Oralidade e suas metáforas em salas de aula
Resumo
A proposta desenvolvida neste documento procura contribuir teórica e metodologicamente para o campo do ensino da língua oral nas salas de aula, especificamente no ensino médio colombiano e em termos do que tem sido chamado de metáforas da vida cotidiana (Lakoff e Johnson 1986). Para isso, parte de algumas considerações teóricas em torno da oralidade como performance (Vich e Zavala, 2004) e como texto oral (Moreno, 2011); além disso, a metáfora é definida no campo da Linguística Cognitiva (Cuenca e Hilferty, 2007). Posteriormente, abre caminho para a exposição de procedimentos que visam ensinar as metáforas da vida cotidiana que, neste caso, têm uma forte conexão na oralidade. Termina com algumas conclusões sobre o ensino da oralidade e suas metáforas. Destaca-se, então, que a oralidade, entendida como performance ou texto oral, é outra dimensão do conhecimento que não deve ser avaliada a partir dos parâmetros da cultura letradaPalavras-chave
oralidade, performance, texto oral, metáforas da vida cotidiana, memória coletiva, ensino da linguagem oral
Referências
Barton, D., & Hamilton, M. (1998). Local Literacies. Reading and Writing in one Community. London/New York: Routledge.
Cassany, D. (1999). Describir el escribir. Cómo se aprende a escribir. España: Paidos.
Corredor, J. y Romero, C. (2010). Apuntes lingüísticos, discursivos y pedagógicos sobre la conversación constructiva. Cuadernos de Lingüística Hispánica, (15), 93-108.
Cuenca, M. y Hilferty, J. (2007). Introducción a la lingüística cognitiva. Barcelona: Ariel.
Gómez, M. (2005). La transposición didáctica: historia de un concepto. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, Vol. 1, (1), 83-115.
Lakoff, G. y Johnson, M. (1986). Metáforas de la vida cotidiana. Barcelona: Cátedra.
Ministerio de Educación Nacional de Colombia (2016). Derechos Básicos de Aprendizaje. Recuperado de: http://aprende.colombiaaprende.edu.co/sites/default/files/naspublic/DBA_Lenguaje.pdf
Moreno, J. (2011). Narrativas de la oralidad cultural en el contexto colombiano. Cali: Universidad del Valle.
Motta, J. H. (2017). La actitud de escucha, fundamento de la comunicación y la democracia en aula. Cuadernos de Lingüística Hispánica, (30), 149-169.
Pacheco, C. (2016). La comarca oral revistada. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia.
Pardo, N. y Forero, N. (2016). Introducción a los estudios del discurso multimodal. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia.
Ramírez, H. (2007). ¿Sedentarismo o nomadismo? La metáfora en el ámbito de la concepción de la vida en el habla cotidiana. Forma y Función, (20), 147-152.
Smith, E. y Kosslyn, S. (2008). Procesos cognitivos. Modelos y bases neurales. Madrid: Pearson Educación.
Segura, G. (2012). Del fútbol a la metáfora de la cotidianidad. Revista Káñina, Vol. XXXVI, 223-230.
Vich, V. y Zavala, V. (2004). Oralidad y poder. Herramientas metodológicas. Lima: Norma.