Comunicação/educação na América Latina: uma abordagem a partir das instituições e das tecnologias da educação
Resumo
Objetivo: o artigo propõe uma aproximação do campo acadêmico da comunicação/educação na América Latina mediante uma análise do papel que três instituições, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO); a associação Latino-americana de Pesquisadores da Comunicação (ALAIC) e o Centro Internacional de Estudos Superiores de Comunicação para a América Latina (CIESPAL), tiveram na origem, surgimento e desenvolvimento desse campo nos círculos intelectuais do continente.
Originalidade/contribuição: esta aproximação – e relação – contribui para a reflexão sobre as novas tecnologias em espaços educativos nos últimos anos, toda vez que o campo da comunicação/educação se ocupa desse vínculo como um de seus lugares de enunciação.
Método: realizou-se uma revisão de documentos das instituições mencionadas, incorporando à análise documental referenciais conceituais próprios da sociologia como ferramenta de trabalho.
Estratégias/coleta de dados: o trabalho de arquivo exigiu a revisão de textos chave das três instituições, selecionados em ordem de importância, a partir do trabalho do estado da arte e da consolidação das fontes documentais.
Conclusões: o presente trabalho atualiza discussões próprias do campo da educação e das tecnologias da informação e da comunicação, para além dos reducionismos instrumentais. Pensar essas discussões no campo acadêmico estudado possibilita uma perspectiva dos problemas naturais do ensino, do uso de tecnologias na escola e, finalmente, dos possíveis temas de pesquisa neste quadro de análise.
Palavras-chave
comunicação/educação, ensino, tecnologia, desenvolvimento
Biografia do Autor
Darwin González Sierra
Doctor en Ciencias de la Educación de la Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia. Investigador del Grupo de investigación Filosofía, Educación y Pedagogía. Correo: darwingonzalezsierra@yahoo.com
Referências
Alfaro, Rosa María. “Educación y comunicación: ¿A la deriva del sentido del cambio?”. En Comunicación-Educación. Coordenadas, abordajes y travesías, editado por C. E. Valderrama . Bogotá: Siglo del Hombre Editores, 2000, 181.
Beltrán, Luis Ramiro. “Comunicación para el desarrollo en Latinoamérica: Una evaluación sucinta al cabo de cuarenta años”. Lima: Infoamerica.org, 1993). https://www.infoamerica.org/teoria_articulos/beltran1.htm
Bourdieu, Pierre. El oficio del científico. Barcelona: Anagrama, 2003.
Comisión Internacional de Estudios de la Comunicación. Un solo mundo, voces múltiples. París: UNESCO,1978.
Cubides, Humberto J. “Los sentidos diversos de una propuesta comunicativo-educativa” En Comunicación – Educación. Coordenadas, abordajes y travesías, editado por C. E. Valderrama. Bogotá: Siglo del Hombre, 2000.
Herrán, María Teresa. “Pistas para el encuentro Comunicación/Educación. Estado del arte en Comunicación/Educación en el Distrito Especial de Bogotá dentro del contexto latinoamericano”. En Palimpsestos y recorridos de la comunicación en la educación, coordinado por O. Perdomo. Santa Fe de Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional, 1999.
Huergo, Jorge, ed. Comunicación/Educación. Ámbitos, prácticas y perspectivas. La Plata: Universidad Nacional de La Plata, 1996.
Huergo, Jorge y Kevin Morawicki. Memoria y Promesa. Conversaciones con Jesús Martín-Barbero. Buenos Aires: Editorial de la Universidad de La Plata, 2016.
Huergo, Jorge y María B. Fernández. Cultura Escolar, Cultura Mediática / Intersecciones. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional, 2000.
Kaplún, Mario. A la educación por la comunicación. Santiago de Chile: UNESCO/OREALC, 1992.
León, Gustavo. La nueva hegemonía en el pensamiento latinoamericano de la comunicación. Hermosillo, México:
Universidad de Sonora, 2007.
Marques de Melo, José. Entre el saber y el poder. Pensamiento comunicacional latinoamericano. México: Comité Regional de Cooperación con la UNESCO, 2007.
Martín-Barbero, Jesús. Oficio de cartógrafo. Travesías latinoamericanas de la comunicación en la cultura. Chile: Fondo de Cultura Económica, 2002.
Masterman, Len. “La educación en materia de comunicación: problemas teóricos y posibilidades concretas”. Perspectivas XIII, n.o 2 (1983): 191-200.
Morsy, Zaghloul, coord. La educación en materia de comunicación. París: UNESCO, 1984.
Rueda, Rocío y Antonio Quintana. Ellos vienen con el chip incorporado. Aproximación a la cultura informática escolar. Bogotá: Instituto para la Investigación Educativa y el Desarrollo Pedagógico, IDEP, 2004.
Torrico, Erik. “ALAIC y la investigación comunicacional latinoamericana en tiempos de redefinición utópica”. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, n.os 8-9 (2008): 78-86.