Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

A atenuação linguística no texto dramático: o roteiro de Confissão para Laura

Resumo

O presente artigo de pesquisa descreve o fenômeno pragmalinguístico no roteiro do filme Confesión a Laura (Cardona, 2010), entendendo este como um tipo dramático de texto, próximo, embora diferente do texto teatral. Para codificação dos dados, a folha de atenuação desenvolvida pelo grupo Val.Es.Co (2013) é utilizada com algumas modifi- cações derivadas da tipologia textual analisada. Estatísticas descritivas são utilizadas para analisar os dados e elementos relevantes são apontados para a compreensão do corpus. Conclui-se que o método desenhado por Val.Es.Co é relevante para os discursos fictícios e recomendações para trabalhos futuros são dadas

Palavras-chave

atenuação, roteiro cinematográfico, variáveis sociolinguísticas, Confissão a Laura

pdf (Español) XML (Español)

Biografia do Autor

Víctor Julián Vallejo Zapata

Psicólogo, Magíster en Lingüística, estudiante del Doctorado en Lingüística y docente de cátedra de la Universidad de Antioquia.


Referências

  • Alba, G. (2006). La narración en el largometraje colombiano de ficción 1950-2000. Razón y palabra, 49, 1-21.
  • Alba-Juez, L. (2008). Sobre algunas estrategias y marcadores de descortesía en español peninsular y argentinos: ¿Son españoles y argentinos igualmente descorteses? En Briz, A.; Hidalgo, A.; Albelda, M.; Contreras, J. y Hernández, N. (eds.), Cortesía y conversación: de lo escrito a lo oral. III Coloquio Internacional del Programa EDICE (pp. 72-79). Universitat de València: Programa EDICE.
  • Albelda, M. (2010). ¿Cómo se reconoce la atenuación? Una aproximación metodológica basada en el español peninsular hablado. En Orletti, F. y Mariottini, L. (Eds.), (Des)cortesía en español. Espacios teóricos metodológicos para su estudio (pp. 46-70). Roma: Programa EDICE.
  • Albelda, M.; Briz, A; Cestero, A.; Kotwica, D. y Villalba, C. (2014). Ficha metodológica para el análisis pragmático de la atenuación en corpus discursivos del español (ES.POR.ATENUACIÓN). Oralia, 17, 7-62. DOI: https://doi.org/10.25115/oralia.v17i.7999
  • Almeida, F.; dos Santos, C. y Rebollo, L. (2008) Agradecimientos y disculpas en el cine latinoamericano. Representaciones de Buenos Aires, Bogotá, Ciudad de México, La Habana, Lima, Madrid, Santiago de Chile y Río de Janeiro. En Briz, A.; Hidalgo, A.; Albelda, M.; Contreras, J. y Hernández, N. (eds.), Cortesía y conversación: de lo escrito a lo oral. III Coloquio Internacional del Programa EDICE (pp. 604-622). Universitat de València: Programa EDICE.
  • Alzate, C. (2011). El cinéfilo. Cronopio, 25. Recuperado de http://www.revistacronopio.com/?p=6680
  • Bejarano, A. (2011). Cine y espectro. Presencia de lo fantasmático en Confesión a Laura. Revista La Tadeo, 76, 191-203.
  • Briz, A. (1998). El español coloquial en la conversación. Esbozo de pragmagramática. Barcelona: Ariel.
  • ---------- (2006). “Atenuación y cortesía verbal en la conversación coloquial: su tratamiento en la clase de ELE” [en línea]. En Actas del programa de formación para profesorado de ELE. Munich: Instituto Cervantes, pp. 227-255.
  • ---------- (2010). El registro como centro de la variedad situacional. Esbozo de la propuesta del grupo Va.Es.Co sobre las variedades diafásicas. En Fonte, I. y Rodríguez Alfano, L. (comps.), Perspectivas dialógicas en estudios del lenguaje (pp. 21-56). México, D.F: Universidad Autónoma de Nuevo León.
  • Briz, A. y Albelda, M. (2013). Una propuesta teórica y metodológica para el análisis de la atenuación lingüística en español y portugués. La base de un proyecto común (ES.POR.ATENUACIÓN). Onomázein, 28, 288-319. DOI: https://doi.org/10.7764/onomazein.28.21
  • Cardona, A. (2010). Confesión a Laura –GUIÓN–. Medellín: Fondo Editorial Universidad EAFIT y Corporación Festival de Cine Santa Fe de Antioquia.
  • Cardona, A. y Osorio, J. (1990). Confesión a Laura [Película]. Colombia: Méliès producciones.
