Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Rappers e biógrafos: narrativas biográficas e educação para a paz com jovens infratores

Resumo

O artigo pretende analisar as narrativas vivenciais no âmbito de uma proposta didática de Educação para a Paz denominada "Minha Autobiografia", realizada com uma população do Sistema de Responsabilidade Penal do Adolescente (SRPA) do Centro Juvenil Amigoniano de Tunja, Boyacá (Colômbia). A pesquisa baseia-se no princípio da historicidade da aprendizagem humana, permitindo-nos analisar o contexto sociocultural e as motivações que dão sentido às práticas de vida. A proposta didática, baseada na abordagem sócio-educativa das histórias de vida como prática formativa, foi desenvolvida em três fases metodológicas, nomeadamente: sensibilização, desenho e produção de conteúdos pessoais (autobiografias), que foram articulados com estilos musicais preferenciais dos jovens, fórum de cinema e visitas de artistas urbanos, entre outras estratégias. A produção de textos inéditos foi finalmente estruturada e gravada como produções musicais Rap/Hip Hop. Devido ao seu caráter narrativo integral, os trabalhos finais chamados: "La vida no es un cuento", "Improvisando", "Tomando conciencia" e "Autobiografía" foram revelados, onde foram encontradas categorias associadas às condições contextuais e dinâmicas da vida pessoal e social que definem a atividade criminal (grupo social, drogas, abandono familiar, etc.); construção de cenários de reflexividade, que conduzem a uma consciência dos danos causados e das próprias perdas; e um sentido de auto-confrontação, expresso na linguagem da música como potencial para redirigir as trajetórias criminais para etapas de integração social, nova cidadania e construção ativa da paz.

Palavras-chave

delinquentes juvenis, educação na prisão, cultura da paz, pesquisa biográfica

PDF (Español) HTML (Español)

Biografia do Autor

Andrés Argüello Parra

Doctor en Pedagogía de la Universidad Nacional Autónoma de México, UNAM - University of Łódź (Polonia). Posdoctorado en Educación, Ciencias Sociales e Interculturalidad. Investigador del Grupo HISULA, docente de la Escuela de Ciencias Sociales, Facultad de Ciencias de la Educación, director del semillero de investigación Pedagogía, formación docente e interculturalidad, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, UPTC. 

Sebastián Rojas Cepeda

Licenciado en Ciencias Sociales de la Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, UPTC. Miembro del semillero Pedagogía, formación docente e interculturalidad, Grupo HISULA, UPTC. 

Jeidy Cruz Guzmán

Magíster en Educación de la Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, UPTC. Miembro del semillero Pedagogía, formación docente e interculturalidad, Grupo HISULA. 


Referências

Almada, María Teresa y Miguel Cortés. Jóvenes: ¿Violencia o convivencia?: Técnicas participativas para la resolución noviolenta de conflictos. Ciudad Juárez: Universidad Autónoma de Ciudad Juárez. 2013.

Anctil Avoine, Priscyll y Nadia Johanna Paredes Saavedra. “Pensar la construcción de paces en Colombia: la (ir)relevancia teórico-práctica de la decolonialidad”. Análisis 50, n.° 93 (2018): 317-335.
https://doi.org/10.15332/10.15332/s0120-8454.2018.0093.02

Argüello Parra, Andrés. Educación, biografía y derechos humanos. Un estudio de Rodolfo Stavenhagen, itinerante de alteridades. Bucaramanga: USTA-IEM, 2014.

Argüello Parra, Andrés y Priscyll Anctil. “From ‘Polymorphism of Violence’ to the Complexities of Peace: Towards an Integral Dignity in Colombia”. En Human Dignity. Establishing Worth and Seeking Solutions, editado por Edward Sieh y Judy McGregor. Londres: Palgrave Macmillan, 2017, 231-245.
https://doi.org/10.1057/978-1-137-56005-6_14

Britto Ruiz, Diana. Justicia Restaurativa. Reflexiones sobre la experiencia de Colombia. Loja (Ecuador): Editorial de la Universidad Técnica Particular de Loja, 2010.

Butler, Judith. Dar cuenta de sí mismo. Violencia ética y responsabilidad. Buenos Aires: Amorrortu editores, 2009.

