Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Primitivo e ancestral: o discurso ambivalente sobre o indígena nos textos escolares da pré-história, Colômbia 1962-1974

Resumo

Analisa-se o discurso escrito referente às pessoas categorizadas como indígenas, expresso nos livros didáticos de Pré-História geral, Pré-História Americana e Colombiana, publicados entre 1962 e 1974, período que corresponde à Frente Nacional. Nos situamos no campo das representações sociais, examinadas a partir das ferramentas propostas pelos Estudos Críticos do Discurso; em particular, como nomear e diferenciar os atores atribuindo características. Constatou-se que o indígena é abordado como um sujeito cujo conteúdo é ambivalente; isto é, que as representações sociais negativas e positivas coexistem nela. Por um lado, o indígena é mostrado como prior e inferior ao europeu, através do esquema de pensamento primitivo / civilizado. Por outro lado, aparece como um ancestral que dá antiguidade à nação e se torna parte da constituição biológica e psicológica do povo. Sugere-se que essa ambivalência é um recurso do discurso das elites, o que favorece sua posição de poder na qual, simultaneamente, o indígena é integrado à identidade nacional e americana e a construção da alteridade é mantida por meio da hierarquia racial.

Palavras-chave

Textos escolares; educação secundária; discurso ambivalente; indígenas; Revista História da Educação Latino-Americana.

PDF (Español) HTML (Español)

Biografia do Autor

Carmen Patricia Cerón Rengifo

Doctora en Antropología, docente del Departamento de Ciencias Sociales, Universidad de Nariño, Grupo de Investigación EduMultiverso,


Referências

FUENTES

Arciniegas, Mercedes. Prehistoria general, americana y de Colombia. Medellín: Bedout, 1968.

Barrios, Luis. Prehistoria general, americana, colombiana. Bogotá: Cultural Colombiana, 1973.

Félix, Sebastián, Elías Nicolás. Prehistoria general americana y de Colombia. Bogotá: Stella, 1968.

García, Julio. Los primitivos: Prehistoria general americana y de Colombia. Bogotá: Voluntad, 1971.

Gaviria, Nicolás. Historia de la Cultura Universal. T. I, Prehistoria del Antiguo Continente, de América y de Colombia. Medellín: Bedout, 1964.

González, Francisco. Prehistoria general, americana y colombiana. Bogotá: Ediciones S.M., 1972.

Granados, Rafael. Síntesis de prehistoria general, americana y de Colombia. Bogotá: Bibliográfica Colombiana, 1966.

Hermanos Maristas. Prehistoria general y americana. Cali: Editorial Norma, s.f.

REFERENCIAS

Álvarez, Benjamín. “Análisis de los libros de texto de Historia utilizados en el curso cuarto de las Escuelas Secundarias de Colombia”. Tesis doctoral. The University of New México, 1979.

Álvarez Gallego, Alejandro. Las ciencias sociales en Colombia. Genealogías pedagógicas. Bogotá: IDEP, 2013.

Carlos Rincón, Sarah de Mojica y Liliana Gómez, 215-238. Bogotá: Universidad Pontificia Javeriana, 2010.

Guarín, Oscar. “La civilización chibcha y la construcción de la nación neogranadina”. Universitas Humanística, no 70 (2010): 208-211.

Melo, Jorge Orlando. “La historia de Henao y Arrubla: tolerancia, republicanismo y conservatismo”. En Entre el olvido y el recuerdo: íconos, lugares de memoria y cánones de la historia y la literatura en Colombia, editado por

Ministerio de Educación Nacional, Programa Analítico de Estudios Sociales y Filosofía para el primero y segundo ciclos de Educación Media. Medellín: Bedout, 1963.

Rocha Dallos, Silvia. “Los secretos y engaños de las historias nacionales del siglo XIX: el caso de José Antonio de Plaza y las memorias para la historia de la Nueva Granada”. En Manuales escolares y construcción de nación en Colombia: Siglos XIX y XX, editado por Álvaro Acevedo Tarazona y Gabriel Samacá Alonso, 24-25. Bucaramanga: UIS, 2013.

Rodríguez Ávila, Sandra. Memoria y olvido: usos públicos del pasado en Colombia, 1930-1960. Bogotá: Universidad Nacional/Universidad del Rosario, 2017.
https://doi.org/10.2307/j.ctt1t6p6j0

Soto Arango, Diana; Bernal Villate, Sandra Liliana; Pacheco Vargas, William; Espinosa, Yules, Paternina Soto, Liliana, & Perelló, Beatriz. La enseñanza de la Independencia Americana en Colombia y España 2009-2011. Revista Historia De La Educación Latinoamericana, Vol. 17 no. 25, (2015): 187-212.
https://doi.org/10.19053/01227238.3823

Van Dijk, Teun. Ideología y discurso. Barcelona: Ariel, 2008.

Wade, Peter. “Identidad racial y nacionalismo: una visión teórica de Latinoamérica”. En Formaciones de indianidad, editado por Marisol de la Cadena, 379-402. Popayán: Envión, 2007.

Wodak Ruth. “El enfoque histórico del discurso”. En Métodos de análisis crítico del discurso, editado por Ruth Wodak y Michael Meyer, 101-142. Barcelona: Gedisa, 2003.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.