O subdomínio apreciação na avaliação da linguagem inclusiva na imprensa espanhola
Resumo
Este artigo examina como as colunas de opinião fazem seus julgamentos de valor sobre a linguagem inclusiva. Para fazer isso, nos apoiamos na teoria de avaliação de Martin e White (2005), especialmente na subcategoria de apreciação (atitude), e avaliamos os julgamentos que as colunas de opinião fazem sobre a linguagem inclusiva.
Esta investigação baseia-se em dois tipos de análise quantitativa e qualitativa: por um lado, através da função de palavras-chave do Sketch Engine, são identificados os adjetivos e substantivos avaliativos mais frequentes utilizados nas colunas de opinião; e, por outro lado, observa-se quais recursos específicos deste subdomínio são comuns nestes textos jornalísticos. Os resultados mostraram que continuam abundar avaliações com
conotações negativas, com um número notável de termos pejorativos e falsas duplicações para reforçar posições contrárias a essa linguagem.
Palavras-chave
linguagem inclusiva, coluna de opinião, avaliação, valorização, mídia
Referências
- Bolívar, A. (2019). Una introducción al análisis crítico del ‘lenguaje inclusivo’. Literatura y Lingüística, 40, 355-375. https://doi.org/10.29344/0717621X.40.2071
- Bosque, I. (2012). Sexismo lingüístico y visibilidad de la mujer. RAE. https://www.rae.es/ sites/default/files/Sexismo_linguistico_y_visibilidad_de_la_mujer_0.pdf
- Cabello Pino, M. (2022). Los morfemas de género emergentes (-x y -e) y su tratamiento en la prensa española. Círculo de Lingüística Aplicada a la Comunicación, 89, 57-69. https://dx.doi.org/10.5209/clac.79501
- González Rodríguez, M. J. (2011). La expresión lingüística de la actitud en el género de opinión: el modelo de la valoración. RLA: Revista de Lingüística y Teórica, 49(1), 109-141.
- Guerra Lyons, J. D. & Herrera, M. (2017). El compromiso en la teoría de la valoración: conceptos y aplicaciones pedagógicas. Forma y Función, 30(2), 51-69.
- Guerrero Salazar, S. (2020). El debate social en torno al lenguaje no sexista en la lengua española. IgualdadES, 2, 201-221.
- Guerrero Salazar, S. (2022). Repercusión mediática del informe de la RAE sobre el lenguaje inclusivo en la Constitución española. Círculo de Lingüística Aplicada a la Comunicación 89, 1-17.
- Llamas Saíz, C. (2015). Academia y hablantes frente al sexismo lingüístico: ideologías lingüísticas en la prensa española. Circula, 1, 196-215.
- Martin, J.R., & White, P. R. R. (2005). The Language of Evaluation: Appraisal in English. Palgrave MacMillan.
- Martínez Linares, M. A. (2020). Sobre el componente valorativo de los predicados verbales en los debates sobre el lenguaje no sexista y los recursos gramaticales. Textos en Proceso, 6(2), 107-127. https://doi.org/10.17710/tep.2020.6.2.8
- Melero Carnero, L. (2022). El debate sobre el lenguaje inclusivo en Francia: análisis de actitudes en la prensa y las redes sociales. En R. Grana (ed.), Lo que segrega también nos conecta (pp. 627-643).
- Morales, E. G. (2023, 14 dic.). La derecha domina el mapa mediático: los españoles ubican en la izquierda solo a uno de cada cinco medios. Público. https://www.publico. es/sociedad/derecha-domina-mapa-mediatico-espanoles-ubican-izquierdacincomedios.html
- Orts, M. (2022). El lenguaje incisivo: debate mediático en la prensa de opinión de habla hispana. FRASEOLEX: Revista Internacional de Fraseología y Lexicología, 1, 159-196.
- Pano Alamán, A. (2022). De locuciones cansinas a acciones propagandísticas: argumentos contra el lenguaje inclusivo en el columnismo lingüístico español (1980-2020). Círculo de Lingüística Aplicada a la Comunicación 89, 29-42.
- Scott, R. A. (1993). Perceptions of Sexist Language and Its Relationship to Attitudes toward Women and Social Roles [Thesis presented for the degree of Master of Arts in Psychology]. Massey University. https://mro.massey.ac.nz/handle/10179/13190
- Vela Bermejo, J. (2014). La metáfora como mecanismo de valoración: aproximación al estudio de las estrategias lingüísticas de expresión de la actitud en la interacción oral [Tesis de Doctorado]. Universidad de Alicante.
- Viera Izeta, V. (2022). Lenguaje inclusivo en las aulas uruguayas: un abordaje glotopolítico al debate. Verba Hispánica, 30, 195-212.
- White, P. R. R. (2000). Un recorrido por la teoría de la valoración. E. Ghio (transl.). University of Birmingham (UK). https://grammatics.com/appraisal/spanish_tr/spanishtranslation-appraisaloutline.pdf
- White, P. R. R. (2001a). Attitude/Affect. The Language of Attitude, Arguability and Interpersonal Positioning. The Appraisal Website. http://www.grammatics.com/ appraisal/appraisalguide/unframed/stage1-attitude-affect.htm
- White, P. R. R. (2001b). Attitude/Judgement. The Language of Attitude, Arguability and Interpersonal Positioning. The Appraisal Website. https://www.grammatics. com/appraisal/appraisalguide/unframed/stage2-attitude-judgement.htm