“Centro de Pensamiento, Doctrina y Pedagogía Amigoniano”, CPA. Disponible en www.amigonianoscg.org/cpa/ (2014).

Cruz y Cruz, Elba. “El concepto de menores infractores”. Revista del Posgrado en Derecho de la UNAM 3, n.° 5 (2007): 335-355.

Dausien, Bettina. “‘Aprendizaje biográfico’ y ‘biograficidad’. Reflexiones para una idea y una práctica pedagógicas en la formación de personas adultas”. Sinéctica. Revista Electrónica de Educación, n.° 45 (2015): 1-16. http://www.scielo.org.mx/pdf/sine/n45/n45a5.pdf

Dionne, Jacques y Alba Zambrano, “Intervención con adolescentes infractores de ley”. En El desafío de la intervención psicosocial en Chile. Aportes desde la psicoeducación, editado por María Beatriz Vizcarra y Jacques Dionne. Santiago de Chile: RIL editores, 2008, 250-251.

Echarri Iribarren, Fernando. Metodología educativa para adolescentes en exclusión social. Navarra: Ediciones Universidad de Navarra, 2017.

Gil Cantero, Fernando. “La acción pedagógica en las prisiones. Posibilidades y límites”. Revista española de pedagogía 68, n.° 245 (2010): 49-64. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/3099332.pdf

Giraldo Díaz, Reinaldo. “Prisión y sociedad disciplinaria”. Entramado 4, n.° 1 (2008): 82-96. Disponible en: https://revistas.unilibre.edu.co/index.php/entramado/article/download/3332/2724

Gruwell, Erin, El diario de los escritores de la libertad. Su historia. Sus palabras. Barcelona: Elipsis Ediciones, 2007.

Hernández Arteaga, Isabel, José A. Luna y Martha C. Cadena. “Cultura de paz: una construcción desde la educación”. Revista Historia de la Educación Latinoamericana 19, n.° 28 (2017): 149-172.
https://doi.org/10.19053/01227238.5596

Hurtado Rodríguez, Hernando. “Justicia juvenil: entre el proteccionismo de Estado y la garantía de derechos”. Cuadernos de Trabajo Social26, n.° 1 (2013): 171-180.
https://doi.org/10.5209/rev_CUTS.2013.v26.n1.38957

Instituto Colombiano de Bienestar Familiar. Acceso el 19 de septiembre de 2019. https://www.icbf.gov.co/bienestar/proteccion/responsabilidad-penal

Jiménez Marín, Dinnora. “Responsabilidad penal juvenil en Colombia: de la ideología tutelar a la protección integral”. Diálogos de Derecho y Política, n.° 1 (2009): 133-151. Disponible en: https://revistas.udea.edu.co/index.php/derypol/article/view/2103

Martínez Guzmán, Vicent. Filosofía para hacer las paces. Barcelona: Icaria editorial, 2009.

Moreno, Eduard Esteban. “Educación, conflicto y posconflicto en Colombia”. Diálogos de saberes, n.° 46 (2017): 125-142. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/6260867.pdf
https://doi.org/10.18041/0124-0021/dialogos.46.2017.2578

Nieto-Morales, Concepción, Nuria Cordero y María Josefa Vázquez-Fernández, coordinadoras. Intervención con colectivos desfavorecidos: descendiendo a la práctica de la intervención profesional. Madrid: Editorial Dykinson, 2017.

Passeggi, Maria da Conceição. “A pesquisa (auto)biográfica: por uma hermenêutica descolonizadora”. Coisas do Gênero 2, n.° 2 (2016): 302-314. Disponible en: http://ism.edu.br/periodicos/index.php/genero/article/view/2918/2718

Passeggi, Maria da Conceição. “Aproximaciones teóricas a las perspectivas de la investigación (auto)biográfica en educación”. Educación y Pedagogía 23, n.° 61 (2011): 25-40. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/4159459.pdf

Vega, Renán. “La formación de una cultura ‘traqueta’ en Colombia”. Revista CEPA 1, n.° 18 (2014). Disponible en: http://www.rebelion.org/noticias/2014/2/180935.pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.