Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Olivia Arévalo Lomas: uma janela do infinito Assassinato da canção sagrada shipibo-konibo-xeteba

Resumo

Este artigo levanta uma reflexão sobre a sabedoria ancestral indígena de um povo do Peru amazônico a partir do assassinato de uma mulher sábia. Com a análise documental teórica realizada, busca-se compreender o ethos sociocultural que vivem os povos indígenas de Shipibo-Konibo-Xeteba e o marco que evidencia a tentativa de usurpar a sabedoria ancestral da maneira mais violenta que se pode apresentar no mundo contemporâneo: assassinato do mestre espiritual Olivia Arévalo, um verdadeiro tesouro humano. O método foi uma revisão sistemática e sintética do povo Shipibo-Konibo. Os resultados podem contribuir para promover interesse em estudar a liderança feminina dos povos indígenas e, ao mesmo tempo, desafia a comunidade acadêmica e política em relação aos diferentes assassinatos de líderes indígenas em vários territórios da América Latina. Ao mesmo tempo, contribui para a visibilidade, reconhecimento e disseminação do patrimônio cultural imaterial da diversidade presente no continente.

 

Palavras-chave

Revista de história da educação latino-americana; Olivia Arévalo Lomas; shipibo-konibo-xeteba; população indígena; conhecimento indígena.

PDF (Español) HTML (Español)

Biografia do Autor

Juan Mansilla Sepúlveda

Profesor de Historia, Geografía, y Ciencias Sociales. Magíster en Desarrollo Regional y Local. Doctor en Filosofía y Letras. Académico de la Facultad de Educación, Universidad Católica de Temuco, integrante del grupo de investigacion HISULA adscrito a la UPTC. 


Referências

Abregú Esteban, Karen Juliett. El libro sagrado de los Cashinahuas. Iquitos: Editorial Grupo Literario Ikitos, 2013.

Base de Datos de Pueblos Indígenas u Originarios. 2019. http://bdpi.cultura.gob.pe/node/26

Consejo Shipibo-Konibo y Xetebo. http://www.coshikoxperu.org/quienes-somos

Diario La Tercera, 23 de agosto de 2018.

El País, 24 de diciembre de 1993 y 22 de abril de 2018.

Estermann, Josef. “Colonialidad, descolonización e interculturalidad. Apuntes desde la filosofía intercultural”. Polis, Revista latinoamericana 13, n.° 38 (204): 347-368.
https://doi.org/10.4067/S0718-65682014000200016

Gell, Alfred. “The Technology of Enchantment and the Enchantment of Technology”. En Anthropology, Art and Aesthetics, editado por Jeremy Coote y Anthony Shelton. Oxford: Clarendon Press, 1992.

González, Paola. “La tradición del arte chamánico Shipibo-Conibo (Amazonía peruana) y su relación con la cultura Diaguita chilena”. Boletín del Museo Chileno de Arte Precolombino 21, n.° 1 (2016): 39.
https://doi.org/10.4067/S0718-68942016000100003

Heath, Carolyn. “Una ventana hacia el infinito. El simbolismo de los diseños Shipibo-Conibo”. En Una ventana hacia el infinito. Arte shipibo-conibo, editado por Bruno Illius y Pedro Pablo Alayza. Lima: Instituto Cultural Peruano Norteamericano, 2002.

Instituto Nacional de Estadística e Informática del Perú (INEI), 2007 y 2016. https://www.inei.gob.pe/

Lathrap, Donald W. The Upper Amazon. New York: Praeger, 1970.

Mansilla, Juan. “Ordo amoris. Fenomenología del amor en Max Scheler, orden y desorden del corazón humano”. Revista Cultura, Hombre, Sociedad (CUSHO) 16, n.° 2 (2008): 73-90. https://cuhso.uct.cl/index.php/cuhso/article/view/281/254

Menard, Andrés y Jorge Pavez (eds.). Mapuche y anglicanos. Vestigios fotográficos de la misión Araucana de Kepe, 1896-1908. Santiago de Chile: Ocho libros, 2008.

Ministerio de Cultura de Perú. Declaratorias de Expresiones del Patrimonio Cultural Inmaterial como Patrimonio Cultural de la Nación. Resolución Directoral RD N 540/INC-2008

Ministerio de Cultura de Perú. Declaran a los íkaros del pueblo shipibo - konibo - xetebo como Patrimonio Cultural de la Nación. Resolución vice-ministerial-Nº068-2016-VMPCIC-MC.

Morin, Françoise. "Los shipibo-conibo". En Guía etnográfica de la Alta Amazonía, editado por Fernando Santos Granero y Frederica Barclay, vol. III. Lima: IFEA, Smithsonian Tropical Research Institute, Abya Yala, 1998.

Morales, Daniel. “La arqueología en la Amazonía peruana y sus relaciones con el área andina”. En Por dónde hay soplo: estudios amazónicos andinos. Editado por Jan Pierre Chaumeil, Óscar Espinosa de Rivero y Manuel Cornejo Chaparro Lima: Instituto Francés de Estudios Andinos (IFEA); Pontificia Universidad Católica del Perú; Centro Amazónico de Antropología y Aplicación Práctica (CAAAP) y Centre d’Enseignement et de Recherche en Ethnologie Amé-rindienne, 2011.

Palumbo, María. Educación en Movimientos Populares Rurales: Un Estado del Arte. Revista Historia de la Educación Latinoamericana Vol. 18 no.26 (2016): 219-40.
https://doi.org/10.19053/01227238.4373.

Servicios de Intervención Intercultural. https://www.servindi.org/nosotros, 2019.

Sousa-Santos, Boaventura de. Conocer desde el Sur: Para una cultura política emancipadora. La Paz: CIDES-UMSA/CLACSO/Plural, 2008.

Tournon, Jacques. La merma mágica: vida e historia de los shipibo-conibo del Ucayali. Lima: CAAAP, 2002.

Valdebenito, Vanessa y Juan Mansilla. “La interculturalidad sitiada y situada aporéticamente. Un desafío pendiente para el sistema educativo”. Santiago de Chile: Centro de Desarrollo de Liderazgo Educativo, 2019.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.