Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Historiografia das significações imaginárias da infância na cultura do Ocidente

Resumo

Este artigo propõe uma aposta investigativa desenvolvida na tese de doutorado “Imaginário sobre infância, políticas públicas e práticas pedagógica”, apresentada para fazer jus ao título de doutora em Pedagogia-UNAM-2013, na qual se mostra como, desde a teoria dos imaginários sociais, é possível explicar a constituição da sociedade e a emergência de propostas sociais e culturais que questionam e reorganizam as dinâmicas sociais instituídas, assim como as interações entre os sujeitos e a cultura. Com a análise e a interpretação realizadas a partir de uma perspectiva histórica qualitativa – interpretativa, se pretende mostrar como os imaginários são formas de legitimação da ordem social, processo que se dá entre continuidades, rupturas, descontinuidades; num recorte de tempo histórico, cada cultura configurou esse magma de significações imaginárias sobre a infância presentes em nossa cultura ocidental, conformando a infância de cada época, em cada sociedade, as condições de vida, o trato, as interações adulto-criança e a experiência infantil nos diferentes momentos do desenvolvimento do Ocidente. Metodologicamente a historiografia assumiu a dinâmica de construção dos imaginários sociais que se produzem entre o visível e a opacidade, de modo que, para interpretá-los, desvelá-los e desentranhá-los, se tomaram – como fonte documental – livros, arquivos e artigos que permitiram compreender como foi indagada e conceitualizada a infância, os meninos e as meninas em diferentes momentos da cultura do Ocidente, com o que se realiza uma historiografia que permite desvelar a permanência ou as transformações que foram dadas na forma de significar a infância.

Palavras-chave

infância; significações imaginárias; historiografia; instituído e instituinte

PDF (Español) HTML (Español)

Biografia do Autor

Cecilia Rincón Verdugo

Doctora en Pedagogía de la Universidad Nacional Autónoma de México, decana de la Facultad de Ciencias y Educación de la Universidad Distrital Francisco José de Caldas, docente-investigadora de la maestría en Infancia y Cultura udfjc, directora del grupo de investigación infancias-udfjc, 


Referências

FUENTES

Ariès, Philippe. El niño y la vida familiar en el antiguo régimen. Madrid: Editorial Taurus, 1987.

Castoriadis, Cornelius. La institución imaginaria de la sociedad. Francia: Editorial Senil, 1975.Dolto, Françoise. Las etapas de la infancia: nacimiento, alimentación juego, escuela Barcelona: Paidós, 2002.

Duby, Georges. “La vida privada de los notables toscanos en el umbral del Renacimiento”. En Historia de la vida privada: De la Europa feudal al Renacimiento, dirección de Philippe Ariès y Georges Duby, tomo II. Madrid: Taurus, 1991.

Febvre, Lucien. Combates por la historia. Barcelona: Editorial Ariel, 1982.

Freud, Sigmund. Obras completas. Buenos Aires: Amorrortu, 1982.

Foucault, Michel. Vigilar y castigar: nacimiento de la prisión. México: Siglo XXI, 1976.

Gélis, Jacques. “La individualización del niño”. En Historia de la vida privada: Del Renacimiento a la Ilustración, dirección de Philippe Ariès y Georges Duby, tomo III. Madrid: Editorial Taurus, 1991.

Helg, Aline. La educación en Colombia, 1918-1957: una historia social, económica y política. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional/Plaza & Janés Colombia, 2001.

Rabello de Castro, Lucía, Infancia y adolescencia en la cultura del consumo. Argentina: Lumen, 2001.

Piaget, Jean. “El desarrollo mental del niño”. En Seis estudios de psicología. Barcelona: Editorial Seix Barral, S. A., 1991

REFERENCIAS

Agamben, Georgio. Infancia e historia. Destrucción de la experiencia y origen de la historia. Buenos Aires, Argentina: Adriana Hidalgo Editora, 2010.

Alzate, María Victoria. “El descubrimiento de la infancia: historia de un sentimiento”. Revista Electrónica de Educación y Psicología, año 1, n.° 1 (2004).

Anzaldúa Arce, Raúl E. “Lo imaginario como significación y sentido”. En Imaginario social: creación de sentido, coordinado por Raúl Anzaldúa. México: Universidad Pedagógica Nacional, 2010.

Berger, Peter y Thomas Luckmann. La construcción social de la realidad. Argentina: Amorrortu editores, 2003.

Borras, José María. “Presentación del dosier: ‘Historia de la Infancia’”. Cuadernos de Historia Contemporánea, vol. 24 (2002): 147-149.

Buckingham, David. Crecer en la era de los medios electrónicos: Tras la muerte de la infancia. España: Ediciones Morata, 2002.

Casas, Ferran. Infancia: perspectivas psicosociales. Barcelona: Paidós, 1998.

Diker, Gabriela. ¿Qué hay de nuevo en las nuevas infancias? Buenos Aires: Biblioteca Nacional/Universidad Nacional de General Sarmiento, 2008.

Herrera, Martha Cecilia y Yeimy Cárdenas P. “Tendencias analíticas en la historiografía de la infancia en América Latina”. Anuario Colombiano de Historia Social y de Cultura, 40, n.° 2 (2013): 279-311.

Jiménez, Absalón. “Pensamiento pedagógico colombiano: Martín Restrepo Mejía. Una mirada a sus conceptos de pedagogía, infancia, maestro y escuela”. Revista Historia de la Educación Latinoamericana, 19, n.° 29 (2017): 254-269.
https://doi.org/10.19053/01227238.7578

Korsunsky, Betty. En Los niños del psicoanálisis, compilado por Ada Rosmaryn. Buenos Aires: Asociación Escuela Argentina de Psicoterapia para Graduados, 2005.

Larrosa, Jorge. “El enigma de la infancia”. En Imágenes del otro, compilado por Jorge Larrosa y Nuria Pérez de Lara. Barcelona: Virus, 1997.

Lyotard, Jean-François. Lo inhumano. Charlas sobre el tiempo. Argentina: Manantial, 1998.

Navarrete Cazales, Zaira “Formación de Profesores en las Escuelas Normales de México. Siglo XX”. Revista Historia de la Educación Latinoamericana 17 n.° 25, (2015):17-34.
https://doi.org/10.19053/01227238.3805.

Quiceno, Humberto. “Sujeto del saber en el grupo de historia de las prácticas”. Documento inédito, 2010.

Sáenz Obregón, Javier, Óscar Saldarriaga y Armando Ospina. Mirar la Infancia: pedagogía, moral y modernidad en Colombia, 1903-1946. Medellín: Editorial Universidad de Antioquia, 1997.

Sosenski, Susana y Elena Jackson (coords.). “Nuevas interpretaciones de la historia de la infancia en América Latina: entre prácticas y representaciones”. Estudios de Historia Moderna y Contemporánea de México, n.° 46 (2012).

Tonucci, Francesco. La ciudad de los niños. Barcelona: Graó, 1996.

Downloads

Não há dados estatísticos.