Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Amanda Labarca Huberston: Legado y actualidad de una profesora extraordinaria

Resumo

O objetivo do presente artigo é reconstruir a trajetória pessoal, intelectual e social de Amanda Labarca Huberston, uma das pioneiras no campo da docência universitária, consagrada ao magistério da pedagogia chilena e latino-americana, destacada ativista política e militante pelo sufrágio universal e pelos direitos das mulheres. Fazendo uso de uma análise teórico documental, pretendo compreender a situação biográfica e a proposta pedagógica de Amanda Labarca. O método usado foi qualitativo-descritivo, com um desenho historiográfico desenvolvido a partir da triangulação metodológica entre fontes primárias e secundárias. Os resultados podem contribuir para promover o interesse para estudar um campo inexplorado pela pesquisa educacional no Chile: a história de vida das professoras chilenas.

Palavras-chave

Revista Historia da Educação Latino-americana; Amanda Labarca; história do ensino; Escola Nova

PDF (Español) HTML (Español)

Biografia do Autor

Claudia Andrea Huaiquián Billeke

Psicopedagoga. Doctora en Ciencias de la Educación. Facultad de Educación, Universidad Católica de Temuco. 


Referências

FUENTES
De la Fuente, Darío. “Sobre Amanda Labarca”. La Tribuna de Los Ángeles, 30 de junio de 1979, p. 3.

Labarca, Amanda. Mejoramiento de la vida campesina. Santiago: Edición Unión Republicana, 1936.

Labarca, Amanda. Bases para una política educacional. Buenos Aires: Editorial Losada, 1943.

Mardones, Luis. “Las ideas educacionales de Amanda Labarca Huberston”. Tesis para optar al grado de magíster en Educación. Santiago: Pontificia Universidad Católica de Chile, 1976.

Oñate, Romina. “Ser mujer y educadora. Análisis del discurso educativo de Amanda Labarca, Olga Poblete e Irma Salas entre 1930 y 1950”. Informe para optar al grado de licenciada en Historia. Facultad de Filosofía y Humanidades, Escuela de Pregrado, Departamento de Ciencias Históricas, Universidad de Chile, 2017.

REFERENCIAS
Caiceo, Jaime. “Amanda Labarca, Irma Salas y Mabel Condemarín, tres educadoras laicas y feministas del siglo XX en Chile”. Revista de Teoría e Práctica da Educação, vol. 13, n.o 1 (2010):105-116.

Eltit, Diamela. “Crónica del sufragio femenino en Chile”. Santiago: Servicio Nacional de la Mujer, 1994.

Guil, Ana y Sara Vera. “Amanda Labarca, pionera de la educación y la política de las mujeres en Chile”. Revista Historia de la Educación Latinoamericana, vol. 13, n.° 13 (2010):143-159.

Gutiérrez López, Miguel Ángel. “Las Escuelas Normales universitarias y el problema educativo en Michoacán, 1917-1930”, Revista de Historia de la Educación Latinoamericana, vol. 18, no. 26 (2016): 137-156.

Klimpel, Felícitas. La mujer chilena (el aporte femenino al progreso de Chile) 1910-1960. Santiago: Editorial Andrés Bello, 1962.

Manny-Paul, Catharine. Amanda Labarca H.: Educator to the women in Chile. (The work and writings of Amanda Labarca H. in the field of Education in Chile). Cuernavaca, México: Cuaderno 1, Cidoc, 1968.

Mariangel, Paola y Ana Valladares. “‘Nosotras’: La lucha emancipadora del sufragio femenino en Chile”. Memoria para optar al título de profesor de Educación Media en Historia y Geografía. Chillán: Escuela de Pedagogía en Historia y Geografía, Universidad del Bío-Bío, 2016.

Munizaga, Roberto. “Amanda Labarca Hubertson”. Revista Societas, vol. 1, n.° 1 (1991): 307-310.

Núñez, Iván. “La historia de la enseñanza en Chile”. Páginas Didácticas, vol. 9 (2002): 91-93.

Palacios Mena Nancy, “Transformación y crisis de la escuela: algunas reflexiones sobre el caso colombiano” Revista Historia de la Educación Latinoamericana, vol. 15, n.° 21 (2013): 335-376.

Rojas, María. “Amanda Labarca: la participación femenina en la construcción de un discurso educativo. Chile (1900-1950)”. Pensamiento Educativo. Revista de Investigación Educacional Latinoamericana, vol. 34, n.° 1 (2011): 179-199.

Salas, Gonzalo, Rodolfo Mardones, Miguel Gallegos y Fernando Ponce. “Amanda Labarca (1886-1975) y sus referencias psicológicas en el contexto educativo en Chile”. Revista Universitas Psychologica, vol. 13, n.° 5 (2014): 2059-2068.

Salas, Gonzalo. “La influencia europea en los inicios de la historia de la psicología en Chile”. Interamerican Journal of Psychology, vol. 46, n.° 1 (2012): 99-109.

Salas, Emma. Amanda Labarca. Dos dimensiones de la personalidad de una visionaria mujer chilena. Santiago: Ediciones Mar del Plata, 1996.

Soto Arango, Diana, Jesús Paniagua, José Rubens Lima Jardilino y María Cristina Vera de Flash, coords. Educadores latinoamericanos y del Caribe. De la Colonia al siglo XIX. Tomo III. Tunja, León, Sao Paulo, Córdoba: Colciencias; Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia; Din; Rudecolombia; Universidad de León, España; Universidad Nove de Julho; Universidad Federal de Ouro Preto, Brasil; Universidad Nacional de Córdoba, Argentina; Universidad de Cuenca, Ecuador; Universidad de los Andes, Venezuela; Universidad de San Carlos de Guatemala; shela-hisula, 2011.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.