblo, 1834
- El Zempoalteca, 1845-1868
- Bibliografía
- Alarcón Morales, Marisol. “Constructores en el arte de imprimir: editores, impresores y preceptores. Florencio Aburto y Agustín Ruiz, 1847-1878”. Balajú, Revista de Cultura y Comunicación, n.o 2, (2015): 72-81. Doi https://doi.org/10.25009/blj.v0i2.1807 DOI: https://doi.org/10.25009/blj.v0i2.1807
- Arteaga, Belinda (coord.). Pensamiento y práctica de los grandes educadores mexicanos. Ciudad de México: Secretaría de Educación Pública (SEP), 2012.
- Bazant, Mílada. “Retos para escribir una biografía”. Secuencia, no. 100, (2018): 53-84. DOI: https://doi.org/10.18234/secuencia.v0i100.1518 DOI: https://doi.org/10.18234/secuencia.v0i100.1518
- Bazant, Mílada. “Espacios, lugares e imágenes en la construcción biográfica. El maestro Clemente Antonio Neve durante la época de Maximiliano”. Desacatos, n.o 50, (2016): 28-51. URL: https://desacatos.ciesas.edu.mx/index.php/Desacatos/article/view/1540/1267 DOI: https://doi.org/10.29340/50.1540
- Bazant, Mílada. “Una musa de la modernidad: Laura Méndez de Cuenca (1853-1928)”. Revista Historia de la Educación Latinoamericana, n.o 21 (2013): 19-50. DOI: http://dx.doi.org/10.9757/Rhela. 21.01 DOI: https://doi.org/10.19053/01227238.2463
- Clayton, Ewan. La historia de la escritura. Madrid: Siruela, 2015. https://www.siruela.com/archivos/fragmentos/LaHistoriadelaEscritura.pdf
- Dosse, François. El arte de la biografía: Entre historia y ficción. México: Universidad Iberoamericana, 2007.
- Galindo Peláez, Gerardo. “Trayectoria de un profesor productor de saberes: Guillermo Antonio Sherwell, 1878-1914”. Revista Mexicana de Historia de la Educación, n.o 13, (2019): 26-48. DOI: https://doi.org/10.29351/rmhe.v7i13.174 DOI: https://doi.org/10.29351/rmhe.v7i13.174
- Girón, Nicole. Folletería mexicana del siglo XIX. México: SEP/CONACYT/Instituto Mora, 2001.
- González Jiménez, Rosa María. Las maestras en México: recuento de una historia. México: UPN, 2007. https://editorial.upnvirtual.edu.mx/index.php/publicaciones/colecciones/historia-ciudadania-y-magisterio/72-07-las-maestras-en-mexico-re-cuento-de-una-historia
- Herrera, María de Lourdes y Ana María García. “Mujeres del porvenir: María Ester Rodríguez y su práctica docente, 1905-1929”. En Variedad y diversidad. Acercamientos a los trabajos, actividades y condiciones de las mujeres en México. Siglos XIX y XX, coordinado por Gloria A. Tirado Villegas y Elva Rivera. México: Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, 2017, 151-172.
- Iglesia de Jesucristo de los Santos de los Últimos Días, “Florencio Aburto”, Family Search, 20 de marzo de 2021, https://www.familysearch.org/es/
- Martínez, Carmona, Pablo, “Florencio Aburto. Educador, impresor, catedrático, intelectual y empresario veracruzano, 1803-1861” (XVI Congreso Nacional de Investigación Educativa, Consejo Mexicano de
- Investigación Educativa, A.C. COMIE (2022). https://www.comie.org.mx/congreso/memoriaelectronica/v16/doc/0664.pdf
- Martínez Carmona, Pablo. "Fiestas religiosas y ceremonias cívicas en la educación de la ciudad de México y Veracruz, 1821-1872". Estudios de Historia Moderna y Contemporánea de México, n.º 56 (2019): 113-144. https://moderna.historicas.unam.mx/index.php/ehm/article/view/64128 DOI: https://doi.org/10.22201/iih.24485004e.2018.56.64128
- Meníndez, Rosalía. “Ponciano Rodríguez: maestro normalista, editor y funcionario (1893-1921)”. Diálogos sobre educación. Temas actuales de investigación educativa, n.o 18 (2019): 1-13. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=553458251004 DOI: https://doi.org/10.32870/dse.v0i18.493
- Palacio, Celia del. Pasado y presente: 220 años de prensa veracruzana (1795-2015). Xalapa: Universidad Veracruzana, 2015. Doi 10.25009/uv.352.141
- Palacio, Celia del. “Imprentas e impresores de Veracruz, 1795-1850”. En Empresa y cultura en tinta y papel (1800-1860), coordinado por Laura Suárez de la Torre y Miguel Castro. México: Instituto Mora/Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), 2001, 171-192.
- Staples, Anne. Recuento de una batalla inconclusa: La educación mexicana de Iturbide a Juárez. México: El Colegio de México, 2005. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv47wf0v
- Suárez de la Torre, Laura. “La construcción de una identidad nacional. (1821-1855): imprimir palabras, transmitir ideas”. En La construcción de un discurso nacional en México, un anhelo persistente, editado por
- Nicole Girón. México: Instituto Mora, 2007.
- Tanck, Dorothy. La educación ilustrada 1786-1836. México: El Colegio de México, 1998.
- Universidad Veracruzana. Diccionario Enciclopédico Veracruzano. Xalapa: IIESES/UV, 2017. URL http://sapp.uv.mx/egv/index.aspx