Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Redes sociais virtuais como dispositivos de mídia contemporâneos

Resumo

O objetivo da pesquisa foi investigar a forma como as redes sociais virtuais são constituídas em moduladores do consumo e produção de informação no âmbito da nova dinâmica do mercado globalizado. Do ponto de vista empírico-analítico, utilizou-se uma abordagem de análise de conteúdo misto para estudar os recursos multimodais presentes nas ferramentas e mecanismos interativos das redes sociais. A principal descoberta é que a provisão de redes sociais virtuais (RSV) para produção e consumo de informações do usuário é conseguida através de recursos multimodais presentes nas ferramentas e meca- nismos interativos das redes sociais. Isso ilustra a maneira como os RSV são constituídos em novos dispositivos de controle de mídia

Palavras-chave

web interativa, globalização, marketing da informação, redes sociais virtuais, dispositivos de mídia, sociedade de controle

PDF (Español) XML (Español)

Biografia do Autor

Daniel Ernesto Beltrán

Licenciado en Lingüística y Literatura, Especialista en Psicolingüística, Magíster en Investigación Social, Candidato a Doctor en Lenguaje y Cultura de la Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia. Docente de Planta de la Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Director del grupo de Investigación Comunicación Dialógica y Democracia, Colombia.


Referências

  • Berners-Lee, T. (2000). Tejiendo la red. Madrid: Siglo XXI Editores.
  • Castells, M. (2009). Comunicación y Poder. Madrid: Alianza.
  • Deleuze, G. et al. (1990). Michel Foucault, Filosofo. Barcelona: Gedisa.
  • Deleuze, G. (1999). Conversaciones 1972-1990. Valencia: Pre-Textos.
  • Ferreira, J. (2007). Escenarios, teorías y epistemologías de comunicación. Río de Janeiro: Ed. E-Paper.
  • Foucault, M. (2003). Vigilar y castigar: Nacimiento de la Prisión. Buenos Aires: Siglo XXI.
  • Foucault, M. (1984). Saber y Verdad. Madrid: Ediciones de la Piqueta.
  • Hard, M., & Negri, A. (2005). Imperio. Barcelona: Paidós.
  • Lessig, L. (2009). Código 2.0. Madrid: Traficante de sueños.
  • López-Aranguren, E. (2010). El análisis de contenido. En M. García Ferrando, J. Ibáñez & F. Alvira (Comps.). El análisis de la realidad social. Métodos y técnicas de investigación (3ª ed.). Madrid: Alianza Editorial.
  • Maigret, E. (2005). Sociología de la comunicación y de los medios. Bogotá: Fondo de Cultura Económica.
  • Negroponte, N. (1995). Mundo Digital. Barcelona: B.S.A.
  • Ortega Salamanca, F., & Vargas Cortés, B. (2017). Aproximación sociopragmática a las estrategias conversacionales de los adolescentes. Cuadernos de Lingüística Hispánica, (29), 83-103. doi: https://doi.org/10.19053/0121053X.n29.2017.5849 DOI: https://doi.org/10.19053/0121053X.n29.2017.5849
  • Ponce, I. (2012). Monográfíco: Redes sociales. Observatorio tecnológico. Madrid: Ministerio de Educación, Cultura y Deporte. Recuperado de http://www.entretodos.yucatan.gob.mx/tiny_mce/plugins/jfilebrowser/archivos/201310021
  • Scolari, C. (2004). Hacer clic: hacia una socio-semiótica de las interacciones digitales. Barcelona: Gedisa.
  • Schneier, B. (2013). Do you want the Government Buying your data from Corporations? The Atlantic Journal, 30.
  • Torres Nabel, L. C. (2010). Cómo analizar redes sociales en Internet; el caso twitter en México. Razón y palabra, (70). Recuperado de http://www.razonypalabra.org.mx/n/n70/torres_revisado.pdf
  • Zanoni, L. (2008). El imperio Digital: El nuevo paradigma de la comunicación 2.0. Buenos Aires: Ed. B Argentina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.