  • Ceballos, M. (2006). Las pasiones: interacción y retórica. Signo y Pensamiento, XXV(49), 170-187.
  • Fonnegra, P. (2012). Confesión a Laura: entre violencia, máscaras y sueños. Katharsis, 14, 31-47.
  • Grupo Val.Es.Co. (2013). Propuesta de ficha para el análisis pragmático de la atenuación en AMERESCO. Recuperado de https://drive.google.com/file/d/0B-DidT-7qM4rWnZJWDhyTjNTRzA/view
  • ---------------------- (2014). Las unidades del discurso oral. La propuesta Val.Es.Co de segmentación de la conversación (coloquial). Estudios de Lingüística del Español, 35, 13-73.
  • Haverkate, H. (2002). Los diálogos de Don Quijote de la Mancha: análisis pragmalingüístico en el marco de las máximas griceanas, la teoría de los actos de habla y la teoría de la cortesía. Lingüística y Literatura, 23 (41/42), 11-38.
  • Jaramillo, A. (2010). ¿Sujeto o simulacro? Conjunción de cuerpo, espacio y alteridad en Oriana de Fina Torres y Confesión a Laura de Jaime Osorio Gómez. Palimpsesvs, 7, 55-62.
  • Liverani, E. (2005). Los lunes al sol: apuntes para un análisis pragmalingüístico. En Blini, L.; Calvi, M. y Cancellier, A. (eds.), Actas del XXIII Congreso de la Associazione Ispanisti Italiani. Università di Palermo e Instituto Cervantes.
  • Manrique, J. (2014). Confesión a Laura, Jaime Osorio. Arcadia, 100. Recuperado de http://www.revistaarcadia.com/impresa/especial-arcadia-100/articulo/confesion-a-laura-jaime-osorio/35095
  • Monjour, A. (2006). Más allá de las fronteras de la cortesía: intensificadores interdictos en el cine contemporáneo. Revista Electrónica de Lingüística Aplicada, 5, 71-86.
  • Nieto, R. (2011). The role of conversation maxims, implicature and presupposition in the creation of humor: an analysis of Woody Allen’s Anything Else. Trabajo de grado de maestría no publicado. UCM: Department of English Philology.
  • O’Conell, D.; Kowal, S. & King, S. (2007). Interjections in literary readings and artistic performance. Pragmatics, 17(3), 417-438. DOI: https://doi.org/10.1075/prag.17.3.04con
  • Osorio Mejía, O. (2010). Realidad y cine colombiano, 1990-2009. Medellín: Editorial Universidad de Antioquia.
  • --------------------- (2012a). Amor y erotismo en el cine colombiano. Un intento de sonrisa que termina en mueca. Universo Centro, 38. Recuperado de: http://www.universocentro.com/NUMERO38/Amoryerotismo.aspx
  • ------------- (2012b). 10 personajes inolvidables del cine colombiano. Kinetoscopio, 100.
  • Pollarolo, G. (2011). El guion cinematográfico, ¿texto literario? Lexis, XXXV(1), 289-318. DOI: https://doi.org/10.18800/lexis.201102.003
  • Quiroga, A. (2010). El drama de los guionistas. En: Cardona, A. Confesión a Laura –GUIÓN–.Medellín: Fondo Editorial Universidad EAFIT y Corporación Festival de Cine Santa Fe de Antioquia.
  • Ramírez, C. (2001). Un trozo de vida rescatado entre las ruinas del 9 de abril: Confesión a Laura. Cuadernos de Filosofía Latinoamericana, 82-85, 299-308.
  • Ríos, M. (2008). La escritura del presente: el guion cinematográfico como género literario. En Concurso de Ensayo en Humanidades Contemporáneas, (pp. 61-169), De la agresión a las palabras: Segundo Concurso de Ensayo en Humanidades Contemporáneas. Santiago: Universidad Diego Portales.
  • Vallejo, V. (2012). Un marco metodológico para la investigación pragmalingüística del texto dramático: análisis de Diatriba de amor contra un hombre sentado de Gabriel García Márquez. Lingüística y Literatura, 33(62), 191-210.
  • Velásquez, M. (2012). En el film colombiano Confesión a Laura, ¿cuál es la relación existente entre discurso, lazo social y la morfología urbana. Trabajo de grado no publicado. Universidad del Norte: Maestría en Comunicación.
  • Villalba, C. (2015). La ficha ES.VAR.ATENUACIÓN. ¿Un recurso adaptable a todos los géneros? El caso de los juicios orales. Textos en proceso, 1(2), 1-24. DOI: https://doi.org/10.17710/tep.2015.1.1.2villalba

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.